AFF COMUNICA Comunicação,Estratégia,Marca 4 novas atualizações do August Core Update

4 novas atualizações do August Core Update

Google

Em 2 de agosto de 2023, o Google atualizou seu algoritmo, mas essa prática é bastante comum. Na verdade, as atualizações são realizadas periodicamente pelo buscador para melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa.

É por conta disso que os usuários conseguem obter informações cada vez mais úteis e relevantes. No caso do August Core Update, ele não se baseia apenas em um fator específico de SEO, mas em muitos outros.

Ele observa a qualidade do conteúdo, sua relevância para a consulta de pesquisa e a experiência do usuário.

O Google não dá detalhes sobre os fatores específicos que são considerados nessas atualizações, mas elas podem incluir fatores de conteúdo, técnico e usabilidade.

O fato é que essa última atualização teve um impacto significativo nos resultados de pesquisa, fazendo com que alguns sites experimentassem aumentos consideráveis de tráfego, enquanto outros perceberam uma queda.

É importante lembrar que essas atualizações podem levar várias semanas para serem totalmente implementadas, por isso, os efeitos do August ainda não foram totalmente sentidos.

Para abordar esse assunto com mais precisão, este artigo vai mostrar as novas atualizações deste processo, como elas podem impactar o ranking de sites, quais são as melhores práticas para se adaptar e qual é o objetivo dessa atualização.

Novas atualizações do Google

O Google não divulga detalhes específicos sobre as atualizações que realiza, e essa situação se aplica às mudanças do August Core Update. Entretanto, é possível verificar algumas tendências com base nas alterações que foram observadas.

Uma das mais notáveis é um foco maior na qualidade do conteúdo, pois sites que fornecem materiais de alta qualidade e relevância para as consultas de pesquisa estão notando um aumento no tráfego.

Se alguém pesquisar, por exemplo, sobre vistoria veicular a domicílio , vai receber os melhores materiais sobre o assunto porque outra grande tendência é um foco maior na experiência do usuário.

Consequentemente, sites que são fáceis de navegar e usar também estão percebendo um aumento considerável no tráfego, o que sugere que o buscador está dando mais importância para plataformas que oferecem uma boa experiência.

Diante dessa realidade, é fundamental criar materiais de alta qualidade e relevantes para o público-alvo, fazer otimizações para dispositivos móveis e fazer com que o canal seja fácil de usar e navegar.

A organização também precisa monitorar seus resultados de pesquisa e fazer alterações conforme necessário. Mas, de forma geral, os principais pontos das atualizações são:

  • Search Generative Engine;
  • FAQs e How To;
  • Topic Authority;
  • Conteúdo valioso e original.

Search Generative Engine é um tipo de assistente virtual que torna a pesquisa na internet muito mais simples, resumindo os resultados com mais eficácia e inteligência.

Se uma pessoa estiver pesquisando sobre vidro comum incolor , poderá contar com inteligência artificial generativa para encontrar os melhores resultados de pesquisa.

Outra mudança significativa está relacionada às FAQPages (páginas de perguntas frequentes) e aos resultados do How-To (guias de como fazer) nos dispositivos desktop.

O objetivo com essa mudança é proporcionar uma experiência de pesquisa muito mais coesa para os usuários.

Já em relação ao Topic Authority (autoridade no assunto) é um recurso projetado para melhorar a relevância dos resultados, principalmente quando se trata de notícias. Com ele, tudo será avaliado, inclusive a confiabilidade do site, sobre determinado tópico.

Em 2022, o Google também lançou um novo sistema chamado Helpful Content (conteúdo útil), sendo um sistema que enfatiza a importância de criar materiais que atendam às necessidades dos usuários.

O objetivo é focar na produção de materiais valiosos e originais para ter sucesso nas classificações de pesquisa, visto que o buscador prioriza a satisfação dos usuários na hora de exibir seus resultados.

Impactos no ranking dos sites

É importante destacar que não é possível prever exatamente como essas atualizações vão impactar os sites, porém, todas as atualizações vão impactar a forma como as plataformas são classificadas e apresentadas nos resultados de pesquisa.

Os rankings de um site podem subir ou descer após a atualização, dependendo do modo como a mudança no algoritmo afeta a relevância e a qualidade do material dentro da página.

Se o site de um fabricante de peça usinada tiver uma melhoria nas classificações, então vai experimentar um momento no tráfego orgânico, enquanto aqueles que caem nas classificações perdem tráfego.

