AFF COMUNICA Comunicação,Estratégia,Marketing digital 3 motivos para a comunicação interna fazer parte da sua filosofia

3 motivos para a comunicação interna fazer parte da sua filosofia

Comunicação Interna imagem ilustrativa

Manter uma política de comunicação interna pode ser, em grande medida, a garantia de que um alinhamento a fatores externos possa ser considerado por uma equipe.

Por sua grande incidência na produtividade, as empresas têm, cada vez mais, considerado essa técnica.

Sua capacidade de unificar mensagens e alinhar toda uma equipe a alguns aspectos filosóficos da empresa pode ser uma garantia de sustentação de bons resultados dentro de um mercado.

A partir de mecanismos que vão desde reuniões periódicas com todos os setores até a implementação de artifícios comunicacionais diários, todos podem passar a comungar das mesmas políticas.

Uma construtora que está projetando um prédio, por exemplo, precisa que todos tomem conhecimento da estrutura de umaescada de concreto com viga central.

Afinal de contas, o arquiteto pode projetar em parceria com o engenheiro, mas se isso não fica claro para os construtores da obra, pode ser que algo dê errado.

É claro que esse é um exemplo que possui um risco iminente e que, em grandes proporções, acaba sendo sempre levado em consideração.

Todavia, existem uma série de posturas que uma empresa pode deixar de tomar que levarão seus funcionários a terem comportamentos difusos.

Integrar uma equipe, portanto, significa, acima de qualquer coisa, comunicar-se com ela e, também, efetuar a escuta ativa.

O espírito de equipe e a convergência do funcionário para os valores da marca é o que garantirá uma produtividade maior.

Por essa razão, é importante ressaltar algumas vantagens que se pode obter a partir de uma prática de comunicação interna bem elaborada:

  • Integração da equipe;
  • Reconhecimento da liderança;
  • Política de resultados;
  • Aumento da produtividade.

É certo que há uma série de aspectos positivos que uma empresa consegue conquistar a partir da implementação dessa perspectiva.

Quanto a isso, a integração da equipe entre seus pares e, também, ao ambiente empresarial é um dos primeiros pontos.

Isso se dá, principalmente, porque, com os objetivos claros, fica mais fácil agir em consonância com os objetivos da empresa.

Para que isso ocorra, a cada novo rumo que a empresa for tomar, é preciso que isso seja comunicado para os funcionários.

Evita-se, diante disso, uma série de desgastes que poderiam ser evitados a partir de uma comunicação transparente.

Além disso, uma liderança que se comunica de forma ampla e ouve seus funcionários passa a ter um reconhecimento maior de sua equipe.

Uma empresa que emite laudo de insalubridade e ltcat, por exemplo, precisa informar os seus funcionários das mudanças das legislações nesse sentido.

A partir de treinamentos, isso pode ficar um pouco mais claro e impedir que a equipe faça o seu trabalho de forma insegura.

Outro benefício em que esse tipo de postura pode culminar é, também, em larga escala, a incidência em uma melhoria de resultados, uma vez que todos os membros daquela empresa passarão a compartilhar os mesmos pontos entre si.

Uma empresa especializada em limpezadeve alinhar com os faxineiros e com a equipe administrativa todos esses valores para que os resultados apareçam.

Por fim, toda essa preocupação com o ambiente interno pode incidir de forma bastante amplificada no aumento da produtividade de uma equipe.

Isso se dá, principalmente, por conta da capacidade de dialogar com as demandas mais latentes dos funcionários.

O que é comunicação interna?

Apesar do nome ser bastante utilizado, nem sempre fica clara a importância da comunicação interna.

Afinal de contas, se o objetivo é vender, o mais importante é que os esforços comunicacionais sejam feitos para atrair novos clientes.

Essa é uma meia verdade. É certo que a necessidade de se comunicar com os clientes deve ser preponderante em uma relação empresarial.

É nesse ponto que reside a capacidade da implementação de uma estratégia de marketing bem feita e que trará resultados.

Todavia, engana-se quem achar que só isso bastará para que os resultados apareçam de forma satisfatória.

Na verdade, a equipe interna precisa comungar desses valores para que isso ocorra de forma saudável.

Não há espaço, então, para duas perspectivas comunicacionais quando o objetivo deve ser o mesmo.

Uma empresa que oferece curso de jardinagem profissional pode se comunicar de forma muito qualificada com seus clientes, mas não ter o mesmo esmero com os funcionários.

Isso pode incidir em uma série de incongruências de valores que, via de regra, pode ser percebida pelo cliente.

