AFF COMUNICA Estratégia,Redes sociais Hashtag, afinal de contas o que é

Hashtag, afinal de contas o que é


Conheça agora o potencial que o jogo da velha ou melhor a hashtag ( # ) pode dar ao seu negócio, veja sua história e como ela se tornou o que ela é hoje.

Para facilitar sua navegação, abaixo estão os submenus.

 

Muitos conhecem este símbolo ( # ) como cerquilha ou jogo da velha, mas a verdade é que este símbolo ( # ), está cada vez mais ativo em seu dia a dia, a famosa hashtag é constantemente utilizada nas mídias e redes sociais. Se você ainda não notou, fique atento as informações do seu artista preferido, em algumas notícias e até em um show que seja do seu interesse, pois milhares de pessoas em todo o mundo fazem o uso dela. Mas afinal, o que é uma hashtag? Qual sua finalidade? E como surgiu?

Então vamos ao início, como a hashtag surgiu e qual a sua história.


Hashtag o início

O jogo da velha como é mais conhecido, ganhou uma enorme proporção com a chegada da mídia social Twitter, porém ela não surgiu junto com esta mídia social, o seu surgimento se deu muito antes em um chat denominado IRC (Internet Relay Chat), neste chat a hashtag tinha uma função básica,  que era ser o marcador das salas de bate papo, ou seja era utilizada como forma de marcar o nome dos grupos onde as pessoas conversavam.

Um homem chamado Chris Messina, fez uma proposta ao Twitter, já que o microblog buscava uma forma de agrupar pessoas que tivessem o mesmo assunto, ele então sugeriu que o Twitter usa-se a hashtag, ele disse que com ela era possível acompanhar todos os posts que aconteciam no mundo, de diversos canais e de pessoas diferentes, porém o Twitter não aceitou a proposta de imediato.


O fato curioso

Teve um fato curioso onde originou o seu start, um incêndio florestal na Califórnia, onde o Chris Messina (pessoa que sugeriu a ideia ao Twitter), teve a grande jogada de usar”#sandiegofire“,onde acabou tendo a primeira cobertura ao vivo com uso de uma hashtag.

 

Anos mais tarde ela ganhou sua visibilidade com o Twitter, com o intuito de ser uma palavra-chave dentro da mídia social, mas de que forma?

Com o objetivo de organizar tudo que está sendo dito sobre determinado assunto pelo mundo em apenas uma busca, ou seja os usuários poderiam acompanhar o que estava sendo comentado sobre o tema de interesse no mundo todo, através da hashtag.


O que é a hashtag

É uma palavra-chave que assim como o Google adwords utiliza em seus anúncios através das palavras buscadas em seu browser a hashtag tem um função similar, porém a principal diferença é que antes da palavra de busca existe a cerquilha ou se preferir o jogo da velha ( # ), que imediatamente se tornar um hiperlink agrupando todos os posts que vem sendo utilizados com a hashtag.

Este hiperlink que fará de sua pesquisa algo mágico, você vai ter acesso a todas as publicações que a sua hashtag estiver inserida, selecionando assim tópicos do seu interesse como “#futebol” “#culinaria”, ou sendo mais direcionado, “#futebolbrasileiro” “#culinariaitalina”.


Como usar a hashtag

Embora este hiperlink esteja popular, o seu uso muitas das vezes acontece de maneira errada, por utilizar uma palavra que não tem haver com o segmento do seu negócio, ou por utilizar uma palavra muito grande ou por não ter um direcionamento.

Mas o seu uso é simples e sem qualquer dificuldade, afinal é somente escolher uma palavra chave que classifica o seu post, site ou imagem e vídeo e colocar o jogo da velha antes da frase, e escreve-lá por extenso sem espaço.

 

– Frases grandes

Utilize frase menores, pois é de fácil fixação na memória.

 

– Não divida uma frase com a hashtag

Cada palavra que é usada com uma hashtag se torna um termo de pesquisa, caso seja uma frase divida por palavras e a cada palavra você acrescentar o jogo da velha no inicio dela você terá diversos termos de pesquisa, vamos ao exemplo: #aff #comunicacao #marketing #digital, como você pode ver a frase está dividida em 4 termos de pesquisa, 1 – aff, 2 comunicacao, 3 – marketing, 4 digital, sendo que o correto seria apenas #affcomunicacaomarketingdigital

 

– Seja coerente com o tema do post

Utilize a hashtag que faz complemento ao seu post, que faça sentido ao que está sendo exposto, não coloque aquela palavra-chave que está em alta, porque você acha bonita pois ela será pouco eficiente para o seu conteúdo.

Como você pode ver a hashtag é algo simples, mas que tem muita força no mundo digital. Hoje muitas rede sociais são adeptas ao jogo da velha ( # ), o Facebook, Instagram, Twitter e Google+, entre outras.


No Facebook

A partir do momento que é feito uma publicação, com uma hashtag direcionada, especifica ou personalizada como o exemplo de uma organização como #bbc ou #coca, ao clicar você será levado para a página desta organização.

Outra forma de fazer uma busca dentro do Facebook é utilizando a URL do seu browser www.facebook.com/#affcomunica, como você pode ver ela se torna um hiperlink.


No Instagram

hashtag

No Instagram assim como no Facebook, a hashtag funciona a partir do momento que você faz a publicação, porém o fato curioso é quando você adiciona o jogo da velha ( # ), o Instagram automaticamente te auxilia a completar a frase com as palavras que são mais utilizadas e  mais populares dentro do programa.

 

Concluindo

Como você pode ver a hashtag é muito mais que apenas um termo de pesquisa, com ela você consegue reunir tudo que vem sendo utilizado com ela. Nas organizações é possível atrelar ela a sua campanha de marketing digital, assim seu negócio ganha visibilidade com o seu público alvo, você segmenta seus produtos e serviços e populariza um evento.

Então não perca tempo, procure profissionais que alcance resultados, que impulsione o seu negócio, que o exponha e torne o seu negócio conhecido.

 

Deixe uma resposta

Related Post