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Marketplace ou e-commerce: qual é a melhor?

e-commerce e marketplace, imagem meramente ilustrativa

Muitas pessoas ainda usam termos como marketplace e e-commerce como sinônimos na hora de falar sobre vendas online em comércios digitais.

Porém, saber bem a diferença entre os dois é fundamental para que o escolhido seja o que mais tenha a ver com o nicho de mercado do negócio.

Mesmo que os dois tenham propósitos muito parecidos ao operar como lojas online que vendem box truss Q50, por exemplo, eles contam com diferenças importantes.

Os modelos de negócios contam com particularidades únicas em relação a processos e a vendas de produtos e serviços oferecidos nas plataformas.

Com isso em mente, este artigo explicará melhor a definição de marketplace e a definição de e-commerce inicialmente.

Além disso, apresentará as diferenças e em qual ocasião melhor cada um se encaixa e, por fim, falará sobre a importância de vender online.

Entendendo o que é marketplace

O marketplace chama atenção pela grande variedade de produtos que podem ser comercializados nesse tipo de aplicação de venda pela internet.

O marketplace tem a capacidade de oferecer uma enorme gama de itens que se mostram um pouco mais amplos do que o e-commerce que trabalha com uma marca única.

E é por isso que muitas pessoas pensam na plataforma do marketplace como um shopping online onde se compra desde papéis para emissão de exame toxicológico admissional CLTaté qualquer outro item que se imaginar.

Ou seja, se mostra a forma mais rápida, simples e barata para as pessoas no mundo online de conhecerem melhor as possibilidades de compra que eles têm.

O marketplace é ideal para aquelas empresas que começaram no mundo físico e ainda estão se adaptando às vendas pela internet.

O que é e-commerce?

O e-commerce pode ser uma loja revendedora ou até mesmo fabricante de uma empresa de terceirização de limpezaou de venda de produtos de limpeza no mundo online, que pode ser em:

  • Um site;
  • Um aplicativo;
  • Uma rede social;
  • Uma plataforma.

A vantagem dele é que o dono do negócio tem um controle melhor do seu estoque e pode vender somente os próximos que estão no catálogo adicionado ao perfil da marca.

Mesmo que o serviço possa ter algum tipo de terceirização, o processo de vendas é tratado diretamente entre consumidor e vendedor.

Isso permite que a empresa seja a responsável total pela relação que o consumidor final tem com as etapas de venda, desde a compra até a entrega de uma bolsa de pano personalizada.

Um e-commerce também possibilita que o dono do negócio possa destacar os diferenciais que a sua marca tenha ao afiar em segmentos de mercado mais específicos.

e-commerce e marketing place, imagem meramente ilustrativa

Conheça as diferenças entre eles

Depois de entender melhor o que é marketplace e o que é e-commerce, é possível conhecer um pouco mais sobre as suas principais diferenças.

1. Poder de controle

Ao escolher pela plataforma de e-commerce, é viável ter um controle muito maior do negócio quando se coloca em comparação a plataforma de marketplace.

Até porque o marketplace pode acabar exigindo uma porcentagem de lucros sobre as vendas e decidir destacar ou não o negócio em relação a outros.

Um e-commerce permite que o branding da marca seja melhor trabalhado, além de criar estratégias que ajudam a facilitar a nutrição e a conversão de usuários.

2. Primeiros investimentos

Quando se fala em primeiros investimentos no mundo das vendas online, o marketplace pode ser a melhor escolha por pedir um investimento inicial mais baixo.

Já se a escolha for pelo e-commerce é uma loja virtual própria que vende cobertura metálica com policarbonato, o valor inicial pode acabar sendo mais alto.

Até porque fazer a integração de uma plataforma é tudo o que precisa para que ele tenha um bom funcionamento muitas vezes exige a contratação de profissionais na área que levarão a um custo elevado.

Para ajudar nisso, muitas plataformas de e-commerce tentam oferecer preços acessíveis e algumas partes como as técnicas já pré prontas para a integração com demais ferramentas que a marca possa usar.

3. Visibilidade do serviço ou produto

Nesse ponto, o marketplace também se mostra mais vantajoso, até porque a plataforma já conta com a sua própria audiência e autoridade no mundo digital.

