AFF COMUNICA Comunicação Como desenvolver uma comunicação assertiva na equipe?

Como desenvolver uma comunicação assertiva na equipe?

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A comunicação assertiva é um conjunto de estratégias que tem como objetivo transmitir informações, relacionar-se com o público e conquistar a atenção da audiência.

Em outras palavras, é a capacidade que uma pessoa tem em expressar seus pensamentos, emoções, opiniões e ideias de maneira fácil e direta. Mas não se pode confundir a assertividade com o desrespeito, agressividade ou insensibilidade.

O único propósito é se fazer entender pelas outras pessoas, para que a mensagem chegue até elas da maneira como foi planejado.

Para se comunicar dessa forma, é fundamental que a pessoa seja confiante, segura e transparente, pois essas características conseguem potencializar a capacidade de entrar em contato com os outros.

Em tempos onde a atenção das pessoas é dividida com tanta informação, estabelecer uma comunicação assertiva é a melhor forma de capturar a atenção do interlocutor e fazê-lo entender a mensagem.

Dentro das empresas, isso é ainda mais importante, afinal, os colaboradores precisam compreender os objetivos do negócio e processos internos para que tenham um bom desempenho e colaborem com a corporação.

Tendo isso em vista, este texto vai mostrar quais são os estilos de comunicação, a importância da entonação e da firmeza, como dar e receber feedback de maneira construtiva e quais ferramentas podem ajudar na comunicação.

Estilos de comunicação

A comunicação assertiva possui diferentes tipos e conhecê-los é essencial para que a empresa escolha a opção mais adequada, dependendo da necessidade. São eles:

  • Assertividade básica;
  • Assertividade escalonada;
  • Asserção de confronto;
  • Mensagem do eu.

A assertividade básica é formada por duas partes. Na primeira, o indivíduo reconhece algo em relação ao outro ou a uma situação, e na segunda, descreve a situação, crenças, desejos e sentimentos.

Por exemplo, em uma clínica que realiza exame toxicológico admissional CLT , o funcionário pode conversar com seu superior e sugerir uma alteração em um procedimento interno para melhorar o cotidiano de trabalho.

Já a assertividade escalonada é uma resposta para quando a comunicação assertiva básica não alcançou os resultados esperados. Um bom exemplo é destacar que determinada resposta já foi dada e repeti-la.

A asserção de confronto, por sua vez, surge por conta de discrepâncias no que foi dito e no comportamento dos indivíduos.

Seu funcionamento é dividido entre uma descrição objetiva do que a pessoa é disse ou faria, descrição do que ela realmente fez é expressão do que se pretende.

Confrontar as discrepâncias ao descrevê-las, fica mais fácil resolver um problema, pois o interlocutor tem menos probabilidade de agir em sua defesa, uma vez que não se sente atacado.

Por fim, a mensagem do eu acontece quando o indivíduo se responsabiliza pelo que falou ou sentiu ao se expressar.

Importância da entonação e da firmeza na fala

A entonação vocal e a firmeza na fala são elementos muito importantes para que a comunicação seja eficiente. Só para se ter uma ideia, pesquisas revelam que o tom de voz corresponde a 38% do sucesso na comunicação

O gestor de uma empresa fabricante de medidor de tanque de combustivel precisa fazer uso adequado das palavras, transmitir as informações claramente e saber se posicionar perante os funcionários.

A entonação está atrelada ao modo como os interlocutores enxergam o indivíduo, pois pode transmitir uma imagem positiva ou não.

É possível identificar características em uma pessoa pela maneira como se comunica, como liderança, insegurança, timidez, passividade, autonomia e sociabilidade.

Também é algo relacionado às emoções, pois é possível perceber quando uma pessoa está nervosa ou quando se sente segura ao transmitir a mensagem.

Uma pesquisa realizada pela Duke University, na Carolina do Norte, com cerca de 800 líderes, mostrou que aqueles com vozes mais graves possuem salários mais altos.

Por outro lado, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC) mostrou que timbres estridentes causam desconforto e incômodo.

A firmeza na fala, por sua vez, pode mostrar quando o comunicador faz uma sugestão, é amigável, faz uma objeção ou impõe alguma coisa. Para que a conversa seja produtiva, o tom de voz e a firmeza são essenciais.

Como dar e receber feedback?

Para dar e receber feedback, o gestor de uma oficina mecânica especializada em suspensão pode seguir algumas práticas simples.

