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Importância do Briefing Para Qualquer Projeto de Marketing

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Importância do Briefing Para Qualquer Projeto de Marketing

Atualmente, dentro de um cenário de influenciadores digitais e de um contexto mais abrangente de publicidade, muito se fala no briefing

Apesar desse apelo contemporâneo, esse é um documento fundamental para qualquer tipo de produção empresarial no marketing.

Há uma grande complexidade fundamentada no mercado nas instâncias mais diversas de atuação. Por esse motivo, torna-se cada vez mais importante saber como interagir com esses recursos de uma forma mais ampla e sofisticada.

Desde o surgimento do mercado moderno, o marketing tem se consolidado como uma estratégia fundamental para garantir uma integração sólida com o público. Lidar, portanto, com esses processos de forma mais objetiva é fundamental.

Seja para garantir uma proposta de identidade empresarial mais sólida ou em uma dinâmica mais voltada para a estruturação de alguns contextos empresariais importantes, todos esses aspectos podem ser essenciais para o crescimento de qualquer marca.

Se, porventura, uma empresa especializada em venda de pena de galinha preta estiver em busca de um contato mais específico com o seu público, é no briefing que todas as especificações dessa campanha estarão fundamentadas.

Seja como for, sustentar uma boa estratégia no mundo do marketing não é uma tarefa tão simples e, por conta disso, é preciso trazer algumas garantias importantes a respeito de todas essas orientações em um contexto mais diversificado.

No mundo analógico ou no digital, orientar uma elaboração mais sólida a respeito do que deve ser feito em uma campanha de marketing é um dos pontos fundamentais para se conquistar uma unidade dentro desses processos de interações.

Assim, a partir da unidade de linguagem e valores de uma campanha em toda sua complexidade, uma empresa especializada em fabricação de escapamento boiadeiro para caminhão pode fundamentar sua marca nas mais diversas mídias e fixá-la no imaginário do público.

A importância da unidade no marketing

Com base em uma dinâmica digital cada vez mais diversa, muitas vezes, a ideia de unidade de campanha pode ser perdida dentro de algumas possibilidades midiáticas variadas. Ou seja, o excesso de possibilidades pode deixar a identidade de lado.

Por essa razão, torna-se cada vez mais importante a presença do briefing e das recomendações a respeito do que pode ou não ser feito dentro de um contexto de influenciadores digitais e outros modelos de veiculação de marcas.

Assim como quando uma pessoa que contratar um decorador para a casa ajuda a escolher o piso vinílico eucafloor autocolante para garantir uma identidade ao ambiente, torna-se importante pensar nesses elementos dentro dessas produções de marketing.

O estabelecimento, portanto, de formatos para garantir esse tipo de orientação pode fazer toda diferença na hora de garantir qualquer uma dessas perspectivas.

Seja como for, a unidade de uma campanha é o agente fundamentador de valor e de fixação da identidade visual. Sendo assim, para uma marca ser lembrada no mercado, é preciso ter coesão dentro de todas as mídias.

Tanto é assim que as marcas investem em manuais para sua identidade visual, estabelecem valores inegociáveis e uma série de outros pontos para garantir uma visibilidade mais ampla nesse sentido.

Desta forma, uma autopeças em busca de um anúncio em redes sociais sobre um kit amortecedor gol g3 precisa, antes de qualquer coisa, formular algumas dinâmicas de estratégias e unidade de comunicação com o público.

O que é um briefing?

Baseando-se em todas essas necessidades do mercado, o briefing é um dos pontos centrais para garantir uma unidade de campanha. Afinal de contas, é ele o responsável por estabelecer dinâmicas importantes para uma campanha de marketing.

Durante muitos anos, esse documento mantinha uma dinâmica bastante complexa, uma vez que a ideia do marketing era concebida em conjunto com o atendimento de uma agência e depois ia para seus departamentos específicos.

Ou seja, o briefing surgiu, também, como uma forma de garantir unidade dentro das próprias agências. Afinal de contas, em um único projeto, era possível envolver o atendimento, planejamento, mídia, produção e criação.

Além de todos esses elementos, essa unidade deveria ser estabelecida em conjunto com o setor responsável pelo atendimento. Não havia espaço, portanto, para uma dinâmica de telefone sem fio.

Desta forma, o briefing passou a ser estabelecido como um documento robusto com os mais diversos elementos e informações sobre a empresa e suas estratégias.

