AFF COMUNICA Comunicação Como ter uma boa comunicação focada em resultados?

Como ter uma boa comunicação focada em resultados?

comunicação assertiva

A comunicação assertiva é considerada como uma das principais competências que um profissional precisa ter para passar as informações que deseja de maneira clara, dinâmica e respeitosa.

Todos esses elementos são essenciais para obter o retorno esperado, além disso, esse tipo de comunicação demonstra a capacidade do profissional e sua inteligência social na hora de expor suas ideias e pensamentos.

Saber se comunicar também evidencia a habilidade do indivíduo de se relacionar com os demais e convencer as pessoas a colaborarem. Ser assertivo também é fundamental para se sentir bem e reduzir o estresse e a ansiedade.

O profissional precisa adotar esse tipo de comunicação para aproveitar todos os seus benefícios, e eles vão além do trabalho, visto que podem impactar positivamente a vida pessoal.

É importante lembrar que um dos maiores causadores de problemas dentro da companhia são os ruídos e as falhas de comunicação. Eles podem desencadear mal-entendidos, conflitos e retrabalhos porque uma mensagem não foi transmitida claramente.

Tendo isso em vista, este texto vai explicar o conceito de comunicação assertiva, como criar uma comunicação focada em resultados e como utilizá-la para crescer dentro de uma empresa, independentemente da área de atuação.

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva trata da capacidade do profissional em expressar seus pensamentos, emoções, opiniões e ideias de maneira direta e fácil de compreender.

No entanto, isso não deve ser confundido com interação desrespeitosa, agressiva ou insensível.

O objetivo da comunicação assertiva é fazer com que o indivíduo seja compreendido pelos demais e que a mensagem seja entregue exatamente como planejado.

Para desenvolver essa forma de se comunicar, o profissional precisa reunir algumas características pessoais. Por exemplo, o gestor de uma empresa que produz escada em chapa xadrez consegue utilizá-la por ser confiante, seguro e transparente.

Como desenvolver a comunicação assertiva?

Além de algumas habilidades sociais, esse tipo de interação dentro da organização não possui um conjunto de regras específicas, no entanto, algumas ações podem ajudar. São elas:

  • Praticar escuta ativa;
  • Buscar esclarecimentos;
  • Repetir as mensagens;
  • Fazer perguntas abertas;
  • Analisar as soluções.

Na maioria das empresas, durante uma reunião, o que mais se vê são pessoas querendo falar ao mesmo tempo, o que acaba criando um ambiente cansativo e desgastante.

Praticar a escuta ativa é a melhor forma de evitar essa situação e ainda previne atrasos, esquecimentos de tarefas, extravio de documentos e outros problemas provenientes da falta de atenção ao que é dito.

Muitas pessoas também sentem vergonha de dizer que não entenderam alguma coisa, mas esse impedimento traz vários problemas, visto que é impossível adivinhar o que o outro está pensando.

Se uma camareira está com dúvidas sobre o que fazer em determinada situação no local de trabalho, deve buscar esclarecimento, mesmo que a questão pareça passageira ou muito simples.

Além do que está sendo falado, também é primordial prestar atenção aos aspectos não verbais dentro do ambiente de trabalho.

O gestor precisa observar a linguagem corporal dos colaboradores quando estiver repassando metas, estabelecendo atividades ou distribuindo tarefas entre eles. Se estiverem aparentando tranquilidade e confiança, é possível dar prosseguimento.

Agora, se por um acaso algum colaborador não estiver demonstrando confiança em relação às suas atribuições, é essencial repetir a mensagem.

Os profissionais precisam ser incentivados, por essa razão, o gestor deve fazer perguntas abertas, curtas e objetivas para estimular o debate. Ao fazer isso, o ambiente se torna mais informal e a comunicação será mais direta.

Isso é indispensável para que os funcionários se sintam confiantes nele possam levantar suas dúvidas durante a conversa.

A jornada de trabalho é um processo que envolve a busca por soluções, assim sendo, é necessário encontrar maneiras de se comunicar que ajudem a solucionar uma questão.

Quando uma discussão se torna acalorada, é sinal de que os envolvidos não estão focados em solucionar o problema, o que é muito comum em momentos difíceis.

Em vez de culpar o outro, o líder deve assumir o papel de focar nas estratégias que ajudam a resolver o que está acontecendo. Essa postura vai criar um ambiente mais otimista e evitar desgastes dentro da equipe.

Como criar uma comunicação focada em resultados?

Para estabelecer uma comunicação focada em resultados, uma das coisas mais importantes que uma companhia que oferece laudo do bombeiro para comércio precisa fazer é resolver os conflitos rapidamente.

