A comunicação é essencial dentro das empresas porque fornece todas as informações necessárias para melhorar os procedimentos de trabalho, as relações internas e o relacionamento com os consumidores.
Ela deve ser vista como uma ferramenta indispensável para que a companhia consiga desenvolver uma boa avaliação em seu mercado de atuação e melhorar o próprio desempenho.
O ser humano é altamente relacionado e a comunicação faz parte de todas as atividades do cotidiano. É da natureza humana procurar contatos eficazes, e mesmo com a evolução da tecnologia, essa necessidade continua imperando.
Uma pessoa pode construir relacionamentos de várias formas, tanto pessoais quanto profissionais, mas só poderá compreender e participar ativamente da sociedade se souber se comunicar.
Dentro do ambiente corporativo, as empresas precisam se adaptar às mudanças para instituir novas formas de comunicação e de trabalho.
No entanto, mesmo diante dessa importância, ainda é muito comum encontrar negócios que erram ao se comunicar, ou por conta do excesso de informação ou pela falta dela.
Tendo isso em vista, este texto vai explicar o que é planejamento de comunicação, qual é a importância de elaborá-lo, como alinhar a comunicação com os princípios empresariais e dar algumas dicas para elaborar o planejamento.
O que é planejamento de comunicação?
O planejamento ou plano de comunicação é um tipo de roteiro para definir de que maneira a empresa vai se comunicar com o público e quando isso vai acontecer.
Ele descreve os objetivos da comunicação, assim como as tarefas que devem ser realizadas para alcançar essas metas.
Um fabricante de púlpito de acrílico com rodinhas pode elaborar dois tipos de planejamento de comunicação. Um deles é o plano interno, ou seja, voltado para os colaboradores.
Esse documento é usado para delimitar todas as ações que vão promover mais transparência ao transmitir as informações e o conhecimento entre os funcionários da companhia. Seu objetivo é criar um ambiente de trabalho saudável para todos.
Outra opção é o plano de comunicação externa e tem o propósito de melhorar a imagem da marca. O recurso é voltado para o relacionamento da marca com seus stakeholders, portanto:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Parceiros;
- Colaboradores;
- Investidores.
Uma boa comunicação interna é essencial para que a companhia consiga alcançar seus objetivos de comunicação externa, afinal, os funcionários são os maiores representantes de uma marca.
Ao elaborar a comunicação da marca, é necessário pensar de que forma ela vai garantir uma imagem atraente e capaz de fidelizar os clientes. Mas isso também depende do canal que será usado para se comunicar.
Essa estratégia também é dividida em dois grupos. Um deles é a comunicação online, voltada para as estratégias que são realizadas na internet. Da mesma forma, existe o planejamento offline, para a comunicação relacionada fora da web.
Importância de planejar a comunicação
Uma empresa especializada em laudo de bombeiro para comércio deve desenvolver um plano de comunicação interna e externa, e esse processo é fundamental por várias razões, como:
- Cria uma comunidade;
- Favorece as informações;
- Gera lealdade;
- Aumenta a eficiência;
- Identifica talentos.
A comunicação interna é essencial para a empresa porque faz com que os funcionários se sintam parte dela. Como resultado, eles também vão se sentir mais confortáveis e aumentar a produtividade.
O fluxo de informações também melhora entre a equipe e a empresa e todos estarão em dia com as mudanças e acontecimentos dentro da corporação.
O planejamento também melhora a relação da companhia com o corpo de funcionários, e isso é muito importante para fidelizá-los e reduzir as taxas de rotatividade.
Se os colaboradores estão bem informados e conectados entre eles, é natural que trabalhem com mais conforto, seja individualmente ou em equipe.
Entretanto, a empresa também vai conhecer um pouco mais sobre os profissionais que atuam dentro dela, a partir disso, vai identificar o potencial de cada um e usá-lo da melhor forma.
No entanto, uma confecção de uniforme de cozinha industrial também precisa elaborar um plano de comunicação externa para transmitir uma imagem positiva aos consumidores.
Esse planejamento também é muito útil para identificar quais são os recursos necessários em cada ação e reduzir os custos para a empresa.
O próprio gestor terá mais facilidade para localizar possíveis erros e melhorar o cumprimento dos objetivos, assim como o gestor de marketing vai conhecer melhor o público-alvo para trabalhar com ações e mensagens compatíveis às suas necessidades.
