AFF COMUNICA Comunicação,Estratégia,Marketing digital 5 tecnologias disruptivas que estão em alta

5 tecnologias disruptivas que estão em alta

disruptivas

Dá-se o nome de tecnologias disruptivas às inovações mais impactantes para a sociedade como um todo e que são capazes de alterar comportamentos em vários aspectos.

Quando esses recursos são adotados, significa que velhos hábitos ficaram para trás e foram substituídos por algo totalmente novo. Um dos maiores exemplos dessa realidade são as plataformas de streaming que desbancaram as locadoras.

Da mesma forma, os aplicativos de motorista particular se transformaram em uma verdadeira ameaça para os taxistas, tanto é que muitos resolveram trabalhar com esses apps.

Todos esses recursos são baseados em plataformas digitais e tecnologias que permitem empregar esse tipo de solução. Em 2020, o uso de algumas tendências tecnológicas foi mais intenso por conta da transformação digital acelerada.

Empresas e pessoas perceberam a necessidade de adotar essas ferramentas e se adaptar a elas, caso queiram continuar se destacando e crescendo.

Qualquer negócio que queira acompanhar o perfil do consumidor moderno que passa por mudanças constantes, precisa entender sobre tecnologias disruptivas.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar quais são as mais promissoras, como estão transformando as indústrias, como as empresas estão adotando esses recursos tecnológicos e quais são as implicações éticas e sociais em relação a eles.

5 tecnologias disruptivas e promissoras

Existem várias tecnologias disruptivas e promissoras que estão transformando a indústria, e entre as principais estão:

  1. Internet das coisas;
  2. Inteligência artificial;
  3. Realidade virtual e aumentada;
  4. Analytics;
  5. Robótica avançada.

Elas estão mudando muitas coisas na indústria, por exemplo, no caso da internet das coisas é capaz de transformar a experiência de compra, melhorar as tomadas de decisão e criar estratégias compatíveis com o perfil do cliente.

Um fabricante de portões pode criar um portão pivotante duplo feito exclusivamente para se conectar com outros elementos dentro de uma casa, como o carro do morador e até seus eletrodomésticos.

No caso da inteligência artificial, é usada dentro da indústria para realizar tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais se dediquem a processos mais complexos dentro da organização.

Ela também pode ser usada no atendimento ao cliente para trazer mais agilidade e resolver demandas por meio de chatbots e inteligência artificial. Os assistentes virtuais conseguem conduzir vendas nas plataformas e conversar com os consumidores.

Também fazem análises sobre o comportamento dos potenciais clientes para auxiliar os gestores no desenvolvimento de ações que estejam de acordo com as demandas.

Quanto à realidade aumentada, pode ser usada no desenvolvimento de jogos e entretenimento úteis para empresas de diversos segmentos. Também são importantes aliadas na entrega de produtos e na redução de custos em vários projetos.

Além da indústria, uma empresa de Muro de arrimo pré moldado pode se beneficiar da realidade aumentada, assim como o comércio, mercado imobiliário, varejo e o setor da saúde.

Tecnologias disruptivas como big data e cloud computing possibilitam a coleta, armazenamento e filtragem de uma grande quantidade de dados, e essas informações começaram a ser usadas de maneira analítica.

Isso aconteceu quando as organizações perceberam os benefícios de estabelecer uma relação entre as variações. Vários setores do negócio conseguem se diferenciar com esse recurso, a exemplo do marketing, vendas e logística.

Por fim, a robótica avançada é focada na fabricação de robôs que desempenham atividades que antes eram realizadas por pessoas, algo muito comum na indústria atualmente.

Mas a medicina também pode se beneficiar da robótica, visto que já é possível realizar cirurgias dessa forma nas mais variadas especialidades médicas.

Empresas: como adotam essa estratégia?

Para fazer bom uso dos recursos tecnológicos, é fundamental saber como as organizações estão adotando as facilidades em seus processos e operações.

Existem vários exemplos de organizações conhecidas no mercado que começaram a fazer uso das tecnologias disruptivas, como no caso da Netflix. A própria empresa é uma disrupção tecnológica porque trouxe um modelo de negócio inovador.

Ela conseguiu derrubar as TVs por assinatura, as locadoras e por pouco não foi considerada uma ameaça para o cinema.

Um conjunto residencial sênior pode se inspirar na Netflix porque ela utiliza inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário, recomendar filmes e séries e melhorar o acesso de seus clientes com base no histórico de reprodução.

Os aplicativos de motorista particular também são soluções modernas e disruptivas, visto que eles mudaram totalmente a maneira de acessar transporte e apresentaram uma alternativa ao táxi.