Uma delas é ter clareza, evitando rodeios para dizer o que é necessário, mas sem abrir mão da gentileza. A clareza é importante porque garante que a mensagem será captada corretamente e que o colaborador melhore os pontos necessários.

Além de apontar o que está errado, é fundamental dar algumas dicas de como melhorar, por meio de ferramentas de trabalho, métodos e outras estratégias para substituir o que não está bom.

Também é fundamental ter segurança emocional, por isso, se o gestor estiver com raiva, frustrado ou triste, deve escolher outro momento para conversar com o colaborador.

Os funcionários de um fabricante de cobertura de policarbonato retrátil manual precisam saber como receber feedback, e para isso, um dos passos mais importantes é saber ouvir.

A empresa precisa se fazer presente e ouvir o que o funcionário está dizendo, afinal, sua opinião é essencial para o crescimento do negócio.

Além de ouvir, deve-se tomar nota para saber o que o gestor deve colocar em prática, além de mostrar para a equipe que eles podem trazer sugestões e que sua aplicabilidade será testada.

Mesmo que o feedback seja negativo, não deve ser levado para o lado pessoal, pois se trata da maneira como o profissional trabalha.

Agradecer o posicionamento do funcionário mostra que a companhia se dispõe a melhorar e realmente se preocupa com seu capital humano. Além de provar que as portas estão abertas para sugestões e críticas.

Ferramentas para a comunicação da equipe

Existem diversas ferramentas que um fabricante de proveta laboratório pode usar para melhorar a comunicação da equipe. Entre as melhores opções estão:

E-mail corporativo

O e-mail é voltado para conteúdos formais ou informais, sendo muito útil para transmitir informações importantes e rotineiras.

Trata-se de uma opção muito vantajosa para as empresas porque é de baixo custo de implantação, fácil de acessar por meio de diversos dispositivos, além de ser prático e facilitar a interação entre os funcionários.

TV corporativa

A TV corporativa online é uma das maiores tendências da comunicação organizacional, e nada mais é do que um canal de TV exclusivo para os colaboradores.

Muitas companhias usam esse recurso para implementar campanhas de endomarketing, treinamentos, entre outras iniciativas importantes.

Os televisores podem ser disponibilizados em diferentes áreas da empresa, pois isso chama a atenção dos colaboradores, facilita o acesso a dados importantes e as mensagens podem ser segmentadas de acordo com os departamentos.

Mural impresso

Uma oficina especializada na emissão de laudo cautelar automotivo pode optar pelo mural impresso, pois embora seja um meio de comunicação antigo, ainda é muito eficaz.

Basta instalar o mural em pontos estratégicos e com grande circulação de pessoas, com textos e imagens que chamem a atenção.

Essa alternativa é muito boa por ser de baixo custo, capaz de alcançar todos os funcionários, além de estar sempre à disposição.

Intranet

A intranet também é um bom recurso para a comunicação interna porque consegue interligar os departamentos por meio de uma rede de computadores com acesso limitado aos funcionários.

Atualmente, é vista como uma das melhores ferramentas de comunicação, uma vez que é possível centralizar as informações em um único lugar, além de formar um acervo de arquivos.

Aplicativos de comunicação

Um fabricante de porta de aço motorizada pode usar os aplicativos empresariais de comunicação interna, pois eles acompanham as mudanças provocadas pela transformação digital.

Também são ótimos recursos para a comunicação entre os funcionários, principalmente no caso de organizações com colaboradores que viajam ou que atuam remotamente.

Rede social corporativa

Assim como existe a TV corporativa, também existem as redes sociais corporativas que colaboram com a comunicação interna e se tornaram grandes tendências.

São muito úteis para a colaboração de todos os funcionários, pois facilita uma comunicação horizontal e aproxima diferentes áreas do negócio.

Os funcionários de uma empresa de conserto de empilhadeira a gás podem acessar esses canais de qualquer lugar, gerenciar arquivos, distribuir conteúdos, entre outras possibilidades.

Também são muito úteis para segmentar o público e facilitar a interação entre os colaboradores e os departamentos.

Considerações finais

A comunicação é um elemento essencial dentro de qualquer empresa, pois colabora com seu crescimento e com o desenvolvimento dos funcionários.

Se não houver diálogo, dificilmente a equipe consegue trabalhar em prol dos mesmos objetivos, independentemente de seu tamanho.

Felizmente, as organizações podem contar com diferentes recursos para estabelecer uma comunicação eficaz no dia a dia.

Desse modo, fica mais fácil incentivar a produtividade e motivar os profissionais, uma vez que podem ouvir e falar com facilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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