Estratégia digital é um plano abrangente que uma empresa ou organização desenvolve para atingir seus objetivos usando ferramentas e recursos online. Para isso, é necessário investir em tecnologia e plataformas digitais.
São elementos que ajudam a alcançar metas específicas, como aumentar a visibilidade da marca, atrair clientes, gerar leads, impulsionar as vendas e melhorar o engajamento com o público.
Uma estratégia digital inclui várias técnicas e canais, como marketing de conteúdo, mídias sociais, publicidade online, otimização de mecanismos de busca, e-mail marketing, automação de marketing, análise de dados e muito mais.
A estratégia deve ser personalizada de acordo com as necessidades e objetivos do negócio, além de considerar as características do público-alvo e a concorrência no mercado.
Mas para que tudo isso seja eficaz, primeiro é necessário compreender claramente quais são os objetivos e quais são os aspectos da audiência da marca. Só assim é possível escolher táticas e ferramentas mais apropriadas para ter sucesso.
Além de mostrar a definição de estratégia digital, este artigo também vai falar sobre os objetivos dessa prática, como analisar o contexto digital, quais são as principais ferramentas de canais e como medir os resultados da estratégia.
Objetivos de uma estratégia digital
Uma estratégia digital pode ter diversos objetivos e eles variam de acordo com a empresa, o setor e o público-alvo. No entanto, alguns são mais comuns, e entre eles estão:
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Atrair tráfego qualificado;
- Gerar leads;
- Aumentar as vendas;
- Conquistar engajamento;
- Educar o mercado;
- Fidelizar clientes;
- Gerar autoridade;
- Reduzir custos.
Uma boa estratégia digital pode aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca na internet, de modo que seja mais conhecida entre o público.
Muitas organizações buscam atrair tráfego online qualificado para sites e plataformas, atraindo pessoas interessadas nos produtos e serviços.
Por meio de uma boa estratégia digital, um fabricante de máquina de café expresso automática industrial pode gerar leads que serão convertidos em vendas posteriormente.
Para o comércio eletrônico, também é possível aumentar as vendas diretamente por meio do site ou plataforma online. Isso também aumenta o envolvimento do público nas redes sociais e em outros canais digitais, criando uma comunidade para a empresa.
Existem estratégias digitais que educam o mercado sobre um produto ou serviço inovador, de modo que os consumidores possam entender o valor e a utilidade de uma solução.
As práticas ajudam a manter clientes existentes envolvidos e satisfeitos, além de incentivar a repetição de compras e a lealdade ao negócio.
É a melhor maneira de se tornar autoridade no setor, compartilhando conhecimento e informações valiosas por meio de conteúdo digital.
Em alguns casos, uma empresa de instalação de ar condicionado central apartamento pode usar essas ações para reduzir custos operacionais, automatizando os processos e o atendimento ao cliente.
Outros objetivos da estratégia digital é melhorar a experiência do comprador, expandir o mercado de atuação, construir parcerias e alianças, além de coletar dados e realizar análises.
Como analisar o contexto digital?
Analisar o contexto digital do negócio é um processo importante para entender como a tecnologia está impactando o setor, seus concorrentes e os clientes. Desse modo, a empresa pode tomar decisões estratégicas para se adaptar às mudanças e se manter competitiva.
Primeiramente, é necessário analisar o setor, considerando como a tecnologia está gerando impactos dentro dele e quais são as tendências emergentes.
Depois, é fundamental saber como os concorrentes estão usando a tecnologia e quais são suas estratégias digitais. Então, a empresa pode analisar como os clientes estão usando a tecnologia e quais são suas necessidades e expectativas.
A análise desses fatores pode ser feita por meio de pesquisas, entrevistas, análise de dados e outras técnicas.
Principais ferramentas e canais
Para ter uma boa estratégia digital, é necessário investir em uma variedade de ferramentas e canais que ajudam a promover produtos, serviços e marcas online.
Uma empresa de laudo de transferência mais próximo , por exemplo, precisa de um site institucional para estabelecer uma presença online sólida, visto que se trata do ponto central de todas as outras ações.
As redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, são ótimas para se conectar com o público, compartilhar conteúdo e promover os produtos e serviços.
O e-mail é uma ferramenta poderosa para se comunicar diretamente com os clientes, sendo usada para enviar newsletters, promoções e atualizações.
Enquanto isso, o marketing de conteúdo envolve a criação e o compartilhamento de materiais valiosos, como blogs, vídeos, infográficos e e-books que ajudam a atrair e a engajar o público.
