A tecnologia vem revolucionando a cada momento e se reinventando a cada minuto, estamos navegando em um mundo com muitas opções e a cada instante surge outra, outra e outra. O mundo digital hoje nos dá uma variedade muito grande de dados, este conceito tem muita relação com o tema do nosso post, que é data driven marketing.
O que é o data driven marketing?
É uma estratégia de ação, utilizada no marketing como uma forma de análise, os profissionais de comunicação fazem análises e através delas chegam a uma decisão ou seja o data driven marketing utiliza dados gerados pelo mercado ou uma empresa e usam como base para a tomada de decisão.
Data driven marketing é uma estratégia que assim como o marketing tem seu objetivo no cliente, em como entregar algo relevante para ele, como atender seus desejos e vontades, esta estratégia permite que você faça campanhas otimizadas e até individualizadas.
É possível identificar o perfil do público ideal para o seu negócio, possibilita que você saiba que tipo de linguagem deve usar com ele e saber o momento que ele está propenso a decisão de compra. Mas vamos entender um pouco mais.
Qual objetivo do data driven marketing?
É tornar os processos mais rápidos para a tomada de decisão, dar informações mais profundas e não perder o time das tendências. Assim as marcas conseguem ser mais assertivas em suas ações e campanhas. O data driven marketing tem três benefícios muito claros, a quantidade, qualidade e a velocidade das informações, além da eficácia em relação aos dados, por outro lado ele não trabalha só, hoje existem diversas ferramentas que auxiliam no processo. Veja agora 2 exemplos de como esta estratégia pode ser benéfica para o seu negócio:
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Segmentar
Como já dissemos, a quantidade de dados é muito grande, imagina ter os dados das pessoas que se interessam por seus produtos e serviços? A região? Cor dos olhos? Se gosta de café?
São dados que te possibilitam variações em suas ações, seguir um novo caminho, ter uma decisão mais concisa, ter informações como se o consumidor estivesse à sua frente.
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Conteúdo
Outro ponto é a qualidade dos dados, este é uma atributo importante do data driven marketing. Com tantas informações, saber os interesses de seus clientes é um grande salto à frente da concorrência. Existem ferramentas que podem te auxiliar neste processo, que além de fazer o seu propósito, eles analisam ou resumem suas campanhas fornecendo informações altamente relevantes.
Como o data driven marketing pode interferir em minha campanha?
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Campanhas qualificadas
Como a margem de dados é muito grande, é importante selecionar as informações que realmente são interessantes para o seu negócio, assim suas campanhas e ações vão ser melhores e mais qualificadas.
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A mensagem certa
A mensagem para o público certo, e na hora certa, é o desejo de muitas empresas, a cada processo que o consumidor percorre em sua empresa, é uma etapa do ciclo de vida do consumidor, vamos ao exemplo: Prospecção; Qualificação; Primeira oferta; Follow-up; Negociação; Fechamento; Pós vendas e fidelização. São etapas que fazem parte do processo do consumidor, com a mensagem certa, vender vai ser apenas mais um passo do processo.
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O comportamento
O data driven marketing permite que você adquira informações sobre o comportamento dos seus usuários, com estas informações você vai ser mais assertivo em suas ações.
Como vai ser o futuro para os profissionais
O profissional no mundo matrix
Praticamente estamos vendo o filme matrix (rsrsrs), são muitas tecnologia, as análises de dados já fazem parte de nosso dia a dia, hoje é possível dar o start em seu negócio utilizando dados como base. Hoje os profissionais de comunicação estão adaptados ao momento que vivemos, sua consciência está englobada nestas novas tecnologias baseadas em dados. São diversas formas de colher os dados e a cada momento as plataformas vão se inventando e atualizando, levando novas oportunidades para as marcas desenvolverem estratégias coerentes, concisas e assertivas.
Com essas ferramentas, suas performances só tem a melhorar, entendendo como funcionam, fazendo testes, entre outros. É importante que as empresas tenham uma agência ou colaboradores que façam esse tipo de análise, pois com este tipo de análise sua empresa vai ter cartas na manga para se manter em alto nível e competir com a concorrência.
O que o profissional precisa saber?
É uma resposta simples, ele precisa entender este conceito, arriscar e fazer o diferente ou ser engolido por um mercado tradicional e normal, e assistir marcas se sobressaírem com uma abordagem mais atualizada do data driven marketing. É necessário que ele planeje, teste, análise e repita, logo que você tenha o retorno em suas análises, para que você possa traçar um plano de ação.
Como essa estratégia pode trazer sucesso?
A estratégia do data driven marketing, vem se tornando uma valiosa opção nos dias atuais, logo a frente ela será uma realidade, e quem não fizer uso dela, logo será passado para trás. Ela um avião que na mão do piloto certo pode te levar aonde você quiser, como profissional você vai poder falar com o consumidor certo, no momento certo e na hora certa. Além de te possibilitar novas ações e estratégias.
Resumindo
O mundo como sabemos está altamente competitivo, dentro do marketing digital a maioria das decisões deve utilizar os dados como base. O seu negócio precisa se preparar para o futuro, melhorar a experiência do cliente com sua marca/empresa.
Insira seu negócio de cabeça no digital, torne-se digital, seja digital. Hoje não é mais uma opção já é a sua realidade, uma necessidade. Então não perca tempo e torne sua empresa mais competitiva!