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Identidade vs Autoridade: Qual devo investir

identidade visual

Ter identidade e autoridade é uma das melhores formas de uma empresa obter destaque frente ao público consumidor no segmento em que atua. Ambas garantem a sua continuidade por um longo tempo, sem qualquer tipo de prejuízo financeiro.

Qual a diferença de conceito entre as duas?

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos utilizados para se comunicar com o público, passando as ideia dos valores, propósitos e missão de uma empresa, produto ou serviço que ela comercializa.

Alguns elementos dessa identidade são o nome, o slogan, as cores e a tipografia usadas nas embalagens dos produtos ou serviços de recarga extintor automotivo, por exemplo, e em vários tipos de divulgação.

A autoridade é um conjunto de técnicas cujo objetivo é aumentar a credibilidade de uma empresa e estabelecer o nível de confiança junto ao público, por meio do cumprimento das expectativas dos clientes.

Ambas podem transformar uma marca, influenciando na decisão de compra das pessoas que querem adquirir bobina de campo do motor de partida, porém, elas precisam reconhecer se a empresa é bem conceituada e merece confiança.

Tanto a identidade visual como a construção da autoridade são processos essenciais para uma empresa.

A importância de uma identidade visual atraente

Uma identidade visual atraente bem arquitetada é uma estratégia de marketing muito importante para uma marca, porque ela conduz a empresa ao reconhecimento do público e também o valor da marca.

Com essa identidade visual atrativa é possível fazer uma identificação prática e “à primeira vista”, de quem se trata de uma empresa de venda e Instalação de piso laminado, por exemplo.

Isso significa que ao construir uma boa identidade visual ela passa a ter o poder de transformação, gerando credibilidade, profissionalismo e transparência,  despertando assim  o desejo do consumidor.

Ela ainda é essencial para manter sólido o relacionamento entre marca e cliente, porque forma uma opinião pública da empresa, marca ou produto no mercado em que atua.

Em qual investir: Identidade ou Autoridade?

Na verdade, ambas merecem investimentos por parte da empresa. Se por um lado a autoridade no nicho de atuação é fundamental para a identificação da reputação no mercado, por outro a identidade visual vai fortalecer a imagem da empresa.

Investindo nas duas a empresa pode identificar as possibilidades de negócios que podem ser exploradas.

E, mesmo que a empresa ainda esteja iniciando, existem formas de se empenhar para se tornar uma referência no segmento, como por exemplo, explorando a produção de relógio comparador centesimal.

Isso significa que quanto mais a empresa se posicionar no ambiente digital, mais ela consegue melhorar a sua autoridade e, a sua identidade visual pode ser compartilhada em mídias sociais, por exemplo, chamando a atenção do consumidor ainda mais.

Portanto, quando isso acontece muitas pessoas passam a acompanhar aquilo que a empresa está publicando, convertendo clientes, abrindo maiores possibilidades de negócios.

E se as pessoas acompanham essas publicações, é porque normalmente elas estão à procura dos seguintes quesitos:

  • Conselhos;
  • Recomendações;
  • Dicas;
  • Indicação de parceiros.

Ser uma autoridade é saber do que se está falando e isso é transmitido ao público por meio do conteúdo, explorando todo o potencial que ele pode possuir, pois são recursos essenciais para aumentar a reputação.

Dessa forma, a caminhada para o reconhecimento na internet é mais certeira, porque as estratégias de Marketing utilizadas nas propagandas de janela pivotante de alumínio, por exemplo, atingem diretamente o público específico e interessado.

Sempre lembrando: cada empresa possui a sua forma de caminhar em direção à autoridade, procurando encontrar a maneira adequada de estabelecê-la, podendo ser através de ações e produções de materiais relevantes, obtendo bons resultados.

Motivos para ser uma autoridade no mercado

Existem diversas razões para uma empresa se tornar uma autoridade no mercado em que atua, inclusive pela internet. A lista abaixo mostra algumas dessas razões, tais como:

  • Maior facilidade na fidelização de clientes;
  • Impulsionamento de parcerias com marcas renomadas;
  • Reconhecimento de marcas menores;
  • Crescimento da visibilidade;
  • Aumento financeiro.
identidade visual ilustração de digital

Muitas estratégias de comunicação auxiliam a conquistar autoridade no ambiente on-line. Porém, todas elas passam por algo fundamental: a produção de conteúdo relevante. Sem isso é impossível atrair e chamar a atenção do consumidor.

