Nuvem?


Quem é da geração dos disquetes, cd e dvd, a cada dia que se passa, estão cada vez mais curiosos com o avanço tecnológico, aqueles monte de aplicativos instalados no PC estão com os dias contados. 

O tempo não para!

Lembra quando o disquete era a tecnologia do momento, que se podia guardar até 1,5 megas em média, isso lá por volta dos anos 70, acredite se quiser esse já foi um grande destaque para aquela geração, que começou o trilhar o caminho tecnológico para guardar arquivos digitais.

Já nos anos 80, algo diferente surgiu, redondo e brilhante, os CDs (Compact Disc), seguiu a mesma trilha que os disquetes, pela praticidade e a qualidade apresentada de som nem se comparava ao vinil, que ele logo caiu nas graças do público, pois com ele era possível gravar músicas, fotos e vídeos, sua capacidade de armazenagem comparada ao disquete era fora da curva, com muito mais espaço para guardar arquivos, ele armazena cerca de 700 Mb, o equivalente a 486 disquetes

Nesta mesma linha o DVD surgiu como algo de outro mundo, totalmente revolucionário.

O grande diferencial está em sua capacidade de armazenagem bem maior que a do CD (quase que 2x mais), por esse motivo não demorou muito para cair nas graças da população.

Mais a frente o grande destaque foi o cartão de memória, por conta de ser menor e conter mais espaço.

Seguindo essa linha tecnológica surgiu o Pen drive e HD externo (“hard disk drive”, ou Disco Rígido).

E hoje estamos com mais um grande degrau a nossa frente, prontinho para subir. Acredito que você já tenha ouvido alguém dizer “meu trabalho está na nuvem”!

nuvem digitalA nuvem é uma forma de se ter todos seus arquivos em um único local utilizando apenas uma conta de acesso.

Estamos todos conectados, para coisas pessoais ou compartilhadas a nuvem foi bem aceita, facilitando a vida para que não tenhamos que andar com o bolso cheio de Pen drives.

Este avanço tecnológico permitiu e facilitou muitos processos, porque tudo parte de um acesso, logo que fizer o upload dos arquivos poderá acessar de qualquer outro dispositivo com acesso a internet.

E para onde vão todas as coisas?

Com certeza elas não ficam vagando em outro plano (rsrs), muito pelo contrário, eles ficam todos guardados, falando a grosso modo em uma grande cômoda cheia de gavetas e cada gaveta tem seu dono (login e senha), onde ele acessa retira, acrescenta ou compartilha o que quiser, ficou mais fácil de entender?

Falando de maneira mais direta, seus arquivos ficam em um servidor de empresas especializadas que é conectado ao cadastro do usuário.

A nuvem seria uma espécie de HD externo online?

A grosso modo sim, com a nuvem você consegue deixar seu PC, Smartphone ou Tablet limpo e leve, enviando arquivos como fotos daquela viagem inesquecível, vídeos e músicas que não utiliza com tanta frequência, você consegue ainda tornar seus arquivos mais seguros que em seu PC ou HD.

Nós da AFF | Comunicação e Marketing digital utilizamos quase que 80% dos nossos processos em nuvem, por ter maior facilidade e poder acessar de qualquer lugar.

E hoje existem softwares que utilizam esse sistema de nuvem e sites também, o mundo corporativo está se adequando, ja imaginou qual será o próximo passo?

Não sei, mas ficaremos atentos a qualquer novidade.

#affdigital , #affonline , #affcomunica

Deixe uma resposta

Related Post

%d blogueiros gostam disto: