AFF COMUNICA Marca Descompressão empresarial: veja dicas!

Descompressão empresarial: veja dicas!

descompressão

descompressão no trabalho acontece por meio de ambientes que reduzem o estresse e aumentam a produtividade dos colaboradores.

Existem muitas organizações famosas que utilizam esse método para beneficiar os funcionários, como no caso do Google e do Facebook. Elas possuem espaços de descompressão e começaram a ser seguidas por muitos outros negócios.

Cada empresa pode fazer isso de acordo com sua realidade e suas capacidades financeiras. Por exemplo, algumas organizações investem em espaços maiores, enquanto outras conseguem bons resultados com ambientes menores.

Independentemente de qual solução a companhia vai usar, a descompressão é muito útil para diminuir o estresse e elevar a produtividade. Além de favorecer a saúde física e mental do profissional, consegue elevar os resultados da companhia.

Hoje em dia, as pessoas não se preocupam apenas com o salário que determinado cargo pode proporcionar. Os candidatos também avaliam a organização e preferem se juntar às empresas que oferecem benefícios voltados para o bem-estar.

Eles sabem da importância de cuidar da saúde mental para que possam exercer suas atividades diárias e crescer na carreira.

Isso aumentou ainda mais a importância da descompressão no trabalho, mas além de entender seu conceito, também é fundamental saber como montar uma sala de descompressão e conhecer algumas dicas para colocá-la em prática.

De que forma montar uma descompressão?

Existem várias maneiras de montar um espaço de descompressão dentro da empresa, e entre os elementos mais importantes estão:

Considerar a cultura do negócio

O primeiro passo é entender a cultura empresarial, como se as atividades funcionam, qual é a relação entre os funcionários e quais são suas necessidades.

Com base nessa análise, fica mais fácil identificar se o local deve ser destinado para atividades descontraídas ou focar apenas no relaxamento da equipe.

Escolher o local

A sala de descompressão para os funcionários de uma creche para idosos com Alzheimer pode ser um ambiente fechado ou um local aberto, integrado a outros ambientes.

O mais importante é que ele seja bem delimitado e usado apenas para que os funcionários possam descansar, relaxar e descontrair.

Garantir conforto térmico e acústico

Uma vez que o ambiente é exclusivo para o relaxamento dos colaboradores para que possam descarregar as energias, é crucial que tenha um bom conforto térmico e acústico.

A organização pode instalar ar-condicionado e colocar música ambiente em volume adequado, assim como instalar jardins verticais com plantas naturais. Isso porque a parede verde garante o isolamento térmico e acústico e aumenta a conexão com a natureza.

Investir em decoração

O objetivo é tirar os funcionários da rotina do escritório, então, a decoração precisa quebrar a monotonia. Para isso, ela deve se basear na cultura da empresa e nas preferências dos colaboradores.

Por exemplo, uma confeitaria que faz encomenda de bolo de aniversário pode optar por móveis e quadros coloridos, assim como uma clínica pode preferir uma decoração mais clean, relaxante e confortável.

Ambos os casos precisam contar com um bom paisagismo, uma vez que as plantas naturais trazem vários benefícios para a saúde física e mental.

Investir em design biofílico

A conexão com a natureza também aumenta o relaxamento e a oxigenação do cérebro, porque reduz os níveis de estresse e ansiedade.

O design biofílico é fundamental nessa etapa, pois ajuda a aumentar a conexão com a natureza, por meio de elementos implementados de maneira estratégica no projeto.

Escolher cores adequadas

As cores são elementos fundamentais na arquitetura, pois conseguem transmitir sensações e influenciar o humor dos usuários.

Se a intenção é criar um ambiente descolado, a companhia pode usar cores quentes, como o laranja, para despertar sensações como entusiasmo e desbloquear a criatividade.

O amarelo é fundamental para aumentar o otimismo e a descontração, enquanto o vermelho traz energia, paixão e excitação.

Se a intenção é criar um ambiente mais clean, então o melhor é usar cores frias, como o azul, o branco e o cinza.

Promover atividades relaxantes

Uma empresa pode disponibilizar regador com cabo extensor nos dias e horários em que as plantas devem ser regadas para que os funcionários cuidem delas. Porém, existem várias outras atividades que podem ser colocadas em prática.

Diversos jogos, como pebolim e videogame, ajudam a descontrair a equipe. O ambiente também pode contar com livros inspiradores, materiais para pintar, entre outras possibilidades.

