AFF COMUNICA Comunicação Estratégias para usar o blog como aliado da comunicação

Estratégias para usar o blog como aliado da comunicação

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blog corporativo é um canal voltado para os objetivos de comunicação da empresa com seu público-alvo. É semelhante ao site por ser exclusivo para os conteúdos da marca e tratar assuntos de interesse do público.

A diferença entre o blog e o site é que esse canal foi criado para ser atualizado constantemente, afinal, a ideia do blog é que ele seja usado como uma espécie de diário com publicações novas diariamente.

É possível criar conteúdo variado e se aprofundar sobre determinado tema, por meio de conteúdos que unem texto e imagem.

O site institucional, por sua vez, é um espaço virtual que serve para se comunicar rapidamente e divulgar os produtos e serviços oferecidos. Além disso, o site possui páginas estáticas e pouco atualizadas.

Essa ferramenta é útil para vender, divulgar o contato do negócio e influenciar na decisão de compra do visitante. Por outro lado, o blog trata da missão do negócio e temas relacionados ao segmento e ao interesse dos consumidores.

Para entender melhor o tema, este texto vai explicar a importância do blog para a empresa, dar algumas dicas para usá-lo de modo informativo, explicar em qual etapa do funil ele se encontra e como mensurar seus resultados.

Importância do blog para a empresa

O blog corporativo é muito importante para as estratégias de comunicação da companhia e entre os benefícios que explicam sua importância estão:

  • Atração de leads;
  • Público qualificado;
  • Aumento da base de dados;
  • Movimentação nas redes sociais.

As empresas precisam conquistar clientes novos e apresentar o negócio, e se o blog estiver bem estruturado, com materiais relevantes e diferentes formatos, vai conseguir gerar leads.

Para uma empresa de revitalização de pintura automotiva , isso é importante porque o trabalho com marketing é contínuo. Com isso, é necessário criar um cronograma de publicações e divulgá-las em diferentes canais.

Outro benefício do blog é a oportunidade de educar e orientar o público, com postagens que mostram a autoridade da marca e ajudam a vender.

A organização pode explicar seus processos internos, trazer novidades, curiosidades e esclarecer as dúvidas dos visitantes.

Na publicação de artigos que visam melhorar o posicionamento no Google, a marca precisa usar palavras-chave fortes e termos que as pessoas usam para pesquisar assuntos relacionados ao setor.

O blog precisa ser educativo, interessante e encantar os potenciais clientes, afinal, é uma excelente ferramenta para aumentar a base de dados.

Por meio de materiais bem elaborados, a companhia vai impulsionar a jornada de compras e melhorar as taxas de conversão. Isso é feito com a ajuda de estratégias que coletam os dados dos visitantes e os tornam contatos do negócio.

A partir disso, uma empresa especializada em planejamento de fachada de farmácia em ACM pode compreender as características de seu lead, como suas preferências e outros dados que ajudam a produzir materiais mais assertivos.

Vale a pena investir em outras estratégias de marketing de conteúdo, como infográficos e eBooks gratuitos, que aumentam a autoridade da marca.

Os conteúdos publicados no blog podem ser usados para enriquecer o perfil da marca nas redes sociais e melhorar ainda mais o planejamento de marketing digital.

Unir esses canais ajuda cada um deles e aumenta a distribuição de informação relevante para o público-alvo do negócio.

Como usar o blog de modo informativo?

O blog corporativo pode ser usado pela empresa de maneira informativa e, para isso, a empresa deve investir nas seguintes práticas:

Planejar o conteúdo

O primeiro passo é planejar o conteúdo para estabelecer quais são os critérios de publicação, de acordo com os assuntos que podem ser abordados, mesmo que sejam tratados de forma abrangente.

O blog só será interessante para os consumidores se falar sobre assuntos que interessam para eles, como orientações, conselhos, dicas e outros temas relacionados à área de atuação.

Uma oficina especializada no conserto vidro automotivo , por exemplo, pode dar dicas de conservação dos vidros. Da mesma forma, uma academia pode explicar os movimentos corretos para que os alunos obtenham bons resultados.

Embora os blogs sejam muito úteis para divulgar produtos e serviços, não devem ser usados apenas para promover as soluções da marca. Os canais mais bem-sucedidos são aqueles que educam, informam e influenciam o público.

