AFF COMUNICA Estratégia,Marketing digital Geomarketing, conheça agora este novo conceito?

Geomarketing, conheça agora este novo conceito?

geomarketing, imagem meramente ilustrativa

Muitas ações e campanhas dentro da web acontecem através de uma técnica cada vez comum neste meio do marketing digital, este novo conceito que vamos tratar neste post, é o conceito de Geomarketing. É através deste conceito que o consumidor é encontrada o seu negócio, no momento e no lugar certo, ou seja, toda estratégia que faça uso da localização, engloba o geomarketing.

 

O que é o geomarketing?

São técnicas que utilizam a localização como ponto chave, são estratégias que utilizam mapas e rotas como base das campanhas, canais e até sites. Explicando de uma outra maneira, é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para conseguir dados demográficos, através de campanhas que envolvem a geolocalização. Antes do grande start do marketing digital, o conceito de geomarketing já era utilizado, lógico que sem este novo, mas sua utilidade acontecia dentro de pesquisas para analisar o perfil demográfico de um público, um lugar para que uma empresa possa ampliar e segmentar melhor o seu negócio e até para verificar o consumo de determinado produto.geomarketing, imagem meramente ilustrativa

 

O mobile

Com o crescimento do consumo do mobile, muitas empresas passaram a apostar no marketing digital , e adivinha qual o conceito que caiu como uma luva é justamente o geomarketing, basicamente por utilizar a geolocalização é muito mais fácil e cômodo para os clientes, pois  utilizar um aparelho Smartphone que já faz parte da nossa vida, tonar o manuseio muito mais prático. O geomarketing é uma ótima aposta para este meio de comunicação, pois quase metade da população brasileira faz uso de um smartphone, seus funcionários, clientes e até fornecedores não abrem mão deste meio. É uma ferramenta eficiente e importante dentro de uma estratégia, você conseguindo entender o que é o geomarketing e como ele pode funcionar dentro do seu negócio, você tem uma mina de ouro em suas mãos.

 

Análise

Um dos grandes passos deste conceito de geomarketing é a análise de dados, é uma tarefa fundamental para que você consiga segmentar e montar uma boa estratégia, para te ajudar em seu processo de análise, não se esqueça do auxílio que algumas ferramentas podem te dar, isso mesmo algumas ferramentas podem te ajudar, como o volume de informações pode ser muito grande, é necessário otimizar alguns dos processos, tornando sua análise mais rápida.

E não podemos esquecer das bases públicas, elas sempre são uma boa opção como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

 

Ponto positivo

Uma ótima oportunidade para encontrar o seu consumidor em potencial, com uma campanha com a geolocalização, existe uma grande chance dela aparecer nas buscas locais, são aquelas buscas simples, veja o exemplo: “padaria em são paulo”, com esta ação, o seu site pode ser encontrado mais vezes.

Deixe uma resposta

Related Post