Relevância e marca são duas coisas que precisam caminhar juntas, mesmo assim, ainda existem muitas organizações que não compreendem o que é uma marca relevante e o quanto isso é fundamental para seus produtos e serviços.
Elas não entendem justamente porque se encarregam de determinar por si próprias a relevância de seu nome no mercado, acreditando que estão corretas, mas, na maioria das vezes, não é assim que acontece.
Ou seja, uma organização pode ter certeza de que é muito relevante para os consumidores, quando na verdade as pessoas compram com ela por obrigação ou por não ter outra opção.
Quando a companhia pensa desse jeito, acaba agindo de maneira inconsciente, algo que vai impactar todas as suas outras estratégias de marketing e comunicação.
Além de não ser tão relevante para os clientes, não consegue transmitir sua essência e todo o planejamento acaba saindo dos trilhos.
O primeiro passo para entender essa questão é analisar se os clientes compram porque precisam, porque querem ou porque são obrigados.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível ver de que maneira aumentar a relevância da marca, qual é o passo a passo para alcançar a relevância e quais são as ferramentas que podem ajudar.
Como aumentar a relevância da marca
Depois de entender o que é uma marca relevante, fica muito mais fácil considerar estratégias que ajudam o negócio a alcançar esse patamar. Dentre elas, estão:
1. Conhecer a persona do negócio
O primeiro passo para aumentar as vendas é saber quem é a persona do negócio. Se de um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal, tais como:
- Idade;
- Profissão;
- Escolaridade;
- Sexo;
- Estado civil;
- Preferências de consumo;
- Dificuldades;
- Necessidades.
Uma empresa de pintura automotiva texturizada entende o consumidor quando analisa as informações sobre ele e seu comportamento de consumo.
Tudo isso também ajuda a estabelecer uma boa gestão de relacionamento com o cliente, armazena e analisa as informações e ainda consegue estabelecer uma comunicação de maneira expressiva e eficaz.
2. Estar nas redes sociais
As redes sociais já provaram que são muito mais do que um canal de comunicação com o público, sendo uma fonte valiosa de informação para as empresas.
A organização deve ver essa mídia como o local onde os clientes falam sobre suas experiências com as marcas e o que gostam ou não em relação aos produtos e serviços.
Estar nesses canais é a melhor forma de responder rapidamente, ajudar as pessoas a resolver algum problema, diminuir a distância na comunicação, entre outras possibilidades.
Para pequenas franquias de sucesso, as redes sociais ajudam a reforçar e reestruturar a persona, melhoram o relacionamento com os clientes, estimulam a fidelização e ainda favorecem o atendimento ao consumidor.
3. Otimizar as páginas do site
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca em português. Trata-se de um conjunto de estratégias que ajuda a otimizar as páginas do site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
O propósito da otimização é atrair usuários para a plataforma e quanto melhor estiver o site, mais chances ele terá de ser encontrado nos motores de busca.
Entre as estratégias de SEO mais importantes está a produção de conteúdo relevante. Esses materiais melhoram o ranqueamento da plataforma com a ajuda de palavras-chave usadas pelo público da marca e relacionadas ao negócio.
4. Oferecer atendimento online
Para oferecer atendimento online de qualidade é necessário ter muita atenção. Ainda existem algumas organizações que não consideram esse suporte importante, mas, na verdade, ele é indispensável para fidelizar o público e aumentar as vendas.
O cliente fiel de uma marca, além de consumir apenas com ela, ainda indica seus produtos e serviços para outras pessoas, e isso é muito positivo porque além de atrair outros consumidores, reduz o custo de aquisição de clientes.
O atendimento online é um recurso que aumenta as vendas e fortalece a marca, mas não basta apenas criar um canal, como um chat no site institucional e esperar o contato dos usuários.
Antes de implementar esse recurso, um fabricante de bebedouro escola deve conhecer um pouco mais sobre seu público, o tipo de canal que ele gosta de usar e a partir disso estruturar um plano de comunicação.
Como alcançar a relevância?
Para os negócios que ainda estão tentando alcançar um bom nível de relevância no mercado, também existem algumas estratégias que podem ajudar.
