AFF COMUNICA Comunicação,Estratégia,Marketing digital Entenda a importância de uma comunicação eficaz na sua empresa

Entenda a importância de uma comunicação eficaz na sua empresa

Comunicação interna ilustração

A dinamicidade cada vez mais latente do mercado acaba impondo ao ambiente empresarial uma série de preocupações. No entanto, não se pode ignorar a relação entre comunicação e empresa.

É evidente que a busca do crescimento em um determinado mercado é o que garante que as marcas constituam bons planos de comunicação. Afinal, é importante que novos públicos sejam alcançados para que se tenha boas receitas e, com isso, seja possível crescer.

No entanto, garantir que toda a empresa esteja convergente a esses objetivos é fundamental e não pode ser ignorado. Para que isso aconteça, são necessárias que algumas medidas de comunicação interna sejam tomadas.

Não há como existir algum tipo de identificação dos valores da empresa por parte dos funcionários se eles não forem transmitidos de forma clara através de uma boa comunicação.

Além disso, é a partir dela que se pode garantir que alguns problemas sejam identificados e resolvidos.

Por exemplo, se uma empresa que presta serviço de solda em aço inox está passando por uma grande queda no número de contratação, é preciso agir.

Com isso, é possível que a partir de uma comunicação interna bem feita seja compreendido os porquês disso estar acontecendo.

Supondo que o problema seja nos insumos para a prestação de serviços. Em uma cultura de feedbacks clara e objetiva, um funcionário pode sinalizar a má qualidade daqueles produtos e solicitar uma troca.

Comunicação Interna icones

Portanto, alguns benefícios podem ser percebidos logo de cara a partir da adoção de uma boa comunicação empresarial.

Nesse sentido, é importante que algumas dessas vantagens sejam listadas aqui para que não fique dúvidas sobre a sua importância:

  • Equipe integrada;
  • Confiança;
  • Política de resultados;
  • Ambiente mais leve.

Esses são alguns aspectos que podem ser percebidos por todos da equipe de uma empresa logo de início.

O primeiro diz respeito à integração da equipe, uma vez que todos os valores e objetivos estão alinhados de forma clara. Por isso, há de se conseguir uma maior confiança daqueles funcionários nos rumos propostos pelas lideranças.

Esse ponto vai refletir de forma direta na política de resultados daquelas pessoas, levando-as a produzir de forma mais objetiva.

Garantindo, por fim, um ambiente mais leve para aqueles membros da equipe que vão estar alinhados com os valores.

Comunicação interna você saiba o que é?

Para que se possa assumir algumas perspectivas impostas pelo mercado, é necessário que se entenda os seus detalhes.

Por esse motivo, é fundamental definir o que é comunicação interna e quais são as suas demandas mais latentes para a realização.

Essa modalidade empresarial está conectada à política da empresa para com os seus funcionários.

Isso significa dizer que de nada adianta um investimento astronômico em aportes para comunicação externa, sendo que não há clareza nas instâncias internas na marca.

Nesse sentido, algumas modalidades de integração da equipe podem ser elaboradas para que haja uma melhor comunicação interna.

Uma empresa que está com seu quadro de funcionários em home office, pode, por exemplo, fornecer uma placa em acrílico transparente com logo da empresa e nome do funcionário para que ele se sinta integrado à ela.

No entanto, apenas isso não basta para que todos tenham uma boa cultura comunicacional dentro daquele ambiente.

Estratégia de comunicação interna

Há, portanto, a necessidade de se criar uma boa estratégia comunicacional dentro do ambiente empresarial.

A adoção de algumas técnicas podem ser imprescindíveis para uma boa manutenção do quadro de funcionários. São elas:

Comunicação holística

Essa modalidade, também conhecida como comunicação 360°, é muito utilizada de forma externa pela empresa. Ela consiste na integração de diversos mecanismos de comunicação para se passar uma mensagem.

No entanto, tem que ser imperativo para a empresa que seus funcionários estejam integrados a essa lógica.

Se uma empresa que lançou um novo tipo de rastreador de moto via celular não comunicou alguns de seus funcionários, pode ser que ele saiba dessa novidade por via de comunicação externa.

Isso pode gerar um certo incômodo por parte daquela equipe que pode não se sentir integrada ao ambiente interno da empresa. Por isso, é importante que todos os meandros dessa comunicação sejam levados em consideração.

Cultura de feedback

Esse é um dos pontos mais importantes de toda a cultura comunicacional que uma empresa pode oferecer.

