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5 dicas de como a microcopy pode ajudar em suas conversões

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As conversões são muito importantes para as empresas porque representam o fato de transformar um visitante em cliente, de modo que o usuário realize as ações desejadas pela empresa.

Entre as ações mais comuns está comprar um produto ou serviço, preencher um formulário, assinar uma newsletter, entre outros objetivos predefinidos.

Sua importância está no fato de que o negócio consegue estreitar a relação com o consumidor e ter sucesso comercial. Quando o visitante realiza a ação desejada, gera receita imediata e fortalece a fidelidade do cliente.

Ao longo do tempo, isso constrói crescimento contínuo, além do mais, as conversões estão diretamente relacionadas à eficácia das estratégias de marketing, qualidade na usabilidade do site e atratividade dos produtos e serviços.

Converter também é um processo muito importante para obter um bom retorno sobre os investimentos. Quando a empresa mede uma caixa de conversão, consegue avaliar o quanto suas ações são eficientes e como utilizar as abordagens.

No mundo digital, onde a concorrência é muito grande, saber converter visitantes em clientes se mostra como um grande diferencial competitivo, existem vários recursos que podem ajudar, como a microcopy.

Este artigo vai explicar o que é microcopy, porque é tão importante para a conversão, quais são seus princípios fundamentais, como implementar para aumentar as conversões e o que fazer para medir o impacto dessa ação nas taxas de conversão.

Conceito e importância da microcopy
Microcopy é um pequeno texto ou um microtexto presente nas interfaces digitais, como botões, mensagens de erro, formulários e chamadas para ação. Mesmo sendo breve, tem um papel muito importante na experiência do usuário e gera impactos na conversão.

Isso se deve à sua capacidade de comunicar uma mensagem claramente, de maneira persuasiva e amigável. Seu propósito é orientar os usuários, transmitir confiança e oferecer instruções concisas.

Um escritório especializado em projeto arquitetônico de creche infantil pode usar esse recurso em um botão de compra, dentro de um formulário ou até mesmo em mensagens de confirmação, de modo a influenciar as decisões e ações dos usuários.

Se for usado de maneira eficaz, consegue reduzir a fricção no processo de conversão, pois vai dissipar dúvidas, trazer mais clareza em relação às expectativas e incentivar a ação esperada pela organização.

Uma simples alteração no texto de um botão de chamada para ação pode fazer toda a diferença nas conversões, pois torna a ação mais atraente e menos intimidadora para o usuário.

A microcopy também tem um papel muito importante para construir confiança, visto que mensagens de erro amigáveis e informativas conseguem transformar uma experiência frustrante em algo positivo.

Com isso, um fabricante de manequim de fibra plus size off-line vai fazer com que os usuários se mantenham engajados.

Esse pequeno texto pode ser personalizado de acordo com as características do público-alvo, afinal, usar uma linguagem compatível com os usuários, tratar de suas preocupações e alinhar-se com sua mentalidade ajuda a criar uma experiência envolvente.

Princípios fundamentais da microcopy
A microcopy é uma comunicação breve e direta, presente nas interfaces digitais para guiar os usuários e facilitar as interações. Para que seja eficaz, é necessário atentar-se a alguns princípios, como:

Contextualização;
Linguagem conversacional;
Orientação clara;
Incentiva a ação;
Antecipar dúvidas;
Personalização.
Esse pequeno texto deve estar intimamente relacionado ao contexto da interação, ou seja, é necessário saber onde ele deve ser inserido para fornecer as informações necessárias e de maneira clara em determinado momento.

O ideal é usar linguagem informal e conversacional, tendo em vista que não é necessário seguir formalidades excessivas, muito pelo contrário. O ideal é que tudo seja amigável e acessível para os usuários.

Seu objetivo é orientar as pessoas, então, a melhor opção é ser claro e direto na hora de fornecer as informações. Usar texto sem botões, por exemplo, precisa comunicar claramente a ação que será executada se o usuário clicar ali.

Um fabricante de cobre mancha para mesa redonda pode incluir chamadas para ação persuasivas que incentivam uma ação imediata e transmitem senso de urgência quando for apropriado.

Deve-se considerar algumas dúvidas ou preocupações para evitar confusões e reduzir problemas durante a interação.

Se for possível, o negócio deve personalizar o microtexto para um usuário específico, ou seja, inserir seu nome ou informações que tornam a comunicação mais envolvente.

