É um dos melhores canais de Marketing Digital e insubstituível, principalmente para a comunicação no meio corporativo. O e-mail marketing e dentro marketing digital é uma poderosa estratégia de comunicação digital, por fazer a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes. Afinal, quem não tem um e-mail hoje em dia? Dificilmente iremos encontrar alguém em pleno século XXI que não tenha um e-mail.
O e-mail marketing e o marketing digital
É um canal onde a interação não se perde, ou seja, suas informações estarão sempre arquivadas se você não apagá-las. Isso não acontece automaticamente nas redes sociais, por exemplo, onde a dispersão é maior e não existe um registro prévio.
Alguns exemplos comuns de e-mail marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:
- Ofertas de passagem aérea
- Promoções
- Confirmação de uma compra online
- Newsletter
No início do uso do e-mail, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência, também conhecidas como “mala direta”. Assim, o e-mail era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.
Por essa razão, durante muitos anos o e-mail marketing era visto como uma comunicação invasiva. Devido este motivo, a preferência ao envio de e-mail marketing para pessoas que autorizaram o contato, evitando assim o desgaste para a imagem da empresa, pois a maioria das pessoas deletam as mensagens antes mesmo de ler.
Qual sua importância do e-mail marketing ?
Hoje, sempre que abrimos nossa caixa de e-mails já nos deparamos com diversas publicidades, algumas já bem saturadas. Com tantas empresas disputando atenção, criar estratégias criativas para montar uma campanha é essencial.
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para disseminar informações, atrair e criar relacionamentos com seus contatos, tanto por meio de disparos simples para a base, como de forma automática. Dessa forma, essa ferramenta rápida e de baixo custo pode ser muito útil para diversos tipos de negócio.
Manter um bom relacionamento com base em leads é um ponto positivo. Criar estratégias claras que tragam resultados, pode direcionar seu público à venda. Para que isso aconteça é necessário investir no e-mail marketing como motivador de clientes potenciais ou simplesmente informar suas ofertas seja qual for o seu segmento.
Para obter resultados ainda melhores, realizar o acompanhamento de seus clientes pode aumentar significativamente a taxa de conversão. Ainda que, segmentar sua base de contatos atingindo um público mais definido e explorando isso, torna-se uma grande ferramenta comercial.
Porque se deve investir nele no e-mail marketing?
O e-mail marketing pode trazer excelentes resultados se utilizado da maneira correta, ultrapassando os demais meios de comunicação.
Atualmente a maioria das pessoas tem um endereço de e-mail que é checado a todo momento, seja por sua própria iniciativa ou por meio de notificações no celular. Pense em todo potencial de alcance que se torna possível dessa forma! Nenhuma das alternativas, como posts em blog ou nas redes sociais, oferece tantas facilidades assim e com tanta rapidez.
O e-mail marketing também é uma excelente maneira de garantir que toda a sua audiência está sendo impactada. Com o envio de e-mail, a lista completa de seus contatos é atingida, proporcionando um controle muito mais apurado do seu público-alvo do que utilizando por exemplo o Facebook, onde você não atinge o máximo da sua base de fãs.
Fora isso, existem vários pontos positivos e que você deve saber sobre o e-mail marketing.
- O e-mail ainda é um dos canais mais acessados pelos clientes, sem dúvidas é uma ferramenta eficaz que auxilia no relacionamento direto com o cliente, aumentando assim a probabilidade do seu público-alvo ser atingido;
- A segmentar o seu público e a desenvolver estratégias que darão mais resultados; a realizar estratégias em pontos específicos (ex: para atingir apenas uma região ou um público específico);
- Na otimização de suas estratégias de marketing;
- É uma das estratégias que necessita de baixo investimento;
- Apresenta maior retorno de investimento (ROI);
- Possui alta taxa de conversão de vendas direta (e-commerce);
- Fortalece a sua marca, lembrando que a frequência de envios deve ser moderada e ter um conteúdo de qualidade e alinhado ao interesse do público;
- E a gerar tráfego para o seu site.
Resumindo, busque uma forma de ter os e-mails de seus clientes ativos e inativos, exemplo faça uma pesquisa de satisfação e solicite alguns dados.
Como já dito, é um ferramenta de baixo custo e de alta performance para interação com o seu target.