Marketing de afiliados é uma oportunidade que só o meio digital foi capaz de promover com mais eficiência. Com ele, qualquer pessoa pode ganhar dinheiro tendo um blog ou fazendo publicações nas redes sociais.
A estratégia também é muito atraente para quem cria infoprodutos, como cursos online e livros digitais. Nesses casos, o trabalho de criação acontece uma única vez, a partir disso, as vendas começam a se multiplicar.
Muitas pessoas enxergam no marketing de afiliados uma forma de ganhar dinheiro, sem precisar vender nada. Em outras palavras, dependendo da qualidade do que é produzido, ele se torna uma renda passiva.
Para muitos usuários que ganham dinheiro na internet, isso acontece partindo do marketing de afiliados. A ideia é promover produtos de outras pessoas e ganhar uma comissão cada vez que uma venda é realizada, graças ao marketing trabalhado.
É um tipo de renda compartilhada, por isso, qualquer empresa ou pessoa que tenha um produto e queira vender mais, pode oferecer incentivo financeiro para promotores.
Para entender melhor esse assunto, o artigo vai explicar o que é marketing de afiliados, como escolher um programa, como criar conteúdo de marketing de afiliados, e como promover o link de afiliado.
O que é marketing de afiliados?
Marketing de afiliados é um modelo de negócios em que uma pessoa ou empresa promove produtos e serviços de terceiros, em troca de uma comissão a cada venda efetuada ou ação específica gerada por meio dos esforços de marketing.
Os promotores divulgam as soluções e são conhecidos como afiliados. Para funcionar, a estratégia depende de uma estrutura básica, formada pelos seguintes elementos:
- Afiliados;
- Anunciantes;
- Rede de afiliados;
- Consumidores.
Os afiliados podem promover qualquer tipo de produto ou serviço, como materiais para construção de fachada de vidro para varanda. Eles escolhem o que desejam divulgar e utilizam seus próprios canais de marketing, como sites, blogs e redes sociais.
Os anunciantes, por sua vez, são empresas e indivíduos que possuem os serviços e querem aumentar suas vendas ou gerar leads. Eles estabelecem programas de afiliados para recrutar quem vai promover suas soluções.
Em muitos casos, os programas de afiliados são gerenciados por redes que atuam como intermediários entre afiliados e anunciantes. Essas redes oferecem plataformas ou onde é possível encontrar programas para participar e rastrear as atividades e ganhos.
Quanto aos consumidores, são as pessoas que interagem com o conteúdo ou links dos afiliados, realizando as ações desejadas pelos anunciantes.
A comissão pode ser paga de várias maneiras, sendo por venda, por lead ou por clique. Na comissão por venda, o afiliado recebe um valor toda vez que o cliente fizer uma compra.
Na comissão por lead, ele recebe um valor cada vez que um usuário é transformado em potencial cliente. Mas o afiliado de uma confecção de uniforme para faxina também pode receber um valor cada vez que alguém clicar no link da estratégia.
Como escolher um programa de afiliados?
Escolher um programa de afiliados eficaz é fundamental para o sucesso da estratégia, e o primeiro passo para fazer isso é identificar o nicho ou o público-alvo. Isso vai mostrar quais são os produtos ou serviços mais relevantes e aumentar as chances de conversão.
Em seguida, é o momento de pesquisar programas de afiliados que oferecem produtos ou serviços correspondentes ao nicho e ao interesse do público, e existem várias redes onde é possível encontrar programas.
Deve-se avaliar a reputação do anunciante ou da empresa por trás do programa, pesquisando e lendo avaliações para garantir que são companhias confiáveis e que pagam as comissões de maneira justa e pontual.
A estratégia precisa ser vantajosa para quem faz os anúncios, por isso, é interessante analisar se as comissões oferecidas pelo programa são atraentes e qual é o tipo de comissão que a empresa paga.
Assim como uma pessoa pesquisa com calma quando deseja encontrar informações sobre tratamento natural para transtorno bipolar agendar, quem quer trabalhar como afiliado também precisa pesquisar com calma.
Isso porque existem vários aspectos que precisam ser entendidos, como no caso da política de cookies e rastreamento. Acontece que alguns programas de afiliados oferecem cookies de curta duração, enquanto outros são de longa duração.
Conhecer essas características é fundamental porque elas podem afetar a capacidade de ganhar comissões em vendas futuras.
Além disso, é recomendável verificar se existe suporte adequado para o afiliado e qual é a política de pagamento do programa.
Como criar conteúdo de afiliado?