A falta de resolução aumenta a tensão e afeta o desempenho no trabalho, assim sendo, é primordial ensinar estratégias de resolução de conflitos para todos os funcionários, independentemente do tamanho do problema.

As pessoas não gostam de se sentir controladas, mas precisam de uma orientação e da colaboração da equipe, caso contrário, pode surgir uma falta de comprometimento.

Nesse sentido, é válido trocar informações com a equipe por meio de sessões de debate, e além de pedir a contribuição dos membros da equipe, o gestor precisa mostrar que valoriza cada ideia.

Um fabricante de piso condutivo pode fazer isso por meio de reuniões semanais para que as pessoas compartilhem suas atividades e tirem dúvidas.

Os colaboradores que estão na base da equipe nem sempre se sentem à vontade para compartilhar suas ideias, mas ao estabelecer uma comunicação de baixo para cima, todas as posições podem contribuir.

Alguns profissionais podem precisar de mais estímulo para se sentirem confortáveis, então, o gestor deve solicitar opiniões e comentários e incentivar os profissionais por meio de pesquisas, caixa de sugestões, interações individuais e reuniões.

Um ambiente de trabalho com foco em resultados prioriza a transparência, e se cada colaborador for transparente, dificilmente os mal entendidos vão aparecer.

O líder transparente é aquele que demonstra honestidade ao falar sobre o desempenho do negócio e divulgar informações exatamente da maneira como elas acontecem.

Dentro de um fabricante de caixa microondulada , o líder de equipe procura oferecer críticas construtivas para que os demais membros melhorem suas habilidades. Ele também consegue conectar as atividades diárias aos objetivos principais.

Porém, existe uma diferença muito grande entre transparência e excesso de informação, por isso o ideal é que a equipe saiba se a empresa está cumprindo sua meta de receita anual e não se o gestor está tendo problemas com o diretor executivo.

Como usar a comunicação para crescer na empresa?

Saber se comunicar bem e de maneira consciente faz toda a diferença na carreira profissional, e existem várias maneiras de fazer isso, como:

Aceitar a opinião dos outros

Um clima organizacional saudável consegue evitar discussões e desentendimentos sem sentido, e a base para que isso aconteça é entender que cada pessoa tem uma opinião.

O sucesso profissional de um colaborador que trabalha em um negócio que comercializa esquadria de alumínio bronze depende muito mais de suas ações. Ele precisa saber escutar e receber o que está sendo dito.

Isso significa ouvir a opinião das outras pessoas sobre o trabalho, ser capaz de ter conversas francas e honestas, querer aprender com os próprios erros e seguir os conselhos dos demais.

Esse comportamento é muito importante para evoluir, acessar algo novo e crescer profissionalmente. Por outro lado, um comportamento linha dura não faz uma pessoa se destacar e pode até prejudicar sua tranquilidade.

Ser positivo

É impossível estar de bom humor todos os dias e distribuir alegria dentro da organização, mas isso não significa que o indivíduo deve adotar uma postura negativa quando não estiver se sentindo bem.

O gestor de uma loja de roupa de frio infantil atacado procura ter uma postura positiva no ambiente de trabalho, inclusive na maneira como se posiciona.

Isso é essencial para conquistar as pessoas e criar relacionamentos verdadeiros. Ao longo do tempo, o profissional também vai desenvolver uma carreira sólida e cercada de indivíduos que compartilham seus objetivos.

Ser gentil

Todo mundo pode ter um dia ruim, por conta disso, é fundamental ser gentil e generoso, oferecer ajuda e entender as dificuldades das pessoas.

Oferecer um pouco do próprio tempo para ter uma conversa pode fazer o outro se sentir melhor e compreender o que está acontecendo.

Assim como o vendedor deve esclarecer as dúvidas do cliente sobre retífica de cabeçote preço , também precisa ter empatia pelos colegas de trabalho e criar um bom relacionamento com eles.

A gentileza e a generosidade são dois aspectos muito importantes para quem quer crescer profissionalmente e se tornar uma pessoa melhor.

Considerações finais

A comunicação é um elemento essencial no dia a dia, e dentro das empresas não é diferente. Muito pelo contrário, ela é necessária para que todos compreendam suas funções e consigam melhorar o clima organizacional.

Além do gestor, todos os outros membros da equipe precisam saber se comunicar, assim, fica muito mais fácil integrar as tarefas do cotidiano e alcançar os objetivos da companhia.

Saber se comunicar também é imprescindível para qualquer colaborador que queira crescer dentro da empresa e construir uma carreira de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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