Um e-commerce pode acabar demorando mais para ter uma visibilidade alta e considerável, já que muitas vezes técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization, são usadas

Até porque mesmo que as técnicas do SEO sejam altamente eficientes para qualquer negócio, elas são uma aplicações de longo prazo.

4. Retorno sobre investimento

Como já mencionado, os marketplaces são conhecidos por cobrar uma porcentagem por cada venda que a empresa que o usa realiza.

Por isso, o retorno sobre os investimentos ainda que sejam baixos tendem a ser menores do que quando usada uma plataforma de e-commerce.

Essa porcentagem também pode acabar subindo a qualquer momento, levando a uma diversidade maior para um negócio de aluguel impressora preço, por exemplo.

E mesmo que o e-commerce de retornos que valem a pena somente a longo prazo, ele é gerenciado 100% pelo empreendedor e os custos sobre tudo é ele quem decide.

Qual plataforma escolher?

Não existe uma resposta certa para a pergunta sobre qual a melhor e qual plataforma escolher, tudo dependerá dos objetivos e das situações.

No entanto, usar um não significa que seja proibido usar o outro, afinal, é possível ter tanto um marketplace quanto uma loja virtual própria da marca.

As duas formas de vendas podem ser uma combinação poderosa e forte para alcançar o sucesso que se espera de uma empresa que vende exame clínico ocupacional.

Para aqueles negócios que estão no começo, o ideal é pensar realmente em uma maneira de combinar os dois métodos para aumentar as chances de sucesso.

Até porque no começo nenhuma loja online tem grande autoridade com o público, pois isso é algo que se consegue com o passar do tempo.

Importância de vender online

Com a transformação mudando completamente a maneira dos consumidores comprarem, as vendas pela internet cresceram e se tornaram essenciais para empresas do mundo todo.

Ainda mais depois da chegada da pandemia de Covid-19 no ano de 2020, quando pedir pela internet era o ideal, essa necessidade aumentou ainda mais.

Milhões de pessoas criaram o hábito de comprar pela internet depois da pandemia, fossem comidas, roupas, móveis e até mesmo contratar serviços diversos.

As pessoas que já tinham esse hábito, aumentaram ainda mais e passaram a comprar mais ainda seus itens pela internet.

Muitas empresas físicas tiveram que fechar suas portas por conta dessa pandemia, o que as levou a se reinventarem e entrarem no mundo das vendas online.

Para que os clientes continuassem por perto elas tiveram que se reinventar e trabalhar ao máximo para construir uma presença online positiva.

E isso só foi possível graças às plataformas de venda como os marketplaces e os e-commerces associados à estratégias bem elaboradas de marketing digital.

Ambas as opções são ótimas para criar uma relação boa com o público e aumentar a segurança em relação às compras que eles fazem com a empresa que emite aso exame laboratorial.

Para isso, qualquer negócio deve contar com uma boa estruturação, seja na hora de vender itens baratos como roupas ou itens mais caros como automóveis.

As vendas online se mostraram importantes também por levar uma credibilidade e segurança muito maior na hora do consumidor tomar uma decisão.

Isso porque, diferente das lojas físicas, os consumidores têm acesso a comentários de outros clientes e não se sentem desconfortáveis com vendedores os abordando na hora de fazer suas compras.

Com as lojas o online qualquer pessoa pode fazer suas compras com a tranquilidade que necessita e no tempo que quiser, seja:

  • De manhã;
  • À tarde;
  • À noite;
  • E até mesmo de madrugada.

Para que as vendas online sejam um sucesso, é fundamental oferecer vantagens como descontos em compras ou em fidelização, formas de pagamento acessíveis, fretes de envio alcançável e muito mais.

A gestão de vendas online pode ser a ajuda que uma pequena empresa ou que uma grande organização precisa para aumentar seu sucesso e alcançar os objetivos que almejam.

Considerações finais

As vendas online se tornaram fundamentais para qualquer companhia que queira fazer sucesso no Brasil ou no mundo nos últimos anos.

Com essa modernização, plataformas de e-commerce e marketplace passaram a ser muito usadas por consumidores para a realização de suas compras.

No entanto, para que uma marca saiba qual a melhor, ela precisa conhecer cada uma delas, como elas funcionam, suas diferenças e muito mais.

Assim a decisão se torna mais eficaz e até mesmo a possibilidade de usá-las em conjunto pode acabar sendo estudada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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