O mundo digital está em uma grande crescente, e sempre surge algo “relativamente” novo, uma forma nova de chegar a um resultado, uma nova forma de colher dados ou uma outra maneira de classificar uma persona. A tecnologia no mundo digital está simplificando o corporativo, coletando dados, classificando classes, gostos e comportamentos, e este é exatamente o tema de hoje, falaremos de uma palavrinha antiga que hoje tem conotação de algo novo, o termo é BIG DATA.
BIG DATA
Ao se pensar neste conceito para quem tem um pouco de conhecimento da língua inglesa consegue entender sua tradução “Grandes dados”, que hoje vem sendo utilizado apenas a ponta deste imenso iceberg, relacionado à grande quantidade de dados a ser analisado.
Este termo big data, carrega 3 braços em sua definição:
- VOLUME
- VELOCIDADE
- VARIEDADE
Muito se pergunta “o que é esse tal de Big Data?”
O termo Big Data é um conceito que trabalha e descreve com o grande volume de dados que são gerados a cada segundo. Muito diz ser um novo conceito, porém os dados já eram gerados antes dos meios digitais, a grande diferença é que hoje geramos muito mais informações (dados) e a coleta é muito mais rápida, por conta das tecnologias, celulares, tablet e computadores.
O grande diferencial está por conta dos rápidos retorno e poder ser muito mais assertivos nas decisões.
Por isso, o Big Data é tão mágico e está se tornando essencial para as organizações, pois as informações que vem do mercado por meio dos consumidores, em mídias sociais, pesquisas e cadastros é possível construir a persona ideal para o seu negócio.
O que são os 3 “V’s” do Big Data?
Esses sãos os três pilares que te possibilitam conhecer tudo, lógico que esteja disponível na internet.
Volume: como a palavra já diz, está ligada a quantidade de informações e dados que circulam o macro e microambiente de uma organização, ou seja o que circula por fora e o que acontece por dentro.
Variedade: A coleta de dados acontece de muitas fontes, tornando o trabalho mais complexo, porém gerando um material muito mais rico e útil. Segue alguns exemplos de fontes de dados os locais onde os dados são armazenados, portanto ferramentas como Google Analytics, RD Station, Facebook e apps como o Whatsapp são fontes de dado.
Velocidade: Este “v” é o grande desafio, por conta do grande volume de dados que são gerados, ser ágil é fundamental nas tomadas de decisões.
E o que podemos constatar com o Big Data?
A criação e o desenvolvimento de novos produtos, uma ação de marketing mais assertiva e direcionada, decisões mais acertadas, tudo isso está acontecendo graças ao Big Data. Então selecione de forma criteriosa a sua equipe ou a escolha da agência que prestará este tipo de serviço para a sua organização ou para o seu negócio. Não perca tempo procure profissionais que alcance resultados, que impulsione o seu negócio, que o exponha e torne o seu negócio conhecido.