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Atividades para onboarding de interação entre equipes

onboarding

O onboarding é um processo usado pelas empresas para integrar a equipe e garantir um trabalho mais fluido e produtivo. Quando a organização contrata um novo funcionário, é sinal de que está crescendo, mas ele precisa ser efetivado.

Por essa razão, integrar o novo profissional na cultura organizacional costuma ser um processo desafiador para muitos gestores e empreendedores. Sua integração é apenas o começo da jornada, pois ele precisa se conectar aos valores da companhia.

Ele também precisa saber um pouco mais sobre a missão do negócio e compreender o contexto corporativo. Mas tudo isso depende de um planejamento onde as pessoas realmente se sintam parte da empresa e tenham um papel importante.

Independentemente do segmento de atuação do negócio, investir em onboarding é necessário para construir uma equipe unida, focada nos mesmos propósitos e de alta produtividade.

Desde o momento em que chega na organização, precisa sentir que é parte importante dela, e somente uma boa estratégia de integração pode fazer isso.

Assim sendo, este texto vai explicar o que é onboarding, o que fazer durante esse processo, quais dinâmicas realizar para implementá-lo e o que é necessário fazer para que a equipe consiga interagir dentro dele.

O que é onboarding?

Onboarding é o nome dado ao processo de integração de novos membros dentro da empresa. Ele reúne um conjunto de ações que ajudam o novo colaborador a se familiarizar com a missão e os valores da companhia de maneira mais eficiente.

Embora seja desenvolvido pelo departamento de RH, o onboarding deve mobilizar os outros setores, principalmente os líderes.

Um fabricante de parede divisoria para banheiro precisa fazer isso porque o momento da contratação é aquele em que o profissional está mais motivado e engajado. Ele vai começar em um novo emprego, então quer mostrar disposição.

Todo esse engajamento deve ser aproveitado para que o indivíduo se acostume com a nova cultura organizacional. Só que a realidade na maioria das empresas é que os profissionais costumam se sentir deslocados e perdidos quando são contratados.

Eles não sabem muito bem o que precisam fazer, como o negócio funciona e qual é a cultura da corporação. Por outro lado, de acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, quando o onboarding é bem executado, consegue reter 82% dos talentos.

Além disso, preocupar-se com a integração dos novos colaboradores pode aumentar a produtividade empresarial em até 70%, desde o primeiro dia de trabalho do novo funcionário.

O que fazer em um onboarding?

Para fazer uma boa integração de colaboradores novos, a organização deve seguir alguns passos importantes. São eles:

Planejar o onboarding

O processo precisa ser muito bem planejado e personalizado para cada cargo, e o ideal é que cada etapa dure uma média de 30, 60, 90 ou 120 dias.

Os primeiros três meses costumam ser críticos, por essa razão, a integração deve ser pensada em longo prazo e só é encerrada quando o funcionário está de fato engajado e aplicando seu potencial de trabalho.

Começar o quanto antes

O processo de integração deve começar o quanto antes, logo que o profissional aceita a oferta da organização. Nesse momento, ele pode ser orientado sobre o programa de interação e receber as primeiras instruções.

Um empreendimento que faz locação de caminhão para fazer frete pode usar uma plataforma de onboarding com conteúdos que apresentam a empresa.

Também é interessante fazer uma prévia da recepção para que o profissional saiba o que esperar no primeiro dia.

Fazer uma boa apresentação

O processo de integração precisa encantar os novos talentos para que eles ocupem seus cargos motivados. Primeira companhia deve falar sobre sua cultura e valores, por meio de um vídeo institucional que conte sua história.

O novo funcionário também precisa visitar as instalações e entender quais são as principais atividades de cada área.

Preparar um kit de boas-vindas

O kit de boas-vindas é uma parte muito importante da integração e precisa incluir itens básicos, mas criativos. É interessante incluir materiais de escritório, como caneta, pendrive, agenda e bloco de notas, além do crachá de identificação.

Para que o vendedor possa responder todas as dúvidas dos clientes, que pode incluir, por exemplo, quanto custa equipamentos tratamento efluentes osmose reversa, é interessante que ele receba o manual com todas as informações sobre os produtos.

Preparar a estação de trabalho

Uma das reclamações mais comuns entre os profissionais recém-contratados é a dificuldade para acessar os equipamentos. O primeiro dia é o mais fundamental para a integração, por isso a estação de trabalho deve estar pronta para ser usada.