É através da cultura de feedback que se melhor ou se acaba de vez com a produtividade de um determinado setor de uma empresa.

A cultura de feedback consiste em uma comunicação assertiva sobre acertos e erros da equipe e da empresa.

Se uma consultoria para emissão de laudo de caracterização ambiental estiver com alguns problemas dentro do time de fiscais, é importante que as lideranças marquem uma reunião e os comunique.

Isso significa dizer que a transparência é uma das maiores características de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Comunicação assertiva e não-violenta

Diante do item anterior, esse detalhe da comunicação se faz necessário. Assumir uma postura não-violenta e assertiva com os funcionários é, acima de tudo, a garantia de bons resultados.

Afinal, se existem erros sendo cometidos por parte de alguns membros de uma equipe, é necessário que isso seja apontado de forma objetiva.

Por exemplo, se o fornecedor de coxinha congelada para fritar de uma lanchonete tem apresentado um produto de pior qualidade, é importante que a comunicação assertiva seja aplicada.

Contudo, é importante deixar claro que ser assertivo não significa ser violento ou criar um ambiente hostil.

Comunicação interna e as ferramentas

A partir das estratégias citadas no elemento anterior, é possível seguir adiante com algumas ferramentas essenciais para esse tipo de abordagem.

Reuniões

Este é um dos itens mais importantes para a consolidação da comunicação interna de uma empresa. Afinal, é esse o momento em que as lideranças conseguem alinhar algumas políticas com a equipe.

Se, porventura, uma clínica de estética decidiu apostar todos os seus recursos de mídia para a divulgação de sua nova vibrolipo na papada, é aqui que os funcionários vão passar a saber.

É possível que essas reuniões sejam interativas com vídeos corporativos para dar a tônica das novidades que estão vindo.

E-mail corporativo

O e-mail corporativo é, dentre outras coisas, um grande aliado da comunicação interna de uma empresa.

Por meio dele, é possível que alguns elementos sejam alinhados sem que se precise marcar uma reunião.

É possível, por exemplo, avisar aos funcionários que na próxima segunda-feira todos estarão de home office pois vão fazer a manutenção de extintores nível 1 2 e 3 no prédio.

Caixa de sugestões

Eis aqui um dos pontos mais importantes para todo o funcionamento da empresa para com os seus funcionários. Esse mecanismo pode ser adotado mediante o uso de caixa ou, em outras circunstâncias, por avaliações online.

É a partir desse tipo de ferramenta que garante que a identidade do emissário não seja revelado que algumas críticas podem surgir.

Se uma fábrica de cordoalha de aterramento está com alguns funcionários insatisfeitos com alguma questão, é aqui que isso será revelado.

Considerações finais

Em virtude dos fatos mencionados no artigo, é possível compreender o quão fundamental é que alguns mecanismos de comunicação interna sejam assumidos pela empresa.

Com eles, fica perceptível alguns benefícios a curto e longo prazo que tanto os funcionários como a empresa podem sentir. Para que isso aconteça de forma satisfatória, alguns pontos estratégicos precisam ser levados em consideração.

O primeiro deles é a perspectiva de uma comunicação holística com todos os elementos da cadeia de produção daquela empresa. Isso significa dizer que é fundamental que os funcionários daquela empresa tenham o conhecimento total do que está acontecendo.

Além disso, uma cultura de feedback com uma comunicação assertiva e não-violenta é essencial. Garantir a realização de todos esses aspectos é uma tarefa que demanda muita atenção e, por isso mesmo, a utilização de alguns mecanismos se faz necessária.

Primeiro de tudo, a adoção de reuniões periódicas para garantir o alinhamento da equipe é essencial.

Outro ponto importante é a manutenção de uma cultura de e-mail corporativo para tatar alguns assuntos mais urgentes do dia a dia.

Por fim, a adoção da caixa de sugestões pode trazer um conhecimento enriquecedor da empresa sobre seus funcionários.

Sendo assim, a comunicação interna tem de ser um dos fatores preponderantes para a garantia de que os valores da empresa sejam difundidos.

Não há como garantir uma unidade dentro do ambiente corporativo sem que esse passos sejam dados de forma assertiva.

Por essa razão, a elaboração de perspectivas unificadoras dentro desse ambiente se fazem tão necessárias.

Diante de um mercado que exige uma comunicação cada vez mais precisa com o cliente, é preciso que se tenha em mente a capacidade que uma boa estratégia de marketing tem de trazer resultados.

Contudo, nada adianta ter um grande aporte financeiro para esse tipo de construção da marca sem que ela seja empunhada pelo time interno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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