Assim como é impossível também que a marca da empresa que realiza o serviço de movimentação de cargas suspensas seja uma autoridade, pois não vai conseguir gerar engajamento por meio de suas campanhas promocionais.

Portanto, a empresa precisa se posicionar muito bem no ambiente digital, por meio das seguintes ações, abaixo elencadas:

  • Investindo em marketing de conteúdo;
  • Realizando parcerias;
  • Fortalecendo o networking;
  • Investindo em uma marca própria.

Como explicado anteriormente, produzir conteúdo relevante é a chave para quem está em busca da construção de sua autoridade.

Esse conteúdo pode ser oferecido nas redes sociais e nos blogs. O objetivo é elaborar esses conteúdos para que eles consigam resolver as dores da persona (modelo ideal de cliente) e eles devem ser produzidos com muita originalidade.

É importante também que eles contenham informações relevantes e completas da área em que a empresa atua. Para ser uma autoridade em exame tomografia maxilar, a organização precisa falar dele com qualidade e propriedade.

Além disso, é essencial que a empresa esteja bem relacionada, por meio de parcerias, celebridades e influenciadores, pois eles ajudam o negócio a alcançar novos consumidores de forma orgânica.

A troca de contatos pelo fortalecimento da rede de networking também é uma forma de se posicionar na internet, principalmente se a empresa participar de eventos (presenciais ou não), feiras e workshops importantes no ramo de atuação. 

Dessa forma, seu nome tem a possibilidade de ser citado por outras empresas importantes, gerando assim muita notoriedade no Google, que através de suas análises internas, pode colocá-la entre as primeiras nas pesquisas realizadas.

Ser original, criativo e diferenciado é essencial para alcançar o sucesso no ambiente digital. Investir em uma marca própria de produtos ou serviços faz com que a empresa conquiste o respeito do usuário de impressão de banner em tecido, por exemplo.

Porém, a marca própria só ganha espaço quando se aproxima do público com autenticidade, informações relevantes e veiculando conteúdos de qualidade.

Apelar para chamadas fáceis e identidades visuais chocantes pode dar resultados em curto prazo, porém a marca jamais será respeitada e amada de verdade levando o público a não querer divulgá-la para outras pessoas.

A identidade visual e a autoridade gerando marcas

Como abordado anteriormente, a identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que podem ser utilizados para construir e gerar marcas consistentes aos olhos dos consumidores. Mas de que forma? A lista abaixo mostra como realizar isso:

  • Definindo o público a ser atingido;
  • Encontrando a personalidade da marca;
  • Desenhando um logotipo pertinente à marca;
  • Utilizando a tipografia correta para chamar atenção;
  • Fazendo a escolha correta das cores que identificam a marca;
  • Definindo o estilo fotográfico e as ilustrações.

E a autoridade? Como ela pode auxiliar no processo para produzir marcas consistentes no mercado em que a empresa atua?

Uma marca consistente dentro do segmento em que a empresa atua, quando ela se torna uma autoridade nos produtos e serviços que comercializa, pode ser construída da seguinte maneira:

  • Quando a empresa passa a entender o significado da marca;
  • Definindo diretrizes para que a marca seja o foco principal;
  • Usando mensagens consistentes na veiculação das propagandas;
  • Identificando se a marca atende às expectativas do público;
  • Criando uma imagem positiva da marca. 

Tanto a identidade visual como a autoridade criada no ambiente on-line são capazes de levar ao público uma marca que seja realmente adequada.

Que vá ao encontro de suas necessidades e pesquisas, quando ele pretende adquirir um produto ou serviço.

Os critérios visuais utilizados são, portanto, os grandes responsáveis por uma marca se tornar querida.

Para isso, a empresa precisa provar ao público que ela é confiável e que seus produtos ou serviços são dignos de serem consumidos.

Considerações finais

Identidade visual e autoridade: temas muito abordados entre as equipes de marketing nas empresas. Tanto uma quanto outra são essenciais para promover produtos e serviços, aumentando o fluxo de seguidores e compradores.

Ser uma autoridade na internet requer um trabalho muito esforçado, porque ela não aparece do dia para a noite.

É parte de um processo, por isso sua construção acontece ao longo do tempo, com foco nas necessidades e preferências dos clientes.

O consumidor é o foco. Ele que mantém a estrutura financeira de uma empresa. Quanto mais as duas trabalharem juntas, mais serão as oportunidades de novos negócios.

A identidade visual conquista e a autoridade fortalece a confiança entre consumidor e empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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