Entre os itens mais cruciais que devem ser providenciados para a chegada do novo funcionário estão login e senha provisórios, o computador devidamente configurado e uma mesa organizada com o kit de boas-vindas.

Dinâmicas para onboarding

O departamento de RH de um fabricante de bancada de inox com pia pode trabalhar diferentes dinâmicas para integrar novos funcionários. Entre as melhores opções estão:

  • Afinidade e semelhança;
  • Roda de apresentação;
  • Duas verdades e uma mentira;
  • Poder da empatia.

Uma das formas de integrar e criar novas relações é mostrar o que as pessoas têm em comum. Durante essa atividade, os colegas vão se conhecer e se aproximar com base em gostos parecidos.

A equipe pode ser separada em duplas ou trios para que todos compartilhem informações pessoais, gostos e hobbies, e cada um deve anotar, pelo menos, 3 afinidades e semelhanças.

A roda de apresentação permite que cada funcionário possa se apresentar em até 3 minutos e expor pontos interessantes sobre eles.

Na dinâmica de duas verdades e uma mentira, cada funcionário conta duas verdade sobre si mesmo e inventa uma mentira. Os colegas de trabalho e o colaborador recém-contratado devem adivinhar quais são as verdades e qual é a mentira.

Um fornecedor de plataforma hidráulica elevatória móvel pode trabalhar a dinâmica do poder de empatia reunindo a equipe e pedindo para que cada um escreva em um papel, sem se identificar, qualquer problema ou dificuldade que enfrenta no trabalho.

Em seguida, os papéis serão misturados em uma caixa e distribuídos para os colaboradores. Cada um vai ler o que está escrito no papel e propor uma solução para a dificuldade.

Como fazer a equipe interagir?

O gestor ou responsável pelo departamento de recursos humanos precisa fazer com que todos os colaboradores interajam dentro da integração. Esse processo tem o papel de permitir que os novos membros se sintam parte do ambiente corporativo.

Isso é essencial para facilitar a adaptação e a produtividade, mas para que a integração seja eficaz e todos possam participar do processo de acolhimento, algumas ações são indispensáveis.

Uma empresa especializada em laudo de opacidade e ruido precisa fazer um planejamento prévio, antes da chegada do novo colaborador, e preparar o processo de integração.

É necessário definir a responsabilidade de cada pessoa envolvida, determinar as atividades que serão realizadas e disponibilizar os recursos que serão utilizados.

A organização deve incentivar os colaboradores a se mostrarem disponíveis para responder dúvidas e fornecer informações básicas sobre a empresa, como sua missão, visão e valores.

Outro ponto indispensável é apresentar a equipe, por meio de uma reunião entre os profissionais e o novo contratado. As pessoas podem compartilhar suas responsabilidades e experiências para criar um ambiente confiável e aberto.

Até mesmo um negócio que oferece bobina tubular para geladinho também pode investir em treinamento e capacitação para que o funcionário desempenhe suas funções com eficiência e segurança.

É interessante criar um plano de desenvolvimento profissional para que ele consiga se desenvolver dentro da corporação e mostrar seu potencial.

Porém, tudo isso deve ser feito com acompanhamento contínuo, principalmente durante os primeiros três meses. O gestor ou o RH deve acompanhar o desempenho do novo funcionário e oferecer feedback sobre as atividades realizadas.

Além de falar sobre o desempenho do profissional recém-contratado, também é muito importante criar um ambiente onde essa pessoa se sinta à vontade para expor suas dúvidas e dificuldades e para que possa se adaptar ao clima organizacional.

Ao trabalhar o processo de onboarding dessa forma, um empreendimento que vende empilhadeira Linde H20 vai conseguir aproveitar o engajamento do funcionário e reforçar a imagem positiva da corporação.

Considerações finais

Contratar um novo colaborador é sinal de sucesso para qualquer empresa, pois significa que ela está crescendo e expandindo sua atuação.

Mas para que esse profissional realmente seja capaz de agregar valor aos processos internos e aos resultados da corporação, é fundamental que ele seja integrado à rotina da companhia e seus colegas de trabalho.

O onboarding é a melhor estratégia para fazer isso, visto que envolve uma série de atividades e planejamento que preparam o espaço e o clima organizacional para receber o novo colaborador.

Essas ações fazem com que ele se sinta parte da companhia desde o primeiro dia, e isso ajuda a aproveitar todo o seu potencial e conhecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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