Esta é a pergunta que me fiz assim que comecei, por mais que o meu conhecimento técnico fosse a chave, além da cara e a coragem, não me sentia confiante em muitos aspectos. Entre um desses aspectos era a definição do meu público alvo.
Pela falta de definição do meu público alvo, em minha cabeça eu deveria abraçar tudo e todo o tipo de trabalho, porém com o constante estudo e a experiência do dia a dia, percebi que ter um alguém a quem falar é muito melhor que falar para quem muitas vezes não quer ouvir.
E essa é uma dica importante, ESTUDE O SEU PÚBLICO ALVO, não só hoje, ou amanhã, mas sim em toda vida do seu negócio.
A melhor forma para definir é praticando, então pegue o papel, o lápis e a borracha, pois pelo menos se achar que errou pode apagar (rsrs), e comece a escrever ( ex: Homens, mulheres, empresa, consumidor final, qual a idade, são formados ou não, enfim dê asas a sua imaginação).
*Não seja tão rigoroso com você nesse primeiro momento, você está exercitando algo novo.
Logo depois de definir um público alvo ou mais, tente fazer esse exercício.
Pensar como consumidor e não mais como dono do negócio e se questione o que eu gostaria de ver em um perfil, página ou blog?
Essa forma de pensar pode ajudar você quando for criar conteúdos para suas redes sociais, olha só que super dica.
Destaquei 5 perguntinhas para te ajudar a entender e compreender todo esse cenário, dá uma olhadinha aqui embaixo:
- ✔ O que sou?
- ✔ O que não sou?
- ✔ O que gostaria de ser?
- ✔ O que faço sentir?
- ✔ O porque sou único?
Essas são perguntas que faço aos meus clientes, pois me ajuda a entender melhor como ele enxerga o próprio negócio e como quer que seja visto.
Espero ter te ajudado, comente aqui e nos ajude a melhorar.