AFF COMUNICA Digital,Estratégia Comércio eletrônico: Conheça as principais ferramentas para auxiliar no desenvolvimento dessa modalidade de venda

Comércio eletrônico: Conheça as principais ferramentas para auxiliar no desenvolvimento dessa modalidade de venda

comercio eletrônico imagem meramente ilustrativa

O comércio eletrônico é uma modalidade de compra e venda que se popularizou muito nos últimos anos, tendo em vista toda a comodidade e facilidade que traz para quem compra e para quem vende no meio digital.

O Brasil possui inúmeros exemplos de plataformas e-commerce, desde as mais conhecidas até as mais recentes. São sites que vendem produtos de uma única loja, mas que costumam ser confundidos com lojas virtuais.

A grande diferença entre eles é que, nas lojas virtuais, as pessoas podem comprar pela internet e retirar na loja física, ou comprar na loja física e receber em casa.

No e-commerce, todo o processo acontece pelo canal digital, desde a escolha do produto até o pagamento. Muitos empreendedores se interessam em abrir um site de vendas, mas antes precisam entender um pouco mais sobre o assunto.

Um dos temas mais importantes nesse sentido são as ferramentas usadas para desenvolver esse tipo de negócio, e elas são fundamentais para estruturá-lo, divulgá-lo e conseguir bons resultados.

Entendendo o conceito de comércio eletrônico

Comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, é uma plataforma de compras online e transações eletrônicas. Além da compra e venda de produtos, todas as etapas são digitais, tais como:

  • Fornecedores;
  • Previsão de compras;
  • Gestão de estoque;
  • Logística;
  • Marketing.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico se transformou em um grande sucesso e cresceu consideravelmente, tanto é que a previsão é que ele substitua as lojas físicas nos próximos anos.

Além da venda de produtos, é possível contratar serviços, como escritório compartilhado advogado, e todo esse crescimento tem gerado muita confusão entre o significado de e-commerce e loja virtual.

Na verdade, a loja virtual é apenas uma plataforma que envolve todo o processo do comércio eletrônico, visto que outras ações, como as mostradas acima, também são digitais.

Ferramentas importantes para o comércio eletrônico

Para que esse tipo de negócio seja completo, precisa contar com algumas ferramentas que servem para várias atividades como, captar e-mails de clientes, nutrir a base de leads e criar artes e templates para divulgação.

São recursos que também ajudam a organizar os processos internos e otimizam a comunicação com os colaboradores. Dentre os principais recursos estão:

Trello

Trello é uma ferramenta voltada para a gestão de projetos, controle de tarefas, relatório e supervisão, itens básicos para o sucesso de um negócio digital ou físico.

Por meio dele, fica mais fácil agilizar o trabalho e aumentar a produtividade, isso porque traz entre suas funcionalidades a criação de listas e cartões que são distribuídos para os profissionais que estão atuando em um projeto.

No caso de uma plataforma e-commerce que vem de materiais para cobertura de varanda de vidro, é possível acessar comentários, prazos, etiquetas personalizadas, anexos e checklist.

É uma forma de estar sempre alinhado em relação aos processos e etapas, bastando apenas cadastrar e convidar os membros da equipe para utilizar a versão gratuita, tanto para dispositivos móveis quanto para desktops.

Canva

Canva é uma plataforma intuitiva e simples que ajuda a criar banners, apresentações, templates para as redes sociais e até mesmo o logotipo do negócio.

A marca pode editar vídeos e fotos, fazer upload de arquivos e o melhor é que até mesmo profissionais que não dominam a ferramenta podem usar suas versões.

Existe a versão web e aplicativo e os projetos podem ser elaborados em equipe, visto que existe a opção de compartilhamento. Na versão premium, é possível acessar imagens, ícones e outros elementos específicos.

Gerador de link para o WhatsApp

Para ter uma boa comunicação com os clientes, uma empresa de zeladoria pode usar um gerador de link para o WhatsApp e criar um link que direciona os contatos para uma conversa no aplicativo.

O recurso está disponível em vários portais, bastando apenas adicionar o número e colocar uma mensagem. Quando o usuário acessar o link, uma janela será aberta com o texto padronizado.

Quando os potenciais clientes quiserem entrar em contato com o negócio, não precisam anotar o número e salvar no telefone, visto que esse processo pode ser demorado e levar a desistências.

MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta muito popular e conhecida por conta de sua facilidade de uso, além de favorecer as estratégias de marketing digital.