Como alinhar comunicação e princípios empresariais?
Muitas empresas fazem grandes investimentos no planejamento estratégico do negócio, mas acabam cometendo erros na hora de se comunicar, seja com os colaboradores ou com os clientes.
A dificuldade em se comunicar de maneira correta prejudica todo e qualquer planejamento da corporação, podendo comprometer até mesmo suas metas.
Um fabricante de carretel de cabo de aço precisa estar atento a isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% dos projetos fracassados tiveram alguma falha de comunicação.
Com base nisso, a primeira coisa é saber usar a linguagem e a mensagem certa com a equipe envolvida nos processos internos, como a administração do negócio, o nível operacional e até mesmo a alta administração.
Cada um desses públicos, dos estagiários até o presidente, precisam receber uma mensagem adaptada, além de acessá-la dentro do canal mais adequado à sua realidade.
É impossível padronizar discursos, uma vez que o entendimento deve ser claro para todos os funcionários que estão envolvidos na tarefa. O alinhamento é muito importante, mas isso não significa padronizar.
Alinhar a comunicação com os princípios empresariais é fazer com que todos os funcionários caminhem na mesma direção.
Por exemplo, dentro de um fabricante de móveis para creche terceira idade , o gestor precisa conhecer todo o projeto para que possa medir, analisar e controlar os processos com base nas habilidades dos profissionais envolvidos.
Eles também precisam entender qual é seu papel dentro da empresa e de que maneira seu trabalho pode impactar a rotina.
Uma boa comunicação, independentemente do tipo, precisa de um bom planejamento de para que possa esclarecer o propósito de cada um.
Como fazer o planejamento de comunicação?
Para elaborar um bom planejamento de comunicação, é recomendável que a empresa siga algumas boas práticas, tais como:
1. Entender a situação de mercado
A jornada de uma empresa é formada pelo seu ponto de partida e pelo objetivo que quer alcançar, mas para que chegue lá, precisa entender qual é sua realidade atual.
Tendo isso em mente, é de grande relevância fazer uma análise da situação atual, levando em conta o posicionamento do negócio, os canais que ele utiliza, o tipo de mensagem transmitida, com que público ele quer se relacionar e sua imagem perante essas pessoas.
2. Definir objetivos e metas
Uma prestadora de serviço de impermeabilização de laje com manta asfaltica deve definir seus objetivos e metas de maneira estratégica.
Os objetivos devem ser vistos como pontos de chegada dentro do planejamento e as metas formam o caminho para alcançá-los.
Para definir essas metas, a organização pode usar a metodologia SMART, assim, elas serão específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitadas no tempo.
3. Definir o público-alvo
A empresa também precisa definir as características do público que pretende alcançar com sua estratégia de comunicação, mas esse conhecimento está além dos dados demográficos.
Uma companhia que indica onde fazer laudo ECV também precisa saber quais são os valores, dores e necessidades dessas pessoas, como pode ajudá-las e quais são as maneiras mais eficientes de se comunicar com elas.
4. Definir o orçamento
As ações de comunicação dependem de alguns recursos, desse modo, a primeira coisa que a empresa deve fazer é saber de quanto vai precisar para colocar sua estratégia em ação.
Ter esse conhecimento é indispensável para fazer uma boa distribuição financeira e obter um excelente retorno sobre os investimentos.
5. Estabelecer um cronograma
Outra função do plano de comunicação é mostrar quantas ações serão colocadas em prática e é fundamental que cada etapa possa complementar a anterior. É assim que o planejamento vai crescer em sua complexidade.
Essa lógica ajuda um negócio que comercializa rede de proteção janela basculante a reforçar a imagem de sua marca perante o público e otimizar seus recursos.
Outra vantagem dessa prática é corrigir qualquer ação que impeça a companhia de seguir na direção de seus objetivos.
Considerações finais
Como foi possível ver, a comunicação empresarial é um elemento importante para qualquer negócio, tanto na hora de se comunicar com os colaboradores quanto na hora de falar com o público externo.
A mensagem da marca deve ser transmitida com clareza, pois qualquer problema nesse sentido pode prejudicar a imagem da organização, além de trazer muitos outros problemas.
A melhor forma de evitar que isso aconteça é por meio de um planejamento de comunicação bem elaborado e criterioso, compatível com os princípios empresariais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.