Um professor, por exemplo, que será o contato mais próximo com o aluno, pode, do alto da sua insatisfação, passar esse tipo de sensação para o aluno.

Dessa maneira, a comunicação interna surge como uma série de ferramentas que podem contribuir para que isso não ocorra.

3 ferramentas essenciais

Entender quais são as ferramentas que a comunicação interna disponibiliza para quem deseja aplicar pode ser essencial.

Reuniões

Todos os grandes anúncios dentro de uma empresa precisam, sobretudo, de uma comunicação a caráter.

A reunião surge como uma ferramenta que possibilita uma integração maior da equipe com aqueles novos objetivos.

Uma empresa que faz limpeza em altura pode, ao adotar novos mecanismos de segurança, fazer uma reunião para mostrar as inovações.

Essa é uma maneira de trazer aqueles funcionários aos objetivos que a empresa deseja e, além disso, fundamentar um ambiente amigável.

Rede interna

Há no mercado uma série de softwares que permitem a criação de ambientes digitais empresariais bastante consistentes.

É importante, portanto, que as empresas passem a considerá-los para a manutenção de práticas comunicacionais.

A criação de uma rede social em que alguns fóruns podem fomentar discussões pode fornecer uma quantidade imensa de informações para a gestão da empresa.

Mural

Os murais podem parecer uma mera composição de cenários, mas não são. Na verdade, há uma potencialidade imensa neles.

Desde anúncios sobre reuniões até informações sobre o aniversariante do dia, esse recurso tem a capacidade de se comunicar de forma breve e objetiva.

3 motivos para adotar a Comunicação Interna

Entender quais são as dinâmicas intrínsecas à comunicação interna pode não fornecer as ferramentas necessárias para compreender os motivos de se adotar essa estratégia.

Por isso, elencá-los acaba se tornando fundamental para a compreensão da importância desse recurso

Redução de ruídos

Uma empresa de treinamento para condutores habilitadospode possuir uma série de funcionários espalhados por suas filiais.

Por essa razão, é preciso de que a comunicação interna seja feita de forma bastante amplificada.

Isso se dá por conta da grande capacidade que esse tipo de separação das equipes tem de gerar algum tipo de burburinho.

Para evitar essa dinâmica, portanto, é importante, sempre que possível, unir todos esses funcionários para uma integração maior com a gestão da empresa.

Redução de gastos

Um dos aspectos que podem representar um maior número de gastos para uma empresa é, precisamente, a contratação de novos funcionários.

Uma equipe insatisfeita, nesse sentido, pode significar uma maior incorrência nesse tipo de situação.

Se, por exemplo, uma empresa que fabrica coxinha para festa de aniversário não se comunicar de forma ampla com seus funcionários, isso pode representar uma cisão interna.

Logo, agir para evitar esse tipo de postura pode significar uma maior satisfação e uma redução de evasão de funcionários.

Produção

Uma integração dos funcionários como uma empresa pode significar, principalmente, uma produtividade mais qualificada.

Afinal de contas, se há a necessidade de se produzir mais, é preciso de que aquela equipe esteja integrada a esse objetivo.

Portanto, uma cultura de feedback, por exemplo, pode garantir que os vendedores de rede protetora para gatos consigam entender quais são os problemas em seu serviço e corrija a tempo de não incidir em uma redução de produtividade.

Considerações finais

Uma série de denominações podem permear o mercado, mas uma delas precisa ser levada em consideração muito mais do que já é: a comunicação interna.

É em partindo dela que uma empresa pode acarretar a si novas possibilidades que vão pertencer à ordem do seu dia a dia.

Não há como obter bons resultados sem que os funcionários estejam integrados a esses objetivos empresariais.

Nesse sentido, entender que o uso de algumas ferramentas podem ajudar nessa integração é importante.

A primeira delas é a convocação de reuniões para alinhar novos objetivos e informar algumas decisões importantes da gerência.

Outro ponto que pode ajudar é a criação de uma rede interna para que todos consigam se comunicar de forma intuitiva.

Por fim, a adoção de um mural pode parecer uma técnica ultrapassada, mas não é. Essa ferramenta tem uma potencialidade muito valorosa, sobretudo no que diz respeito a comunicações rápidas.

No final, entender quais são os principais motivos para se adotar essas perspectivas pode fundamentar, também, a implementação das ferramentas citadas acima.

A partir da redução de ruídos ou de gastos e do aumento na produtividade, algumas atitudes podem ser tomadas para integrar cada vez mais o corpo de funcionários à empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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