UX é uma sigla em inglês para User Experience, em português “experiência do usuário”, sendo um conjunto de ações que garantem uma navegação satisfatória, relacionada ao funcionamento técnico e à organização das páginas.
Seu propósito é oferecer algo de valor para o público, por meio do conteúdo acessado. Hoje em dia, muito se fala sobre a experiência do usuário, e existem muitos motivos para que o conceito seja tão difundido.
Os consumidores passam cada vez mais tempo no ambiente digital, por isso, procuram maneiras simples e agradáveis de realizar suas tarefas do dia a dia.
As empresas precisam se preocupar em oferecer uma boa experiência de navegação em seus sites e blogs, pois caso contrário, podem perder a atenção dos clientes para a concorrência.
Desde que a internet passou a fazer parte de maneira integral da vida das pessoas, as organizações começaram a investir maneiras para melhorar o contato com o público e se aproximar dos consumidores.
A experiência do usuário ajuda nesse sentido e, por isso, neste artigo, entenda qual é seu conceito, a importância da ferramenta e quais são os pilares da experiência do usuário.
O que é UX?
UX é uma sigla em inglês para User Experience, um conceito importante para garantir uma experiência positiva durante as interações entre o usuário e a empresa em seus canais digitais.
Por conta da transformação digital, a experiência começou a se voltar principalmente para aplicativos móveis, sites, ferramentas e outros recursos digitais.
Para ter um alto índice de satisfação, a marca não deve pensar apenas na qualidade de seus produtos e serviços. Na verdade, um centro automotivo mais próximo, por exemplo, precisa se esforçar para desenvolver uma presença digital atraente e coerente.
É papel das companhias adaptar seus fluxos de interação às características e aos comportamentos do consumidor moderno.
Importância do UX
O principal objetivo ao investir em experiência do usuário é garantir o bem-estar deles. Os visitantes se sentem seguros antes de tomar uma decisão, de modo que façam uma escolha certa e que realmente seja compatível com suas necessidades.
Ainda existem muitas empresas focadas em garantir a qualidade de seus produtos e serviços, deixando de considerar a experiência do usuário de maneira mais ampla, consequentemente, acabam perdendo espaço no mercado.
Pode-se usar como exemplo um fabricante de celular, que mesmo criando o melhor dispositivo, se não desenvolver maneiras de facilitar a vida do usuário durante o uso do aparelho e de suas aplicações, não vai garantir a satisfação total do público.
As soluções precisam ser pensadas de acordo com os problemas das pessoas, além de oferecer um bom suporte. Só assim é possível manter a imagem da marca em alta e potencializar as vendas do produto.
A mesma situação se aplica durante a criação de um site para um canil de bully micro pocket. É necessário garantir a usabilidade, pois só assim o usuário entenderá a credibilidade da empresa e terá uma boa relação com sua interface virtual.
Esses fatores são decisivos para convencer as pessoas de que determinada solução trará uma experiência positiva, além de convencer provedores e seguradoras de que determinado programa é confiável.
No que diz respeito às empresas, o UX é importante porque compreende suas necessidades competitivas no mercado e garante uma experiência bem-sucedida para as pessoas.
Quando elas começam a confiar na marca, também passam a recomendá-la para outros indivíduos de seu convívio social.
Pilares da experiência do usuário
Para compreender ainda mais esse conceito, é indispensável conhecer todos os seus pilares. São eles:
- Atrativo visual;
- Utilidade;
- Acessibilidade;
- Credibilidade;
- Desempenho técnico;
- Proximidade e cumplicidade;
- Inovação e originalidade.
O primeiro pilar é o atrativo visual, sendo um dos pontos mais importantes da experiência do usuário. A primeira impressão é fundamental para atrair os visitantes, assim sendo, a marca deve investir em uma apresentação cativante e atraente.
Não importa se uma loja de bateria heliar 60a está desenvolvendo seu site institucional, blog, e-commerce, ou qualquer outro tipo de plataforma. O que importa é ter um design agradável, atrativo e coerente, capaz de capturar o visitante.
Mais do que isso, o canal deve ser capaz de fazer com que os usuários permaneçam mais tempo na página, por meio de um valor estético surpreendente.
Mas além de um visual atraente, é fundamental que a experiência seja funcional. Nesse sentido, plataformas como aplicativos e sites devem oferecer algo de valor agregado, capaz de solucionar problemas e satisfazer os usuários e clientes.
