AFF COMUNICA Comunicação,Estratégia,Marketing digital Como o design pode contribuir para que seus clientes tenham uma melhor experiência

Como o design pode contribuir para que seus clientes tenham uma melhor experiência


Garantir uma boa experiência aos visitantes que acessam a plataforma do negócio é fundamental para o sucesso da empresa na internet.

Não é novidade para ninguém que ter um site institucional é imprescindível nos dias de hoje, pois ele serve como base para todas as estratégias de marketing digital, além de ser o canal de comunicação oficial da marca na web.

Com o crescimento das vendas online, o site também assumiu o papel de vender. Mas não basta apenas construir uma plataforma e esperar pelos resultados.

Na verdade, é fundamental pensar sobre o design do canal e ele está relacionado à experiência do visitante.

Se a página do negócio não for atrativa, o público não vai prestar atenção, pior ainda, os poucos visitantes que chegarem até ela vão simplesmente abandoná-la por causa de uma experiência negativa.

O design na construção do site é tão importante quanto o arquiteto na construção de um edifício. Por essa razão, as empresas precisam compreender um pouco mais sobre o assunto.

Neste artigo, será abordada qual é a importância de um bom design, quais são as técnicas de persuasão por meio do site e como aumentar a performance da marca com o design.

Importância de um design bonito

O design é um fator muito importante na construção do site, afinal, a plataforma atua como cartão de visitas da marca e porta de entrada para que os usuários possam conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços.

Ele precisa ser bonito e bem planejado para causar uma boa impressão, visto que as pessoas são muito influenciadas pelo apelo visual do canal.

Isso significa que quando alguém acessa uma plataforma para saber mais sobre oxigenoterapia hiperbárica tratamento marcar, além de se informar sobre o assunto, vai prestar a atenção no aspecto da plataforma.

Para se ter uma ideia, 48% dos consumidores avaliam a credibilidade do site pelo design visual e 28,5% usam a estrutura do site e a maneira como as informações são organizadas como base para avaliar a credibilidade.

O redesign do canal pode aumentar o número de visitas em 65% e, com isso, capturar 133% mais e-mails. O design nada mais é do que um conjunto de elementos que formam uma identidade, portanto, eles formam as características da plataforma.

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É muito importante que seja objetivo e coerente em relação às informações, usando corretamente as cores, espaços e páginas. É assim que ele será atrativo e capaz de superar as expectativas do público.

Quando as pessoas vão acessar uma plataforma, é fundamental que sua experiência seja a melhor possível. Só que antes de disponibilizar o canal, é essencial se certificar de que ele possui boa navegabilidade e pode ser acessado pelos dispositivos móveis.

As páginas de uma empresa de demolição com martelete são leves e organizadas e possuem um design atraente que fortalece a identidade visual da marca.

Ele mostra seus valores e responde às perguntas dos consumidores. É crucial que as pessoas acreditem na empresa, pois isso faz com que se sintam mais engajadas, melhorando o número de conversões.

Técnicas de persuasão por meio do design

São os usuários que decidem se vão ficar ou sair do site, por isso é necessário fornecer senso de autonomia e liberdade para que possam fazer suas escolhas.

Ao fazer isso, o proprietário da plataforma consegue aliviar apreensões e elevar o sentimento de certeza. Algumas dicas nesse sentido são:

Transmitir sensação de controle

Se uma interface de criação é tão funcional quanto envolvente traz mais sensação de controle para o usuário, com isso, a experiência é muito mais satisfatória.

A necessidade de controle é algo intrínseco ao ser humano, por essa razão, esse sentimento deve ser transmitido para os visitantes nos ambientes digitais desenvolvidos para eles.

Quando alguém deseja encontrar empresa de serviço de segurança, pesquisa no Google e é a partir daí que vai acessar diferentes sites. A plataforma que se destaca é aquela que faz com que o usuário se sinta no controle da jornada.

Trabalhar o modelo comportamental

A persuasão é algo que envolve motivação, gatilho e habilidade, um modelo conhecido como comportamento do Fogg. Ele afirma que os elementos precisam estar presentes ao mesmo tempo na plataforma para influenciar o comportamento do cliente.