Com esse recurso, a marca pode criar e-mail marketing do zero ou usar os templates disponíveis gratuitamente pela plataforma. Além dos envios, são disponibilizados alguns dados de abertura e outras métricas importantes para as análises.

Na versão gratuita, uma empresa que produz  faca serrilhada industrialpode se comunicar com 2000 usuários cadastrados e enviar até 12 mil e-mails todos os meses.

Mas antes de escolher uma dessas ferramentas para trabalhar, é fundamental saber como estruturar uma plataforma e-commerce.

Entendendo como trabalhar com um e-commerce

Investir em e-commerce é acompanhar uma tendência de consumo, mas para que ele seja realmente um sucesso, é fundamental saber desenvolvê-lo. Algumas dicas são:

Planejar o negócio

Assim como acontece com lojas físicas, primeiro é necessário planejar, começando pela definição de um capital inicial, ou seja, determinar o quanto é possível investir na criação do site.

Esse valor deve ser dividido por 12 e assim determinar a quantia necessária mensalmente durante um ano. O propósito de fazer isso é alocar as despesas dentro do valor estipulado para o mês.

É indispensável considerar despesas fixas com o negócio, como as estratégias de marketing digital, pagamento de fornecedores e ferramentas.

Escolher uma plataforma

Uma loja e-commerce de materiais de construção, como conexão angular para corrimão, precisa escolher uma boa plataforma porque ela atua como a parte mais importante para o funcionamento do negócio.

É indispensável que seja a mais completa possível, oferecendo o suporte necessário para que as vendas tenham um excelente desempenho.

É necessário investir em estratégias de otimização para que o site se destaque nos resultados de pesquisa, dentro dos motores de busca como o Google.

O empreendedor deve criar um layout exclusivo e responsivo, capaz de se adaptar a diferentes tamanhos de tela, tendo em vista que muitas compras hoje em dia são realizadas por meio de tablet ou smartphone.

É muito importante que a plataforma possa ser integrada a sistemas ERP que ajudam a gerenciar o negócio, além de ambiente criptografado para proteger os dados dos visitantes.

Escolher as formas de pagamento

Um consultório de psicopedagogia pode oferecer diversas opções de pagamento para seus pacientes, e a mesma coisa se aplica ao e-commerce.

Uma das opções é o intermediador de pagamento, que cobra uma taxa fixa por cada transação. O valor é transferido para a conta da loja, descontando as taxas de uso.

Outra opção é o gateway de pagamento, que conecta à loja com agentes financeiros, sendo uma solução avançada e integrada ao sistema do site.

O cliente só precisa escolher a Bandeira do cartão com o qual trabalha e inserir seus dados, cabendo a rede do cartão conferir se existe saldo para liberar o pagamento.

Por fim, existe a integração direta com o adquirente, em que a loja fica responsável por realizar o processo de integração e gestão de risco.

Criar um site seguro

O site institucional de uma empresa especializada em envidraçamento de sacada com ar condicionado precisa ser seguro para os visitantes, e isso também é importante para o e-commerce.

As pessoas querem comprar em plataformas que prezam por suas informações, visto que não querem correr o risco de ter seus dados roubados, o que pode trazer muitos prejuízos e fraudes.

A boa notícia é que a loja pode contar com várias ferramentas antifraude, como validação de código de segurança dos cartões e rastreamento de dispositivos para saber qual é a origem da compra.

É possível saber se os dados de endereço do cartão e recebimento do produto são os mesmos, além de definir o grau de risco da venda de um item.

Um site decoaching empoderamento feminino pode escolher uma plataforma que apresente opções de segurança para dados dos clientes e demais transações.

Considerações finais

Essas são algumas etapas básicas para criar uma plataforma e-commerce de sucesso, mas existem outras ações fundamentais, como fazer boas descrições dos produtos e ter uma boa logística.

Além disso, a marca também deve trabalhar com boas estratégias de marketing, para que seus produtos cheguem ao conhecimento dos consumidores e despertem a necessidade de compra.

No cenário atual, onde a concorrência é ainda maior e a forma de consumir mudou, é preciso que as empresas encontrem formas de se destacar e de divulgar seus produtos da melhor forma e da mais eficiente.

Por fim, é imprescindível contar com as ferramentas certas para que todas as estratégias e processos sejam bem estruturados e trabalhados, garantindo assim o sucesso do empreendimento digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário sobre “Comércio eletrônico: Conheça as principais ferramentas para auxiliar no desenvolvimento dessa modalidade de venda”

Deixe uma resposta

Related Post