Essa atualização também pode destacar a importância de conteúdo relevante e de boa qualidade, pois canais que oferecem informações precisas e úteis serão muito mais beneficiados nesse processo.

As atualizações enfatizam a importância da experiência do usuário, por essa razão, os proprietários de sites precisam considerar o tempo de carregamento das páginas, facilidade de navegação e compatibilidade móvel.

Sites com conteúdos que demonstram autoridade e confiabilidade em seus nichos serão favorecidos, da mesma forma, a qualidade dos links de entrada e a estratégia de linkagem também serão ainda mais importantes na classificação.

Uma marca de purgadores de ar automáticos deve estar atenta porque as mudanças podem afetar a concorrência em determinados setores, fazendo com que alguns sites ganhem mais destaque do que outros.

Além disso, os que possuem conteúdo duplicado ou de baixa qualidade serão penalizados, então, é o momento de começar a revisar os materiais.

Melhores práticas para se adaptar

Existem algumas práticas que as empresas podem adotar e se adaptar às novas atualizações do August Core Update. São elas:

Criar conteúdo de qualidade

Não é novidade para ninguém que produz conteúdos para a internet que a qualidade e a relevância são aspectos fundamentais, só que depois dessa última atualização, isso ficou ainda mais em evidência.

Não importa qual é o assunto pesquisado pelo usuário, desde uma peça de roupa até serviço de copeiragem , quando alguém quiser saber de alguma coisa, o Google vai oferecer o melhor conteúdo.

Otimizar para dispositivos móveis

Outra coisa que não é novidade é o fato de que os usuários acessam a internet cada vez mais por meio dos dispositivos móveis, principalmente os smartphones.

O site e seus conteúdos precisam estar preparados para isso, assim sendo, é fundamental otimizar as páginas para esse tipo de acesso.

Facilitar a navegação

A experiência do usuário é um dos elementos mais importantes para o maior buscador do mundo, tanto é que os produtos oferecidos pelo Google são sempre pensados na experiência de quem vai utilizá-lo.

Por conta de seus altos padrões de qualidade nesse sentido, em sua última atualização, o buscador passou a exigir ainda mais que os sites sejam fáceis de navegar e usar.

Monitorar resultados de pesquisa

Um fabricante de tinta para sala de TV deve monitorar seus resultados de pesquisa regularmente para identificar qualquer alteração que possa estar acontecendo.

Se por um acaso a companhia notar uma queda no tráfego, precisa providenciar as alterações para melhorar a qualidade do conteúdo, a experiência do visitante e a otimização para dispositivos móveis.

Objetivo da atualização

O Google está constantemente atualizando seu algoritmo de busca com o propósito principal de melhorar a qualidade dos resultados para os usuários. Tanto o August Core Update quanto às demais mudanças visam aprimorar a relevância.

O buscador quer trazer precisão e utilidade das páginas da internet nos resultados de pesquisa, pois só assim os usuários terão acesso ao que realmente é relevante para suas consultas.

Se alguém pesquisar, por exemplo, sobre toldo curvo fixo , o Google tenta entender a intenção dessa pessoa por trás de sua consulta para mostrar aquilo que seja correspondente.

Ele também quer destacar páginas de alta qualidade e conteúdo útil em seus resultados de pesquisa, algo que envolve a identificação e penalização de práticas como conteúdo de baixa qualidade, spam e duplicação de material.

O fato é que esse mecanismo de busca considera a experiência do usuário ao classificar as páginas, incluindo fatores como velocidade de carregamento, compatibilidade com dispositivos móveis, segurança e usabilidade.

Suas atualizações também visam combater spam e manipulação, tentando identificar essas práticas que não conseguem enganar o algoritmo, por isso, acabam perdendo nas classificações.

Esse cuidado é importante para que quando alguém pesquisar, por exemplo, sobre empresa de zelador terceirizado , possa encontrar resultados íntegros.

A atualização também melhora os resultados com base na localização do indivíduo e em seu histórico de pesquisa, o que traz mais precisão e resultados personalizados.

Considerações finais

É importante entender que as atualizações no algoritmo do Google são frequentes e geram impactos significativos nas classificações das páginas.

Para os proprietários de sites e profissionais de marketing, é essencial se manter atualizado sobre essas mudanças.

Só assim conseguem fazer os ajustes necessários nas estratégias e conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Estar bem posicionado é imprescindível para ser encontrado pelo usuário e conquistar novas oportunidades de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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