Nuvem?


Quem é da geração dos disquetes, cd e dvd, acho que a cada dia estão mais curiosos com o avanço tecnológico, sabe aqueles monte de aplicativos instalados no PC, os seus dias estão contados. 

O tempo está voando?

Lembra quando o disquete era a tecnologia do momento, que se podia guardar até 1,5 megas em média, isso lá por volta dos anos 70, esse já foi um grande marco para aquela geração que começou o caminhar tecnológico para guardar arquivos digitais.

Já nos anos 80, algo diferente surgiu, redondo e brilhante, os CDs (Compact Disc) vem seguindo este mesmo, pela praticidade e a qualidade apresentada de som comparado ao vinil, ele logo caiu nas graças do público e se tornou facilmente a evolução do disquete, pois com ele era possível gravar músicas, fotos e vídeos, pois a sua capacidade de armazenagem comparada ao disquete era fora da curva, com muito mais espaço para guardar arquivos, ele armazena cerca de 700 Mb, o equivalente a 486 disquetes, nesta mesma linha surgiu o DVD com uma capacidade de armazenagem maior que o CD, quase que o dobro, logo caiu nas graças das pessoas que tinham muitos arquivos e foi utilizado como ferramenta de backups.

Mais a frente veio o cartão de memória que ganhou uma mega proporção por conta de ser menor e conter mais espaço e seguindo a linha tecnológica surgiu o Pen drive e HD externo (“hard disk drive”, ou Disco Rígido).

E hoje estamos com mais um grande degrau a nossa frente. Acredito que você já tenha ouvido alguém dizer “meu trabalho está na computação”!

nuvem digitalA nuvem é uma forma de se ter todos seus arquivos em um único local utilizando apenas uma conta de acesso.

Estamos todos conectados, nos conectando a todos e com todos, que seja com coisas pessoais ou compartilhadas, para que não tenhamos que andar com o bolso cheio de Pen drives.

Este avanço tecnológico permitiu e facilitou muitos processos, pois você acessa o que desejar sem ter um aplicativo instalado, logo que fizer o upload dos arquivos poderá acessar de qualquer outro dispositivo com acesso a internet.

E para onde vão todas as coisas?

Com certeza elas não ficam vagando em outro plano, muito pelo contrário, eles ficam todos guardados falando a grosso modo em uma grande cômoda cheia de gavetas e cada gaveta tem seu dono (login e senha), onde ele acessa retira, acrescenta ou compartilha o que quiser, ficou mais fácil de entender?

Resumindo: os arquivos ficam em um servidor de empresas especializadas que é conectado ao seu cadastro.

A nuvem seria uma espécie de HD externo online?

A grosso modo sim, com a nuvem você consegue deixar seu PC, Smartphone ou Tablet limpo e leve, enviando arquivos como fotos daquela viagem inesquecível, vídeos e músicas que não utiliza com tanta frequência, você consegue ainda tornar seus arquivos mais seguros que em seu PC ou HD.

Nós da AFF | Comunicação e Marketing digital utilizamos quase que 80% dos nossos processos em nuvem, por ter maior facilidade e poder acessar de qualquer lugar.

E hoje existem softwares em nuvem, o mundo corporativo está se adequando, qual será o próximo passo?

Não sei, mas ficaremos atentos a qualquer novidade.

#affdigital, #affonline, #affcomunica

Deixe uma resposta

Related Post

%d blogueiros gostam disto: