Uma grande parcela da população brasileira, seja empresários, idosos e adolescentes mantêm uma vida ativa nas rede sociais, seja no facebook, instagram ou google +, eles sempre destinam um tempo para o seu entretenimento, porém navegando por estas redes sociais nos deparamos com muitas publicações de algum canal de comunicação que esta sendo veiculado. Você vê tantas matérias sendo postadas, tantos assuntos sendo abordados por blogs e até surge uma dúvida, por quê criar um blog?
Essa dúvida é um ponto que sempre surge, tanto nos que estão ingressando no mercado de comunicação digital, nos proprietários de organizações e até mesmo nas pessoas que tem um projeto pessoal, mas todos estes públicos citados acima tem uma coisa em comum, a busca por visibilidade.
O canal de comunicação – BLOG
Um blog hoje é algo que deve estar entre o 2º e 3º itens em sua lista de comunicação digital, pois ele vai ser uma espécie de canal de comunicação para o seu negócio. É através dele que você irá se comunicar e mostrar que têm domínio sobre o seu segmento.
O que é um blog?
O blog é um termo utilizado para um canal de comunicação onde a inserção de conteúdo acontece com maior diversidade, que seja em formato de texto, imagem ou vídeo. É como se fosse uma espécie de um jornal ou uma biblioteca onde o usuário acessa e busca a sua leitura de acordo com o que ele tem interesse.
Este canal de comunicação é utilizado para várias finalidades como informado acima, sempre com a intenção de ganhar autoridade e aumentar a visibilidade do seu negócio, as organizações em grande parte utilizam os blogs de forma externa ou interna, veja o exemplo.
- Externa
Afim de informar o seu público/consumidores/clientes sobre os produtos e serviços, fazer promoções, criar enquetes sobre algum lançamento ou material descontinuado.
- Interna
Afim de se comunicar com seus funcionários, sugestões, críticas, sempre com o intuito de informação ao seu público interno.
Qual a importância deste canal de comunicação?
Este canal de comunicação é um item fundamental para toda a estratégia de comunicação, porque além do baixo investimento ele tem muitas vantagens para o seu negócio.
Quando o blog é desenvolvido você deve pensar como divulgá-lo. Isso pode ser feito de diversas formas, como:
- anúncios pagos (Google AdWords);
- e-mail marketing;
- Ranqueamento das buscas orgânicas;
- redes sociais;
Quanto mais suas páginas, artigos e matérias são vistas, mais conhecido será o seu negócio e a sua empresa.
Canal de comunicação | O baixo custo
Todos sabemos que para iniciar um negócio ou um projeto é necessário ter uma verba para isso, mas neste caso você pode ficar tranquilo, pois existem plataformas gratuitas que vão te auxiliar neste momento como o blogger, joomla e wordpress – que é umas das ferramentas mais utilizadas atualmente, por sua diversidade de plugin e temas.
Se você tem tempo para gerar conteúdo para o seu negócio, essa ferramenta é quase que totalmente gratuita, caso não tenha tempo procure uma agência que gere este material para você.
Canal de comunicação | Os clientes e seguidores
Quanto mais a sua empresa ganha visibilidade, maior será o interesse das pessoas no conteúdo do seu blog, seguindo a lógica, você terá um público há ser convertido podendo aumentar os clientes, isso acontece por você oferecer justamente o que eles precisam que seja um e-book, sanar as dúvidas e ouvir as críticas e sugestões.
Canal de comunicação | A interação
Os blogs em sua grande maioria têm espaços para comentários, onde o cliente pode tirar alguma dúvida, fazer alguma sugestão ou criticar. E você sendo o gestor do seu negócio deve incentivar que seus consumidores acessem este canal de comunicação.
E por último, o aprendizado
Sabemos que a atualização sobre o que o seu negócio deve ser constante, com um blog isso vai acontecer quase que instintivamente, pois escrever artigos para o blog é de extrema importância e fará que você seja um expert no ramo que você atua.
Resumindo
Neste artigo buscamos mostrar as vantagens que um blog irá proporcionar para o seu negócio, de como ele pode crescer e fazer com que a sua empresa cresça também.
Então não perca tempo, procure profissionais que alcance resultados, que impulsione o seu negócio, que o exponha e torne o seu negócio conhecido.