AFF COMUNICA Estratégia Círculo dourado, a metodologia ideal para seu negócio

Círculo dourado, a metodologia ideal para seu negócio

imagem ilustrativa do círculo dourado

Inspiração sempre nos serve como motivação para lutas e conseguir continuar em nossas metas e objetivos, muitas pessoas utilizam alguns ícones globais como Steve Jobs, Ronaldo Fenômeno, Walt Disney, a inspiração que eles nos remetem. E em algum momento da sua vida você deve ter se perguntado, porque estes grandes ícones mundiais inspiram tantas pessoas a seguir e comprar seus produtos. O circulo dourado este é o tema deste post, e você deve estar se perguntando o que as celebridades têm em comum com este tema, leia atentamente e você verá.

 

Esta ideia ficou conhecida através do livro “Starts With Why” – “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, escrito por Simon Sinek, que rapidamente caiu no gosto de profissionais de comunicação e passaram a utilizar a metodologia do livro para fazer análises

 

foto do criador do circulo douradoQuem é Simon Sinek?

 

 

Simon Sinek é um autor, palestrante e consultor de marketing. Ele estou direito, tem conhecimento em biologia, psicologia e antropologia. Ele já deu aulas de comunicação estratégica na Columbia University, uma das melhores faculdades dos Estados Unidos. Além de ter sido consultor de grandes empresas como Disney, Microsoft e até mesmo o Exército Americano.

 

Agora que você já tem um pouco de contexto e viu que o Simon Sinek é alguém que realmente entende do que está falando, vamos mergulhar na sua teoria.

 

O que é o círculo dourado e qual sua teoria.

Este tema é bem simples na verdade, imagine 3 círculos um dentro do outro, em cada círculo você vai colocar “ 1- porque, 2 – como e 3 – o que”, sendo que no círculo do centro você coloca o porque, depois no próximo “como” e por último “o que”, pronto está criado a estrutura para melhorar o compreender melhor, veja a imagem ao lado. imagem simbolizando a estrutura do circulo de dourado

 

Segundo a teoria do círculo dourado, as celebridades citadas acima têm uma forma única de pensar, uma forma diferente de se comunicar. Eles têm um propósito, um motivo, um porquê bem claro e definido. Explicando de uma outro forma todos somos nivelados em níveis e sabemos bem “o que” queremos, uma outra parcela menos sabe “como” conseguir e uma parcela menor ainda sabe o “porquê”, estas são as pessoas de sucesso, pois eles sabem bem e dominam o “porquê”.

 

E como funciona círculo dourado?

Digamos que a forma de se comunicar, anunciar e propagar, vamos ao exemplo:

  • A empresa-x está lançando um novo produto, um Xplay gravador digital com tela embutida, imagine a forma de se anunciar este produto: – “Este produto tê tela de 9 pixels, com tecnologia quadricore, seleciona suas musicas conforme o seu pensamento, têm televisão embutida, gravar suas novelas e a bateria dura 36 horas, Além de muita mais.

 

Vamos agora para a possibilidade de texto segunda a teoria:

  • Quer ter a liberdade de assistir aos seus programas de TV favoritos a qualquer momento? Ouvir suas músicas favoritas em um viagem? E tudo isso de uma maneira simples e intuitiva? Nós temos a resposta! Esse é o Xplay gravador digital!

Qual das duas chamadas pareceu ser melhor e com mais tendência ao consumo? Isso mesmo a segunda. Repare que o exemplo campeão como o texto percorre o sistema do  círculo de ouro de dentro para fora.

Esta é a diferença que Simon Sinek cita no livro, é esta a inspiração que leva as pessoas a tomarem uma atitude de agir. Para Simon esse modo de se comunicar como o oposto do que ele chama de incentivos.

 

Outras finalidades do círculo dourado

Como você já deve ter percebido este método não é exclusivo para a venda de produtos e serviços, mas é uma metodologia que pode ser utilizada para outras finalidades, como: tornar as pessoas motivadas no trabalho ou incentivar as pessoas há executar uma determinada tarefa.

É sempre Importante lembrar: que o centro do círculo de ouro nos remete a uma causa mais profunda, da existência de uma causa, de se ter algo para acreditar e não apenas trabalhar para ganhar dinheiro. Para Simon Sinek: “ As pessoas não compram o que você faz, elas compram o por que você faz”.

Círculo dourado no mundo corporativo

O negócio de uma organização não deve ser apenas vender, mas acreditar e trabalhar com esta filosofia de dentro para fora, fazendo o seu público interno acreditar também, assim  para o público externo vai ser o próximo passo e se tornaram fiéis a sua causa.

E isso vale para qualquer um, para os antigos, para os novos e até para aqueles vão passar pelo processo de contratação veja o exemplo:

  1. Venha trabalhar conosco: você vai ter vale refeição, alimentação e um salário compatível com o mercado. Quer trabalhar conosco?” – Empresa X.
  2. Faça parte deste sonho, ajudamos pessoas a realizarem o seus sonhos. Se você também é apaixonado por isso e quer ajudar as pessoas realizem seus sonhos, seu lugar é aqui. Quer trabalhar conosco?” 

Viu só, com uma chamada assim você consegue, selecionar pessoas que tenham interesse com a filosofia da empresa e motiva-las.

Martin Luther King Jr.

Como muitos conhecem Luther foi a pessoas que lutou pela igualdade racial, se tornado um ícone na história mundial.

Ele é um ótimo ícone para exemplificar o círculo dourado, as pessoas não o seguiam por ser bonito, ou por ser forte ou por afinidade, as pessoas os seguiram por acreditar no que ele acreditava, por acreditar no que ele vivia e pelo que ele lutava.

Veja o vídeo do Simon em sua palestra, sobre o Círculo dourado:

 

 

O Círculo dourado pode ser a chave que o seu negócio estava precisando, qual o seu propósito, porque a sua empresa existe?

 

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