Uma delas é investir em recursos tecnológicos, uma vez que todas as informações coletadas precisam ser organizadas dentro de panoramas completos para compreender a maneira como o cliente se comporta.
Para um fabricante de guarnição de gesso para porta, uma das melhores formas de fazer isso é por meio de uma ferramenta CRM, Customer Relationship Management, existem versões gratuitas que são excelentes alternativas.
São plataformas que ajudam a se comunicar com os clientes e potenciais clientes, principalmente por e-mail, fortalecendo assim as estratégias de e-mail marketing.
Da mesma forma, é fundamental contar com blog, landing page, hotsites e outros CMSs para efetuar uma comunicação certeira e de acordo com as expectativas do cliente.
Por falar em marketing digital e blog, uma das estratégias mais importantes para construir a relevância da marca é o marketing de conteúdo.
Por meio dele, a marca cria conteúdo personalizado em diferentes formatos que serão postados no blog, compartilhados nas redes sociais e enviados por e-mail para os contatos que desejam recebê-lo.
O propósito do marketing de conteúdo é atrair, converter e fidelizar clientes, na verdade, é muito importante investir em marketing digital como um todo.
Para uma escola de curso de comissário de voo homologado pela Anac, estar presente nas redes sociais é indispensável para se comunicar com seu público, saber quais são as opiniões das pessoas e interagir com elas.
No entanto, além de investir em algumas estratégias específicas, é fundamental trabalhar com as ferramentas certas.
Ferramentas para a relevância de marca
Hoje em dia, a internet e a tecnologia oferecem ferramentas que ajudam as empresas a conquistarem uma marca relevante no mercado em que atuam.
Uma das que mais se destacam é o WhatsApp, sendo o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo e que possui uma versão exclusiva para as empresas.
O WhatsApp Business permite aos empreendedores criarem canais de comunicação diretos com os clientes de maneira organizada, separando a conta pessoal da conta profissional.
Todo tipo de negócio pode fazer bom uso da plataforma, como no caso de uma loja que vende suporte para churrasqueira simples.
A ferramenta é totalmente gratuita, sendo possível criar listas de contatos para distribuir mensagens e ainda enviar mensagens automáticas para os clientes.
Outras ferramentas fundamentais para alcançar a relevância de marca são o Facebook e o Instagram. O proprietário do negócio precisa criar um perfil em cada uma dessas plataformas exclusivo para a empresa.
Da mesma forma, um profissional deve criar perfis exclusivos para se comunicar com seus clientes e potenciais clientes. Inclusive, somente dessa forma é possível aproveitar os recursos para fazer publicidade nas redes sociais.
O Facebook sabe perfeitamente que contas pessoa física e pessoa jurídica são diferentes e que não é possível disponibilizar recursos, como os anúncios, para os perfis comuns.
Ao usar as redes sociais, uma empresa de suporte big bag consegue ter um bom relacionamento com as pessoas, manter seu negócio sempre em evidência e compartilhar conteúdos relevantes com seu público.
Outra ferramenta que não pode ser deixada de lado é o e-mail marketing. Nenhum canal é capaz de estabelecer uma comunicação tão próxima com os consumidores, sem nenhum tipo de interferência ou limitação.
A estratégia é econômica e rentável, permitindo que suas mensagens conquistem um bom alcance. O trabalho é ainda mais simples com a ajuda de uma ferramenta de automação.
Por meio dela, uma empresa de limpeza de telhado a seco consegue automatizar os envios, de acordo com a etapa que seu contato se encontra no funil de vendas e de acordo com seus interesses.
Por fim, para se tornar uma marca relevante, a companhia também pode investir em divulgação em grandes sites, como no caso do Google e das próprias redes sociais.
São anúncios direcionados que costumam trazer resultados positivos praticamente de imediato, levando o nome da marca ao conhecimento de uma quantidade maior de pessoas.
O melhor é que essas pessoas são usuários que realmente têm potencial para comprar os produtos e serviços oferecidos, tendo em vista que em algum momento demonstraram esse interesse.
Considerações finais
O consumidor moderno está mais exigente nos últimos anos e deseja fazer negócios com empresas confiáveis e transparentes.
Buscar a relevância da marca está de acordo com as exigências do público, ajudando a atrair novos clientes e a efetivar boas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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