Se for necessário mostrar uma mensagem de erro, não se deve apenas indicar o problema, mas também fornecer soluções e sugestões que corrijam a situação, sempre com um tom amigável.

É essencial manter a consistência de tom e estilo para criar uma experiência coesa, algo que contribui para desenvolver uma identidade de marca consistente.

Outra ação importante é fazer testes iterativos para avaliar a eficácia da microcopy, e fazer os ajustes de acordo com o feedback do usuário ou as métricas de desempenho.

Como aumentar as conversões usando a microcopy?
O microtexto é uma forma de comunicação breve e direta que vai guiar o usuário e facilitar a interação, mas para colaborar com os objetivos do negócio, algumas estratégias devem ser colocadas em prática. São elas:

  1. Textos e botões persuasivos
    Para criar uma microcopy eficaz, uma empresa de instalação de kit GNV landirenzo 5 geração deve usar esse recurso em seus botões, por meio de mensagens como “experimente grátis”, “inscreva-se já”, entre outras.

Elas conseguem criar um apelo direto à ação, mas é fundamental se certificar de que o texto é claro, conciso e orientado para o que deve ser feito.

  1. Oferecer instruções claras
    Os formulários de contato são essenciais para a conversão, por isso, o microtexto deve trazer todas as instruções necessárias e tranquilizar os usuários.

Avisar o visitante de que a empresa protege suas informações próximo ao campo de e-mail ou até mesmo dizer que o processo pode ser feito com apenas alguns passos simples, é uma forma de reduzir as desistências.

  1. Criar mensagens positivas
    Se uma empresa especializada em revitalizar pintura queimada fizer uma conversão bem-sucedida, pode criar mensagens de confirmação que vão reforçar a ação realizada.

Uma das mensagens mais usadas nesse sentido é “compra realizada com sucesso”, mas existem vários outros modelos que podem ser usados para reforçar a decisão do visitante.

  1. Fazer sugestões
    Depois que o usuário finalizar uma compra ou uma interação, a microcopy pode sugerir produtos relacionados ou as próximas ações que ele precisa realizar.

Por exemplo, exibir uma mensagem como “confira as ofertas especiais” e “pessoas que compraram isso também gostaram de…” são alguns exemplos que podem impulsionar conversões adicionais.

  1. Antecipar dúvidas
    Uma empresa de tele entrega baterias pode se antecipar às dúvidas e preocupações dos usuários durante todo o processo de interação.

Por exemplo, durante a etapa de pagamento, é interessante exibir uma mensagem para esclarecer ao usuário que a organização garante a segurança de suas informações.

Como medir o sucesso da microcopy?
Medir os impactos e o sucesso da microcopy envolve uma abordagem analítica e o uso de ferramentas específicas que vão avaliar o desempenho da ação.

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é estabelecer métricas claras que vão refletir o objetivo específico do microtexto. Por exemplo, se a intenção é aumentar as conversões em um formulário, a métrica pode ser a taxa de preenchimento.

Também é importante realizar testes A/B, ou seja, o negócio vai criar duas versões de uma mesma interface digital, sendo uma com microcopy existente e outra com uma variação e monitorar as taxas de conversão entre elas.

Independentemente de ser em uma estratégia com logos promocional ou com qualquer outra prática envolvida, fazer isso é necessário para avaliar diretamente qual é o impacto da estratégia.

O negócio também tem a opção de usar ferramentas de análise de experiência do usuário, como mapas de calor e gravações de sessões, pois elas trazem informações relacionadas ao comportamento das pessoas.

Observar de que maneira o público interage com o microtexto revela padrões, pontos de atrito e áreas que precisam ser melhoradas.

A análise de métricas específicas, como as taxas de cliques, taxa de abandono do formulário ou até mesmo a conclusão de uma transação também traz informações concretas em relação ao desempenho do microtexto em áreas-chave da conversão.

Além do mais, uma escola que oferece curso agente de aeroporto presencial também pode fazer pesquisas de feedback com os usuários, para saber em relação à clareza, utilidade e persuasão do texto.

Considerações finais
A microcopy é uma ferramenta essencial para melhorar a experiência do usuário e facilitar os processos de conversão.

Esse pequeno texto tem uma incrível capacidade de orientar e persuadir os usuários, além de criar interações significativas.

Tudo se deve a uma escolha cuidadosa em relação às palavras e elementos que fazem toda a diferença na interface digital.

É assim que a marca vai construir uma jornada de usuário eficaz e convencer os visitantes a realizarem as ações desejadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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