Diversos elementos oferecem valor agregado, como no caso de planilhas, informações com foco educacional, conteúdos sobre assuntos do interesse do público, manuais técnicos e calculadoras.
Se o site de um fabricante de cadeira dobrável articulada tiver uma boa acessibilidade, garante que os usuários possam visitá-lo por meio de diferentes dispositivos, não apenas por meio de computador ou notebook.
O design da plataforma necessita ser capaz de se ajustar a qualquer tamanho de tela e se otimizar considerando as características e o formato do dispositivo. Para isso, é necessário investir em responsividade.
A responsividade garante uma excelente experiência na página, independentemente do meio pelo qual o usuário acessa, ou seja, a visita pode acontecer por meio de smartphone, computador, tablet, smartwatch, ou qualquer outro recurso.
A acessibilidade é um ponto que está diretamente relacionado com a inclusão de usuários que apresentam alguma limitação física, como no caso dos deficientes visuais.
Integrar essas pessoas é importante para que elas possam ter acesso à informação, por meio de recursos em seus dispositivos como os leitores de tela.
Se a empresa quiser que seu site ou plataforma contribua com as taxas de conversão, deve garantir a satisfação do usuário e mostrar sua credibilidade.
Ao construir seu canal oficial na web, uma oficina especializada em restauração de carros antigos precisa garantir que ele esteja livre de erros e atenda às expectativas que gera nos usuários.
Suas diferentes funcionalidades e valores devem estar agregados e cumprir com os objetivos que prometem, além de contribuir de maneira tangível com a solução de problemas.
Nesse contexto, a experiência do usuário é marcada pela confiança, e o consumidor moderno precisa confiar na empresa antes de comprar qualquer produto ou serviço.
Pensando por esse lado, fica claro que um bom projeto de UX tem como consequência as compras, assinaturas, dentre outras relações comerciais promissoras e duradouras entre a empresa e os clientes.
A interface do usuário, por sua vez, só é eficaz quando traz usabilidade, intuitividade e capacidade de digitalização. De nada adianta um site com excelentes recursos e um grande potencial de crescimento, se o visitante não sabe como usá-lo e aproveitá-lo.
Quando uma pessoa procura no Google, por exemplo, sobre renovação cnh categoria c, quer acessar páginas de empresas que oferecem esse serviço, com conteúdos completos e boa navegabilidade.
Quando a interface é altamente intuitiva, significa que a plataforma recebeu um bom trabalho de UX Design e UX Writing.
Outro ponto crucial para o sucesso da plataforma é uma boa velocidade de carregamento e desempenho técnico bom o suficiente. É assim que o site consegue aumentar o número de conversões e garantir uma experiência sólida aos visitantes.
Mesmo que o site do negócio seja extremamente funcional e com um visual incrível, o usuário não vai se sentir confortável se presenciar falhas técnicas ou tiver que lidar com atritos e aborrecimentos.
Se os sites de fornecedores de produtos naturais a granel atacado tiverem um bom desempenho técnico, também serão mais valorizados pelos buscadores. Portanto, é algo diretamente relacionado com as estratégias de otimização (SEO).
Os usuários são muito exigentes e querem experiências cativantes e motivantes, por isso, dentre os pilares do UX está a humanização de páginas e ferramentas. Elas se tornam mais próximas e permitem uma conexão emocional entre empresa e público.
Ao investir nessa prática, o engajamento dos usuários aumenta e muitos se tornam embaixadores da marca por conta das experiências positivas que tiveram com ela.
Por fim, o site institucional de um distribuidor de detergente precisa permitir que os usuários interajam com ele, por meio de ferramentas originais e inovadoras que trazem a identidade da marca e sejam memoráveis.
Considerações finais
A experiência do usuário possui diferentes pilares e todos eles são importantes para promover a estratégia. Os profissionais da área trabalham cada um deles para garantir que os visitantes tenham altos níveis de satisfação durante a navegação.
O conceito é tão amplo que envolve muitos outros aspectos, como identidade visual, otimização técnica, interatividade, conteúdos de valor, personalização e proximidade, diferenciação e originalidade, além de intuitividade.
Investir em uma boa experiência do usuário é a melhor forma de atrair visitantes para o site institucional do negócio, conquistar um bom posicionamento no mercado e a confiança dos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.