Investir em diferentes formatos

A empresa pode divulgar diferentes formatos de conteúdo, como vídeos, podcast, webinars, textos, entre outras possibilidades, e essa variação torna a plataforma mais dinâmica e interessante para os leitores.

Para melhorar ainda mais a hierarquia dentro do canal, é válido investir em link building voltado para outras publicações e notícias de sites confiáveis.

O mais importante é garantir que os assuntos estejam de acordo com o que é discutido dentro do canal para manter o interesse dos visitantes.

Criar conteúdo de qualidade

Um fornecedor de caixa de doces para revenda precisa contar com profissionais capazes de escrever bons conteúdos para o blog institucional.

Os redatores devem ter comprometimento e dedicação para o que acontece no mercado de atuação e atualizar o canal da marca com os melhores formatos de conteúdo.

Saber se relacionar com os leitores

O blog precisa ter um espaço reservado para que os visitantes publiquem comentários e deixem sua opinião sobre o assunto. Mas esses comentários precisam ser lidos e respondidos pela empresa para que ela possa interagir com os visitantes.

Além de possibilitar a interação, isso é muito importante para entender quais são os objetivos, necessidades e expectativas das pessoas em relação aos produtos e serviços. Em outras palavras, os comentários devem ser vistos como um feedback.

Em qual etapa do funil o blog se encaixa?

O blog corporativo se encaixa em todas as etapas do funil de vendas, mas para usá-lo dessa forma, uma clínica de cirurgia em animais de grande porte precisa produzir conteúdos compatíveis com cada fase do funil.

Os usuários que estão no topo do funil são aqueles que estão descobrindo um problema ou necessidade, por isso, as publicações em formato de texto são uma ótima opção para esclarecer suas dúvidas.

Os posts costumam ser curtos, com até 500 palavras, para responder às dúvidas mais pesquisadas nos motores de busca.

Por outro lado, quem já está no meio do funil de vendas reconhece sua necessidade e está buscando mais informações sobre o assunto. Por conta disso, a organização deve oferecer um eBook.

Esse tipo de material se aprofunda sobre o assunto e começa a mostrar para o usuário que a empresa domina seu segmento de atuação e pode ajudá-lo a atender suas necessidades.

Agora, os consumidores que estão no fundo do funil de vendas de uma confecção de uniforme segurança privada já estão considerando a possibilidade de compra, por isso podem receber demonstrações e amostras grátis.

Como mensurar os resultados do blog?

Para mensurar os resultados que o blog corporativo está trazendo para as empresas, elas precisam considerar algumas métricas.

Uma delas é o tráfego total, ou seja, quantas visitas o canal recebeu no mês e em qual época do ano ele é mais acessado. Esse tipo de informação é útil para o negócio porque ajuda a reformular as estratégias de marketing e conhecer os pontos fortes e fracos.

Outra métrica essencial é a origem do tráfego, pois ela ajuda a mapear os canais de relacionamento que podem ser trabalhados, além de ajudar a descobrir estratégias que favorecem o tráfego orgânico.

Supondo que o público de um fabricante de moldura de gesso para janela esteja sempre nas redes sociais, então elas serão uma fonte de tráfego relevante e o negócio pode pensar em outras maneiras de anunciar nesses canais.

Também é muito importante que o negócio analise a taxa de rejeição porque essa métrica mostra quantos usuários entraram no blog e saíram sem realizar nenhum tipo de ação.

Se a taxa de rejeição estiver muito alta, é necessário fazer algumas mudanças dentro do blog, como o layout, a maneira como os elementos são organizados e a qualidade do conteúdo.

Por fim, uma agência de diarista terceirizada deve analisar a taxa de cliques para medir os resultados dentro do blog institucional.

Para saber se o resultado, basta usar a quantidade total de cliques dentro de um link, botão ou anúncio, e dividi-la pela quantidade de impressões ou visualizações da página.

Considerações finais

O blog é institucional é um canal imprescindível para as estratégias de marketing de qualquer negócio, independentemente de seu segmento de atuação.

Seu intuito é educar o público-alvo da companhia, abordar conteúdos de interesse da audiência e posicionar a organização como autoridade em seu mercado.

Tudo isso é muito importante para conquistar o consumidor moderno que não se preocupa apenas com preço e qualidade, mas também está em busca de informações constantemente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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