Para criar conteúdo de marketing de afiliados, é necessário trabalhar com uma estratégia autêntica, é capaz de atrair o público e incentivar ações que geram comissões. Entre as principais estão:
Conhecer os produtos e serviços
Antes de promover qualquer coisa, é fundamental entender qual é o produto ou serviço para saber informações detalhadas, benefícios reais e recomendações genuínas.
Se uma pessoa estiver promovendo, por exemplo, abraçadeira tipo D com cunha galvanizada a fogo, é interessante testar para poder falar sobre ele com mais autoridade e ter mais credibilidade.
Direcionar para o público
O afiliado precisa segmentar seu público e criar conteúdo direcionado para as necessidades e interesses dessas pessoas.
Além disso, as mensagens devem ser personalizadas para que sejam relevantes e atraentes. Mas para trabalhar dessa forma, primeiro é necessário compreender o público e o que eles procuram.
Oferecer valor e soluções
Todo e qualquer material criado pelo afiliado precisa oferecer valor para o público, o que pode ser feito por meio de análises detalhadas, tutoriais, comparações, demonstra sono e soluções para problemas comuns.
É fundamental mostrar de que maneira a oferta pode resolver o problema daquela pessoa ou até mesmo aumentar sua qualidade de vida.
Ser transparente e honesto
Não importa se o afiliado está promovendo capa para violão folk acolchoada ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, a confiança é fundamental para atrair a atenção dos consumidores.
É importante revelar a filiação e explicar que recebe uma comissão pelas vendas ou ações. A honestidade constrói credibilidade com o público e evita qualquer suspeita de promoção enganosa.
Criar conteúdo autêntico e credível
É primordial ser autêntico nas recomendações, evitar exageros e não fazer promessas falsas, muito pelo contrário.
O afiliado pode e deve mostrar os prós e contras dos produtos e serviços quando for adequado, assim, o público poderá tomar decisões informadas. Para enriquecer ainda mais esses materiais, é interessante compartilhar experiências pessoais.
Como promover o link de afiliado?
Saber promover o link de afiliado de forma eficaz é indispensável para o sucesso no marketing de afiliados, e existem várias maneiras de fazer isso.
Por exemplo, quem estiver promovendo um curso de CIPA completo, pode escrever publicações de blog que estejam relacionadas ao produto, incluindo links de afiliados relevantes dentro do material.
Mas é primordial que ele seja informativo e valioso para as pessoas, assim como os vídeos no YouTube. Hoje em dia, muitos afiliados criam vídeos explicativos, análises de produtos ou tutoriais nessa plataforma e incluem o link de afiliado na descrição.
Vale a pena trabalhar com essa estratégia porque o YouTube é uma plataforma poderosa para promover produtos e serviços, assim como alcançar um público mais amplo.
Outra possibilidade é promover o link nas redes sociais, por meio de postagens autênticas que mostram como a solução beneficia os consumidores.
Se o indivíduo estiver promovendo, por exemplo, uma empresa de limpeza predial terceirizada, pode usar hashtags relevantes que vão aumentar ainda mais a visibilidade.
Outra possibilidade é construir uma lista de e-mails e enviar newsletters ou e-mails promocionais com o link de afiliado. Mas ao usar essa tática, é crucial se certificar de que a lista é segmentada para que as ofertas sejam relevantes aos assinantes.
É interessante investir em publicidade paga, como os anúncios no Facebook, Google e outras plataformas, pois eles direcionam tráfego segmentado para o link de afiliado.
Existe a possibilidade de participar de fóruns, grupos de discussão e comunidades online relacionadas ao nicho, e para se destacar, o afiliado deve fornecer respostas úteis.
Ao fazer isso, pode aproveitar para compartilhar seu link e entregar soluções para as necessidades do grupo.
Hoje em dia, as pessoas procuram os mais diversos produtos e serviços na internet, por exemplo, onde tem açaí perto de mim, por essa razão, vale a pena divulgar o link de afiliado nos canais digitais.
Considerações finais
O marketing de afiliados é uma forma popular de monetização na internet, tanto para quem promove quanto para os anunciantes.
Mas é muito importante que os afiliados escolham produtos e serviços que estejam de acordo com o público-alvo de seus canais de marketing.
Além disso, é necessário criar conteúdos que realmente sejam interessantes para o público e aproveitar para recomendar os produtos e serviços.
Fazer isso e promover o link de afiliados de forma ética e transparente vai ajudar a atrair consumidores interessados e aumentar o valor da comissão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.