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são úteis para melhorar as páginas da empresa e com isso alcançar uma boa visibilidade nos resultados de busca orgânica.
Já um fabricante de toalha de mesa com cobre mancha pode investir em links patrocinados para exibir anúncios pagos nos resultados de pesquisa e em outras plataformas.
As organizações também precisam das ferramentas de automação, que nada mais são do que softwares que automatizam tarefas de marketing, como envio de e-mail, gerenciamento de campanhas e análise de dados.
O próprio Google conta com uma ferramenta de analytics para rastrear o desempenho das campanhas, medir o tráfego dentro do site e obter informações valiosas para o negócio.
Outra opção é desenvolver Aplicativos móveis para oferecer uma experiência personalizada, chatbots para melhorar o atendimento ao cliente, entre outras possibilidades que precisam ser analisadas.
Isso porque a escolha de ferramentas e canais de marketing digital depende das características do público-alvo, dos objetivos do negócio e do orçamento disponível.
Além do mais, é muito importante criar uma estratégia integrada que combine várias dessas ferramentas e canais para atingir bons resultados.
Como medir os resultados da estratégia?
Uma organizadora de eventos especializada em contratar buffet a domicilio para casamento deve medir os resultados de uma estratégia digital para avaliar o desempenho e fazer ajustes necessários que vão melhorar o retorno sobre os investimentos.
A primeira coisa é definir objetivos claros imensuráveis para a estratégia digital, que pode ser aumentar o tráfego do site, gerar leads, aumentar as vendas online, melhorar o reconhecimento da marca, entre outras possibilidades.
É possível usar ferramentas de análise, como o Google Analytics, pois elas monitoram o tráfego do site, o comportamento do usuário, as conversões e outros indicadores-chave de desempenho.
Existem métricas relevantes que devem ser acompanhadas, desde que estejam de acordo com os objetivos do planejamento. Entre as mais comuns estão a taxa de conversão, taxa de cliques, custo de aquisição e retorno sobre os investimentos.
Um fornecedor de bolo recheado caseiro deve estabelecer metas no Google Analytics para rastrear eventos específicos, como o preenchimento de formulários, download de material e as compras, podendo acompanhar o progresso em direção às metas.
Outra coisa importante é monitorar as redes sociais, usando as ferramentas de análise das próprias plataformas, pois elas ajudam a acompanhar o crescimento de seguidores, o envolvimento e outras métricas relevantes.
É primordial acompanhar o desempenho de campanhas, pois se o negócio estiver executando estratégias, como anúncios no Google e nas redes sociais, tudo precisa ser monitorado para saber se está no caminho certo.
Os testes A/B também são muito úteis nas páginas de destino, anúncios e e-mails, determinando qual versão funciona melhor em termos de conversões.
Mas mesmo diante de tudo isso, um escritório de paisagista de jardim não pode se esquecer de avaliar a taxa de rejeição, pois ela indica quantos visitantes deixaram o site sem nenhum tipo de interação.
Se essa taxa estiver muito alta, pode indicar problemas de usabilidade ou no conteúdo oferecido pela empresa. Agora, se o objetivo da estratégia é gerar leads, é primordial avaliar a qualidade desses potenciais clientes.
Nem todos eles são iguais, então é primordial identificar aqueles com maior probabilidade de serem convertidos.
Independentemente de qual seja o propósito da estratégia digital de uma empresa, ela não pode se esquecer de acompanhar o retorno sobre os investimentos, pois ele mostra se a ação está gerando lucro ou se precisa de otimizações.
Para acompanhar tudo isso, um fabricante de caneta com logomarca deve fazer relatórios regulares para acompanhar o desempenho ao longo do tempo, algo muito útil para identificar tendências e áreas que precisam de melhorias.
Com base nos dados e nas métricas coletadas, é essencial fazer os ajustes iniciais, como otimizar campanhas, melhorar o conteúdo do site ou ajustar segmentações de público.
Considerações finais
Elaborar uma boa estratégia digital é fundamental para que a empresa consiga divulgar seus produtos e serviços para uma quantidade maior de pessoas.
Mas tudo isso depende de boas práticas e ferramentas que vão ajudar a segmentar o público e respeitar o orçamento disponível.
Mas além de escolher as melhores ações para divulgar a marca e suas soluções, todas essas estratégias precisam ser analisadas.
A medição contínua e a análise dos resultados são processos fundamentais para o sucesso e para o alcance dos objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.