Ao mesmo tempo em que uma pessoa pode usar o próprio carro para fazer dinheiro, outras vão utilizar esse veículo para chegar aos destinos, sem pagar caro.

Plataformas de streaming de música também são sucesso no mundo todo porque elas reduzem a pirataria, inovam o mercado musical e permitem que os usuários escutem música gratuitamente, mesmo com algumas limitações.

Uma marca de purificador e alcalinizador de água pode se inspirar nesses aplicativos porque eles usam inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário e oferecer recomendações com base no histórico de reprodução.

Por fim, não se pode deixar de falar do WhatsApp, uma das tecnologias disruptivas mais conhecidas quando se trata de comunicação. Antes de seu surgimento, as pessoas se comunicavam por mensagem SMS.

Só que o WhatsApp surgiu inovando a maneira de se comunicar, por meio de um aplicativo simples, rápido e prático. Foi criado em 2009 como um aplicativo de mensagens instantâneas e em 2010 passou a funcionar em todos os celulares.

Os usuários podem usar vários recursos do aplicativo, como chamada de voz, compartilhamento de arquivos, chamada de vídeo, compartilhamento de vídeos e imagens e, claro, as mensagens de texto.

Implicações éticas e sociais das tecnologias disruptivas

A inteligência artificial está sendo adotada pelas indústrias em massa, mas isso levanta questões éticas e regulatórias no que diz respeito à automação, visto que ela está se intensificando cada vez mais.

Elas ajudam empresas de vários segmentos, desde um fabricante de cofres contra fogo até uma simples loja virtual. A grande questão é que desde 2021 deixou de ser uma tecnologia emergente para se tornar algo comum.

Em outras palavras, não se trata mais de uma especulação científica, mas de uma ferramenta que está gerando impactos no mundo inteiro, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa.

A inteligência artificial passou a fazer parte da economia, o que está gerando efeitos no mundo inteiro, desde sua implantação até o financiamento. Entretanto, existem pesquisas e preocupações cada vez maiores sobre questões éticas.

Aliás, também existem interesses regulatórios relacionados à inteligência artificial, visto que ao passo que ela se torna mais evoluída, o próprio ser humano precisa medir e compreender como ela é capaz de perpetuar alguns danos.

No caso de uma autoescola especializada em renovação cnh suspensa, é fundamental que esteja atenta à inteligência artificial porque a linguagem e os modelos de linguagem multimodal começaram a se destacar em benchmarks técnicos.

Só que da mesma forma como o desempenho aumenta, várias questões éticas crescem, como a possibilidade de gerar textos tóxicos.

Existe uma pesquisa sobre justiça e transparência com a inteligência artificial que é motivo de especulação e comentários desde 2014. Isso se deve ao aumento das publicações sobre tópicos relacionados nos últimos anos.

Também existe o fato de que a indústria aumentou seu envolvimento com a ética da inteligência artificial, tendo em vista um aumento de 71% nas publicações relacionadas à indústria.

Mas além de ajudar o setor industrial, também traz facilidades para todas as outras áreas e segmentos, inclusive para profissionais como um cuidador de idoso final de semana.

Toda essa questão ética relacionada à tecnologia fizeram com que houvesse uma análise mais profunda sobre esses recursos e um exame de consciência sobre seu desenvolvimento.

Mas embora seja uma promessa, o fato é que a ética tecnológica está sempre em volta por limitações e elas sugerem uma limpeza ética corporativa de modo a reduzir críticas e resistir às regulamentações governamentais.

Isso mostra que não existe, de fato, um comprometimento ético, é por isso que a ética tecnológica é vista como um tema fácil de contestar, visto que o debate central não é definir se a ética é desejável mas o que ela implica e quem pode defini-la.

De qualquer forma, uma empresa de rastreador gps automotivo precisa estar ciente que os princípios de ética tecnológica são abstratos, que a ética tecnológica é suprimida pelos incentivos corporativos, que tem foco míope e que se tornou lavagem de ética.

Considerações finais

Não é novidade que a tecnologia é parte importante da sociedade moderna, pois mudou a maneira como as pessoas vivem e os processos internos nas organizações.

As tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial, estão facilitando o cotidiano das empresas, melhorando a qualidade dos produtos e serviços e deixando os clientes mais satisfeitos.

Desde que se entenda sobre a importância da ética em seu uso, elas se tornam benéficas e colaboram com a evolução dos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário sobre “5 tecnologias disruptivas que estão em alta”

Deixe uma resposta

Related Post