AFF COMUNICA Digital Inteligência artificial, o futuro agora é o nosso presente

Inteligência artificial, o futuro agora é o nosso presente

Imagem simbolizando a inteligência artificial

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, são muitas coisas, muitos processos e muitas ações que antes eram produzidas por humanos, processos que exigiam equipes, hoje já têm um sistema tecnológico a frente, um conceito que estava muitos anos a nossa frente, já passa a estar a poucos passos, estou falando da inteligência artificial no marketing digital, que vem se tornando muito presente para os profissionais da comunicaçãoHoje este setor em especial tem uma gama de ferramentas, voltadas para criar momentos únicos e experiências memoráveis para o usuário.

Antes de iniciar o artigo precisamos entender o que é a inteligência artificial.

 

 

O que é a inteligência artificial?

Agora respondendo a pergunta, ela é um setor, um ramo e um estudo da computação voltado para simular a capacidade e inteligência humana em tecnologias e máquinas, como racionar, ter percepção, tomada de decisão entre outros.

Quando falamos em ( AI – Inteligência Artificial), é muito fácil associar este conceito há filmes como o Exterminador do futuro, Matrix e até Guerra nas estrelas. Isso mostra como nossa visão de Inteligência Artificial, foi algo visto para o futuro, quando os carros voassem como na série animada dos Jetsons.

Porém hoje já faz parte da nossa realidade, faz parte do nosso dia a dia. Um bom exemplo de como ela já faz parte da nossa vida, são os modelos de destravamento dos Smartphones, uns usam dígitos, outros a digital e outros a face.

Imagem simbolizando a inteligência artificial

 

Inteligência artificial no marketing digital, como ser exclusivo

A inteligência artificial tem várias vertentes, ou seja é um conceito muito abrangente, muito amplo que está associado ao big data, uma das funções que vamos falar é a coleta de  informações dos clientes, que chamamos de análise preditiva, é uma forma de tornar a experiência do usuário melhor, olhando para o passado e utilizando ele como base, buscando aquilo que você já tenha produzido antes, para que seja melhorado no futuro. 

É através deste conceito que muitas empresas conseguem associar produtos e serviços que te interessam, em sites, e-commerce, blogs e até em e-mails. Como você pode ver a inteligência artificial no marketing digital, pode ser uma combinação de sucesso, pois eles podem entender melhor o consumidor, seus desejos, vontades, educá-los, torná-los especiais, tudo de acordo com a necessidade do usuário.

 

Inteligência artificial automatizando tarefas

Hoje no marketing digital, a cada momento somos recebidos por “funcionários” fictícios, mensagens que parecem ser uma pessoa muito bem educada, em sites, blogs e redes sociais. São eles os chat bots, uma ferramenta que automatiza os processos com mensagens instantâneas.

 

“Chatbots são ferramentas de conversação inteligentes, que são utilizadas em sua maioria no primeiro contato com o consumidor, são ferramentas que mantém sua atualização constantemente a cada vez que ele é utilizado e até melhorando seu padrão. Estão disponíveis 24 horas, conseguem atender muitas pessoas ao mesmo tempo”.

 

Os chat bots fazem parte do conceito da Inteligência artificial, seu maior objetivo é melhorar o processo de atendimento, fazendo com que os consumidores fiquem mais satisfeitos. Hoje as pizzarias já conseguem te responder por WhatsApp, um vendedor já consegue conversar com você via Instagram e até fazer um agendamento no consultório médico por SMS, na maioria das vezes são mensagens automatizadas. Como você pode ver esta inteligência já faz parte da nossa vida e a tendência é que com o passar dos anos, ela tenha muito mais participação.

 

Consumidores satisfeitos se torna engajado com sua marca

Imagem simbolizando o engajamento na inteligência artificialHoje no marketing digital todos buscam fidelizar o cliente, fazer com o que o consumidor tenha mais empatia por sua marca, como a inteligência artificial pode ajudar?

Despertando sensações no consumidor, fazer com que ele se sentir instigado a consumir, para que o desejo e vontade assuma suas ações na aquisição dos seus produtos e serviços, é necessário despertar uma ótima experiência dele com a sua marca. E aqui volta a tal da análise preditiva, essa análise permite que vejamos onde falhamos com o cliente, podendo contornar este ato retirando a má impressão. 

Inteligência artificial no marketing digital, traz consigo o conceito de automação de marketing, que também têm como proposta a utilização de ferramentas, que tornam seus processos mais rápidos, melhorando sua experiência em um determinado site.

Inteligência artificial no marketing digital, veja algumas aplicações!

  • Robôs de Bate Papo

São estes os “chatbots”, como já dito eles são hoje a equipe que faz o primeiro contato com o cliente seja via, site, WhatsApp, rede social ou blog.

  • Geração Automatizada

A inteligência artificial é tão talentosa que já têm robôs que geram notícias, algumas ferramentas do mercado financeiro.

  • Segmentar

Conversar com o seu público alvo é o desejo de qualquer instituição, negócio e empresa, uma forma de compreender melhor seu target e fazer campanhas com margens menores de erros, é entender como segmentar o seu públicoSão formas de classificar o público com maior riqueza de detalhes, como por localização geográfica, interesses, renda, envolvimento com uma marca ou produto e muito mais. Porque quanto maiores as suas informações sobre determinado público, maiores serão a sua quantidade de informações sobre eles, e melhores serão as chances de fazer um anúncio mais assertivo e terá maiores chances em sua campanha.

 

A inteligência artificial veio para ficar, já faz parte da nossa realidade, como você pode ver em nosso artigo, a inteligência artificial é um futuro inevitável para qualquer negócio, procure adaptar seu negócio aos meios tecnológicos, busque inserir sua marca na internet, faça uso das diversas ferramentas que se encontram disponíveis no mercado e faça com que o seu negócio alcance novos patamares. 

Para receber nossos artigos em primeira mão, não deixe de assinar nossa newsletter no menu lateral.

1 comentário sobre “Inteligência artificial, o futuro agora é o nosso presente”

Deixe uma resposta

Related Post