Tudo que podia servir de base para todos esses elementos comunicacionais deveria ser considerado. Contudo, isso mudou um pouco nos dias de hoje graças ao marketing digital e seus desdobramentos.

Ainda é possível encontrar documentos grandes e detalhados nas empresas, mas dentro de uma interface de agência. O comum, nos dias de hoje, é, justamente, interações mais objetivas a partir de uma lógica de produção de anúncio ou conteúdo.

Sendo assim, se uma empresa especializada em venda de peças para mini carregadeira new holland estiver em busca de uma orientação de marketing para suas redes sociais, ela elaborará um briefing estruturado a partir de uma lista do que fazer.

Assim, é possível pensar em uma série de formatos de briefing para os mais diversos elementos de marketing. Os principais são:

  • Briefing de campanha;
  • Briefing para influencers;
  • Briefing de criação de conteúdo;
  • Briefing de redação;
  • Briefing de design.

Todos esses pontos podem fazer a diferença em um contexto mais abrangente de marketing e, portanto, eles são fundamentais para trazer uma unidade nesse sentido.

Briefing: um guia estratégico

Além dos fatores fundamentados acima, é possível entender o briefing como um guia fundamental para uma estratégia de marketing. Ou seja, não há como pensar em uma boa estratégia sem um briefing por trás.

Assim, ao estabelecer um projeto de marketing bem fundamentado, na hora de uma fabricante de caixa de madeira grande para transporte contratar uma agência, ela conseguirá estabelecer todos os padrões a serem construídos naquele formato.

Para a elaboração de uma campanha de marketing digital, ainda que seja diretamente com o influenciador, torna-se importante estabelecer alguns pontos de conexão nesse sentido.

A ideia do briefing como uma lista de dos e dont’s pode ser um dos pontos centrais dentro de todos esses aspectos, mas a interface estabelecida entre as agências e as empresas precisam ganhar ainda mais elementos.

Por isso, o briefing é, também, um guia estratégico. Afinal de contas, ele é um documento a ser conferido a cada passo estabelecido pelas agências e todos os pares empresariais para viabilizar aquele projeto.

Desta forma, o briefing de uma campanha para aluguel de limousine para casamentos pode estabelecer algumas zonas de contato determinantes em todos esses processos de atuação.

Garantir, portanto, esses elementos como guias estratégicos pode ajudar no desenvolvimento e no sucesso de qualquer campanha.

O que não pode faltar em um briefing

Com base em todos os elementos mencionados, os itens básicos de um briefing vão depender, fundamentalmente, do tipo de documento a ser estabelecido. No entanto, é possível pensar em elementos centrais para garantir uma produção concisa nesse sentido.

Diante de todos esses pontos, é possível pensar em uma diversidade bastante grande de aspectos para se construir dentro desse documento.

Assim, se uma empresa B2B especializada em venda de oxigênio uso hospitalar estiver em busca da construção de um bom briefing, ela precisa focar nos elementos fundamentais para esse tipo de desenvolvimento.

Ou seja, aquilo a ser restrito e, também, o que não pode faltar na campanha de uma forma geral. Portanto, um briefing precisa, antes de qualquer coisa, assumir um formato com base em alguns tópicos:

  • Perfil do público-alvo;
  • Características da empresa;
  • Elementos fundamentais (dos);
  • Restrições (dont’s);
  • Conceito da campanha;
  • Objetivos da empresa.

Esses são elementos centrais para começar a se pensar em um briefing, mas, de uma forma geral, é preciso ir além de todos esses pontos para garantir uma coesão maior.

O briefing como métrica de sucesso

Logicamente, o briefing não funciona como uma métrica, mas, de fato, por ele ser um guia de conduta em uma campanha, é possível pensar em uma análise com base nele para entender o sucesso de uma empresa.

Desta forma, há alguns pontos a serem pensados dentro de todos esses padrões, como é o caso da realização de objetivos e interações com o público-alvo.

Seja como for, elaborar uma dinâmica convincente dentro de todos esses padrões pode ser um ponto determinante para qualquer empresa.

Considerações finais

Desde os primórdios do marketing, a busca por uma coesão empresarial sempre foi um dos pontos centrais para qualquer estratégia.

Por essa razão, o briefing possui uma orientação determinante para criar uma manutenção dentro de todos esses processos de interações.

Entender, portanto, como criar um documento robusto e orientado para a produção que se deseja pode ser essencial.

Não há como fugir de um bom briefing em um contexto empresarial bem estabelecido e, portanto, é preciso interagir com esses aspectos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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