Os usuários precisam se sentir motivados e uma das formas de fazer isso é oferecer a eles a capacidade de executar a tarefa sem esforço, em seguida, é necessário estimular uma ação.

Nem sempre é possível encontrar situações com o devido equilíbrio em cada elemento, visto que um supera o outro e isso é bom para a plataforma.

Adicionar fuga de fluxos lineares

O site de uma loja de bateria para carros bela vista evita forçar os usuários a fluxos de trabalho encapsulados de onde não podem escapar. Ao invés disso, permite que os visitantes pulem etapas para que a experiência seja ainda mais favorável.

Forçar uma apresentação faz com que o indivíduo se sinta preso, assim sendo, é imprescindível oferecer uma fuga rápida de fluxos lineares, como vídeos introdutórios e visitas guiadas.

Usar elementos de persuasão

Uma boa plataforma precisa contar com os elementos de persuasão, que são a personalização, automonitoramento, gatilhos e condicionamento.

Informações personalizadas são muito mais eficazes para definir atitudes e crenças, em comparação com dados genéricos.

É necessário adaptar experiências para que seja possível atender as necessidades do indivíduo, simplificar assuntos para os usuários e mostrar para as pessoas apenas o que é mais relevante, sempre de acordo com suas necessidades.

No site de um fabricante de biseladora de vidro tipo modelada é muito importante investir em outros recursos para aumentar a performance da marca por meio do design.

Como usar o design para melhorar a performance

O design do site é capaz de melhorar o desempenho da empresa porque ele vai impactar o canal oficial da marca na web.

Essas são algumas estratégias que você pode usar a seu favor.

Investir em design responsivo

Hoje em dia, a maioria das pesquisas que acontecem na internet são realizadas por meio de dispositivos móveis, e esses aparelhos ajudam as pessoas em diversas tarefas, como pagar as contas e comprar.

É exatamente por isso que o site precisa ter um design pronto para receber esse tipo de acesso, e o design responsivo é a melhor opção porque ele ajusta a página a qualquer tamanho de tela. Isso favorece todos os elementos, como:

  • Imagens;
  • Textos;
  • Menu;
  • Vitrine.

Quando o usuário pesquisa alguma informação na internet, como camuflagem de estrias sem tinta, vai encontrar entre os primeiros resultados as plataformas com design responsivo.

O próprio Google já anunciou que prioriza esses canais, por isso, para aparecer bem posicionado nos resultados e garantir uma boa experiência para os visitantes, é indispensável investir no design responsivo.

Investir em boas imagens

De acordo com uma pesquisa realizada pela 3M, o cérebro consegue processar as imagens 60 mil vezes mais rapidamente do que os textos, e é justamente por essa razão que tantas empresas investem no design de embalagens para os produtos.

Outra pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias mostrou que 75% das corporações que investem no design de embalagens para seus produtos conseguem aumentar o volume de vendas.

A mesma situação se aplica às imagens usadas por um fabricante de miolo de fechadura de porta de madeiraem seu site institucional.

Para que o design da plataforma seja capaz de influenciar de maneira positiva na performance da marca, as imagens não podem ser mal tiradas ou com baixa definição.

Também é necessário usar as próprias fotos para apresentar melhor os produtos e serviços, ademais, todas precisam ter fundo branco.

Pensar na experiência do usuário

Dentro do site institucional, é fundamental que qualquer usuário possa usar o e-commerce sem perder tempo e ainda acessar todas as informações que precisa de maneira clara e rápida.

Outro ponto é colocar nomes comuns nas seções da loja, e não se esqueça de que as pessoas preferem caminhos convencionais.

Uma gráfica de serviço de plotagem deve pensar em todos os aspectos positivos que vão evitar que o usuário use o botão de voltar no navegador.

Considerações finais

O site é uma plataforma fundamental para qualquer companhia porque ele serve como base para as estratégias de marketing e vendas da empresa.

Se não for bem estruturado e planejado, pode prejudicar a experiência do usuário, o que prejudica o posicionamento do negócio na web.

Neste artigo, foi possível conhecer um pouco mais sobre esse assunto e o que se precisa fazer para que o design do site do negócio tenha um bom desempenho e colabore com a experiência do usuário e com os resultados da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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