Oferecer alimentos saudáveis

A organização pode disponibilizar alimentos leves e saudáveis para que os funcionários se alimentem durante o uso da sala de compressão. Entre as melhores opções estão:

  • Frutas secas;
  • Frutas frescas;
  • Iogurtes;
  • Cereais;
  • Biscoitos;
  • Água;
  • Suco natural;
  • Café;
  • Chá.

Esses alimentos são muito importantes para que os funcionários possam saborear algo agradável ao longo do dia, além de repor as energias e os nutrientes necessários.

Dicas de descompressão empresarial

A intenção de um fabricante de rede de proteção janela ao criar uma sala de descompressão é fazer com que os funcionários possam descansar e se distrair um pouco.

Esse ambiente é diferente e permite que as pessoas se sintam fora do local de trabalho para renovar as energias. Ao retornarem, elas se sentem mais animadas e inspiradas.

As atividades dentro das salas de descompressão devem oferecer descanso para a mente do profissional. Existem companhias que incluem até mesmo piscina de bolinhas e redes para dormir.

A escolha vai depender muito do perfil do negócio e das características da equipe, mas, no geral, algumas dicas que fazem sucesso dentro das organizações são:

Jogar games

É interessante permitir que os funcionários possam usar o próprio computador para jogar, pois essa atividade é uma das melhores opções de descompressão. Mas a empresa pode incentivar ainda mais os jogos disponibilizando uma mesa e um videogame.

Para evitar que o som atrapalhe as outras pessoas que estão em horário de trabalho, a organização também pode oferecer um fone de ouvido individual.

Ver séries

Para manter a saúde mental dos colaboradores aprovados em uma avaliação psicológica admissional , é válido permitir que eles assistam a um episódio de sua série favorita durante o expediente.

A ideia por trás disso é ajudar a equipe a relaxar e a produzir mais e melhor. Assim sendo, a empresa pode oferecer uma assinatura de streaming que todos vão acessar pelo televisor dentro da sala de descompressão.

Ouvir música

Ouvir música é uma atividade de descompressão bem simples, mas muito eficaz. Basta permitir que o profissional faça uma pausa no trabalho para ouvir música no celular.

A companhia pode oferecer fones de ouvido e até mesmo permitir que o colaborador utilize o computador para ouvir suas músicas preferidas.

Ler

A sala de descompressão de uma empresa especializada em coleta de lixo branco hospitalar conta com uma estante com diferentes tipos de livros para que os funcionários possam ler durante o trabalho.

Além da estante, o ambiente também conta com sofás, pufes e poltronas para que os colaboradores possam relaxar enquanto leem.

Jogar jogos de tabuleiro

Outro elemento interessante é disponibilizar uma mesa para que os funcionários possam se divertir com jogos de tabuleiro. Basta deixar alguns disponíveis, como dama, ludo e xadrez, em cima de uma mesa adequada.

Esses jogos são uma ótima forma de se distrair e não precisam de um espaço muito amplo, além do mais, não fazem barulho e não atrapalham os outros profissionais.

Benefícios da descompressão

As salas de descompressão trazem vários benefícios para os funcionários e as empresas. O ambiente disponibiliza tradutor uma empresa especializada em descarte de equipamentos de TI , por exemplo, consegue reduzir o estresse.

Isso porque as pessoas conseguem relaxar e aliviar a pressão acumulada ao longo do dia. Consequentemente, elas se tornam mais produtivas. As pequenas pausas durante o expediente melhoram o foco e a capacidade de concentração.

O indivíduo se sente revigorado, isso aumenta a produtividade e a capacidade de criar ao longo das tarefas. Outro benefício inquestionável é que as áreas de descompressão ajudam a fortalecer a interação e o relacionamento entre os membros da equipe.

As pessoas podem se conhecer melhor, e de maneira descontraída e informal, o que ajuda a criar laços saudáveis e a promover um ambiente de trabalho colaborativo.

É assim que um fabricante de para peito de escada vai estimular o compartilhamento de conhecimento e fortalecer o desempenho coletivo.

Considerações finais

Em síntese, é possível observar que o Brasil é um dos países com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, de acordo com pesquisas.

Além disso, há levantamentos que mostram que quase 40% das pessoas no mundo possuem estresse severo e isso mostra o quanto é crucial que as empresas assumam uma postura de cuidado para a saúde mental de seus funcionários.

Vários recursos ajudam a fazer isso, mas um dos mais importantes é a sala de descompressão e as atividades que ela oferece. Criar esse ambiente é indispensável para que o funcionário possa relaxar e recarregar suas energias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

Related Post