AFF COMUNICA Estratégia O Inbound marketing é fundamental para o seu negócio

O Inbound marketing é fundamental para o seu negócio

Inbound marketing, imagem meramente ilustrativa

Todos sabemos o quão importante o marketing é em nossas vidas, seja na vida profissional, pessoal ou até na social, saber se relacionar e saber se vender nos dias de hoje é algo fundamental, porém tem um outro termo que vem sendo a onda do momento, estamos falando do Inbound marketing.

 

O que é o Inbound marketing?

Assim como o nome já diz, o Inbound Marketing é uma vertente ou um braço do marketing tradicional se preferir, porém como a tecnologia vive em evolução podemos dizer que ele é a versão 2.0 plus do marketing tradicional. Utilizando sua tradução literal do inglês para o português, ele pode ser chamado de marketing de entrada ou de atração, porém como já dito, ele é a versão 2.0 plus do tradicional, ele se torna algo tão inovador, pois tem uma grande aliada ao seu lado, a tecnologia. O Inbound Marketing é uma estratégia que segue passos e um caminho diferente do tradicional, que se baseia em ganhar o interesse do público e fazer com quem tenha interesse em seus produtos e serviços te procure e o encontre, assim você pode conversar com eles e entender as suas reais necessidades.

Diferente do marketing tradicional, ele segmentado, é objetivo e incisivo no direcionamento ao seu target, ou seja o seu foco gira em atrair as pessoas certas.

 

Inbound Marketing, como funciona?

Esta estratégia funciona com quatro pilares e um deles é a atração, utilizando o marketing de conteúdo como exemplo, que resumidamente é compartilhar conteúdo de qualidade para que as pessoas certas possam vir a seu encontro, como você pode perceber eu utilizei um recurso para atrair as pessoas que tem interesse. O Inbound Marketing é uma excelente maneira de gerar clientes ou de promover o seu negócio, pois ele se adapta aos hábitos dos consumidores.

Inbound Marketing e sua metodologia

Conforme mencionado acima, são utilizados 4 pilares básicos a seu favor, sendo eles:

  • Atrair;
  • Converter em leads;
  • Fechar leads em clientes;
  • Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.

Todas essas ações são desenvolvidas e acompanhadas das técnicas de (SEO, Blog, mídias sociais, e-book, etc), pois todas podem ser monitoradas, e assim, analisar os resultados se torna algo muito mais fácil para que as metas possam ser alcançadas e aprimoradas. Desta maneira o Inbound marketing torna as marcas mais sólidas consolidando-as junto a seus clientes.

 

  • Inbound Marketing e seus pilares: Atrair

 

A primeira etapa do processo de Inbound Marketing é a de atrair, é o que você vai fazer para chamar atenção do seu público, é nesta fase que você vai criar conteúdos que seu público tenha interesse, vai criar os posts que eles vão amar e compartilhar. Hoje em dia ter um site não vai gerar as visitas que você espera, pois as pessoas querem mais, eles pesquisam mais, escutam indicações e estão mais informados na hora da compra, por este motivo existe a necessidade de atrair os possíveis consumidores.

A energia gasta nesta etapa é a de fazer algo de qualidade, algo que desperte e aguce a atenção das pessoas por livre e espontânea vontade.

 

  • Inbound Marketing e seus pilares: Converter em leads

 

Primeiramente precisamos descobrir o que são leads?

Os leads são as pessoas que têm algum interesse por algo que você está oferecendo, seja um serviço ou um produto e entram em contato em troca de algo, como os downloads ou algum material exclusivo. Agora que já sabemos o que são leads é a hora de conseguir informações sobre seu target, e para conseguir é necessário usar um velho dilema, “É dando que se recebe”, você já deve ter visto algum e-book gratuito que pode ser seu depois de um cadastro, pronto.

Alguém já conseguiu converter em leads. 

Como você pode ver aconteceu uma troca, eu tenho algo que o interessa, e o meu interesse é ele.

Inbound Marketing e seus pilares: Converter leads em clientes

Se você conseguiu chegar até esta etapa, está de parabéns. Mas como fazer isso?

Primeiro será necessário identificar o potencial cliente, descobrir por que meio de contato ele te encontrou, telefone, rede social, e-mail marketing entre outros, para descobrir se ele já têm um conhecimento da sua empresa ou negócio. Nesta etapa do funil é que sua equipe de vendas ou de marketing vai entrar em contato com o potencial cliente, os valores da sua empresa, sendo claros com valores e mostrando o que ele vai ganhar com os seus serviços.

Inbound Marketing e seus pilares: fidelizando os clientes

Esta parte é a que se deve ter muito atenção, pois um cliente satisfeito equivale a 5 clientes a mais, pois além dele está contente com o produto ou serviço adquirido ele com certeza se perguntado vai indicá-lo . Então não o abandone.

Entre em contato apenas para conversar, continue envolvendo-o e encantando-o.

Para que serve o Inbound MarketingInbound marketing, imagem meramente ilustrativa

O Inbound Marketing é genial e qualquer empresa pode fazer uso dele, ao adaptá-lo para os seus negócios ele vai reforçar a marca dentro da web. Se sua organização faz uso desta estratégia você vai conseguir perceber que você tem ao seu dispor um centro de inteligência trabalhando a seu favor. Tudo que for visto, convertido ou comprado vai passar por seu centro de inteligência, toda a forma que o consumidor se comportar você vai saber.

Concluindo

Como você pode ver o Inbound Marketing é algo fantástico, envolvente e muito mais assertivo, pense bem o quão vantajoso seria para o seu negócio. O Inbound Marketing é mais barato que o marketing tradicional, ou seja você terá um resultado mais qualificado com menos investimento. 

Outro ponto é que seus concorrentes já devem estar utilizando esta estratégia!

Então não perca tempo, procure profissionais que alcance resultados, que impulsione o seu negócio, que o exponha e torne o seu negócio conhecido.

 

Deixe uma resposta

Related Post